Algumas ferramentas de gestão já foram tópicos no blog da Insider, principalmente quando o assunto é empreendedorismo ou produtividade. Hoje você vai conhecer o benchmarking, uma das principais ferramentas estratégicas que ajuda empresas e negócios a se aperfeiçoarem no mercado em que atuam. Confira o que é, suas categorias, como fazer, vantagens e riscos do benchmarking!

O que é benchmarking?

A concorrência é algo que faz parte da realidade de qualquer pessoa que tem um negócio, mesmo que seja pequeno. Premissas como o sol nasce para todos se tornam alerta e ao mesmo tempo incentivo para quem quer começar algo do zero e tem receio de não sobreviver à concorrência que já existe no local. 

Mas afinal, como essa disputa é encarada? Existe alguma forma estratégica de lidar com ela e conseguir um desempenho melhor e mais satisfatório que os seus concorrentes? E se essa concorrência, na realidade, se tornar um dos caminhos para o sucesso do seu negócio?

A resposta para essas perguntas pode ser encontrada com o benchmarking. Essa palavra em inglês é traduzida como ponto de referência. Essa tradução já traz mais luz ao objetivo dessa ferramenta de gestão, que é ter uma referência para fazer uma análise comparativa de mercado entre você (seu negócio, produtos ou serviços) e os seus concorrentes. 

Seus concorrentes são as empresas ou negócios do mesmo setor, e com a ferramenta benchmark você consegue iniciar um processo de análise estabelecendo um paralelo entre seus produtos e serviços, além de poder comparar seus processos, para saber qual é a sua situação diante dos seus concorrentes e outros benefícios que você vai conferir no próximo tópico.

Quais são os benefícios do benchmarking?

Observar quem está no topo é ótimo, mas fazer isso não é só um exercício de admiração. Uma das melhores formas de alcançar a excelência é justamente observar o que a empresa que já trilhou esse caminho fez para chegar até onde está agora, e o que tem feito para ser manter lá. Desse exercício de observação podem sair insights valiosos para o seu negócio.

O benchmarking te ajuda a dar um passo à frente, já que você passa a monitorar o modo como o setor em que atua está funcionando. A partir da análise do que você vê com esse monitoramento, é preciso se abrir a uma visão realista sobre onde você se encaixa, como pode melhorar e quais são seus pontos fortes e fracos. 

Quais são os riscos do benchmarking?

O austríaco Peter Ducker era analista financeiro e consultor administrativo. Uma de suas lições era que existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr. Essa é uma reflexão importante sobre os riscos, e demonstra que é importante um comportamento estratégico e alerta, e não de medo.

No caso do benchmarking, existem riscos na aplicação dessa estratégia. O primeiro deles é em relação ao que fazer com os dados coletados. Não basta ter essas informações em mãos e achar que já encontrou tudo o que precisava. Sem uma análise sobre como elas podem ser úteis para o seu negócio, na verdade você não tem nada. Então o primeiro passo é interpretar os dados, e o primeiro risco é fazer essa interpretação de forma equivocada. 

Isso conduz ao segundo e maior risco: aplicar uma prática de um concorrente sem análise crítica, e essa prática não corresponder ao momento e contexto que o seu negócio vive. Isso pode ser mais prejudicial do que trazer vantagens, é preciso partir de uma análise realista e crítica. O que funciona para um não é regra geral.

Outro risco que existe e que merece bastante atenção é que a análise comparativa de concorrentes se torne uma tentativa de cópia. Você deve buscar as práticas do seu concorrente também pela possibilidade de receber insights para inovar, para prever mudanças de mercado e consumo, e não somente para fazer exatamente igual o que tem funcionado para ele(s). Isso porque, além de ser ruim se tornar uma réplica de algo que deu certo, a empresa que agir dessa forma perde sua identidade e posicionamento de mercado.

O ideal é entender o que tem funcionado e adaptar para a realidade de cada empresa, juntamente com seus valores, pilares, cultura interna, objetivos e metas. A individualidade de uma empresa é algo valioso, que não deve ser perdido pelo mau uso de uma estratégia de gestão.

Maiores vantagens do benchmarking

Benchmarking

É importante conhecer os riscos, mas saber as vantagens também é um bom incentivo. É claro que uma ferramenta como essa não seria desenvolvida e nem aplicada se não tivesse vantagens e benefícios. Confira essa lista com 10 vantagens:

1 – Monitorar a ação dos concorrentes te ajuda a reduzir custos. É uma estratégia prática e de baixo custo.

2 – O benchmarking ajuda a motivar sua equipe de trabalho com um objetivo claro e específico, da mesma forma que aumenta a produtividade.

3 – Com o aumento da produtividade e adaptação de boas práticas, o benchmarking conduz  ao aumento da obtenção de lucros. 

4 – Feedbacks são sempre bem-vindos, e fazer benchmarking te ajuda a entender as possíveis melhorias que pode e deve fazer em seus processos.

5 – Essa ferramenta te ajuda a traçar estratégias mais assertivas para a guiar a sua tomada de decisões rumo à excelência.

6 – Acompanhar a movimentação de concorrentes te ajuda a entender, identificar e/ou prever mudanças no mercado ou setor em que atua.

7 – Buscar a perfeição é mais fácil quando se tem um parâmetro do que seria – e no caso do benchmarking esse parâmetro são as marcas concorrentes que estão no topo.

8 – Saber o que os outros estão fazendo e que deu certo te ajuda a entender comportamentos de consumo e isso aumenta suas chances de criar soluções inovadoras.

9 – A empresa consegue exatamente como está sua situação em relação aos seus concorrentes, como estão seus produtos e processos 

10 – Entender a situação da empresa com precisão é ideal para saber exatamente o curso que novos investimentos devem seguir. 

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Benchmarking é uma das ferramentas de gestão mais importantes

Analisar as melhores práticas das empresas do mesmo setor é importante porque é a partir disso que você escolhe o que quer (e deve) replicar, dentro das boas práticas do mercado em questão. É por isso que o benchmarking se tornou uma das mais importantes ferramentas de gestão. Saber o que tem sido feito por seus concorrentes, seus acertos e erros, é importante para tornar a sua performance mais assertiva. 

É claro que tudo isso deve ser feito considerando as vantagens e os riscos citados nos tópicos anteriores. Também pode ser associado a um bom trabalho de campo e a outras ferramentas de gestão, como a análise SWOT, por exemplo. Confira mais conteúdos sobre empreendedorismo e produtividade no blog da Insider!