Existe uma ferramenta muito poderosa e bastante conhecida no universo do planejamento e gestão de projetos, chamada de análise SWOT. Essa fama não é em vão – é uma das formas mais eficientes de fazer o planejamento estratégico para a tomada de decisões de um projeto, antes mesmo dele sair do papel.
Então é hora de descobrir um pouco mais sobre como essa ferramenta de análise estratégica funciona e suas principais vantagens!

O que significa análise SWOT

SWOT é uma sigla que quer dizer Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Em português, também pode ser chamada de análise FOFA ou Matriz SWOT – o significado é o mesmo.

As palavras que dão o nome a essa ferramenta deixam a noção sobre ela ainda mais evidente, já que se tratam dos 4 pontos importantes que compõem essa análise.

Em outras palavras, é justamente a visão sobre esses fatores que define o que é a análise SWOT, ou seja, uma ferramenta usada para criar e analisar cenários antes de tomar decisões. Sabe aquele projeto que gera um certo impacto em sua área de atuação? Antes de ser implementado, é possível avaliar seus resultados e diversos outros aspectos importantes de sua implementação com a análise SWOT.

Essa reflexão estratégica potencializa as chances de sucesso e dá a previsibilidade de eventuais pontos negativos e ameaças do projeto ou negócio novo. O mesmo vale para seus pontos positivos e as oportunidades que podem ser criadas ou aproveitadas. Metaforicamente, é uma estratégia que permite mapear toda a estrada antes de dar os primeiros passos.

Vale lembrar que Albert Humphrey é conhecido por muitos como o criador da análise SWOT, lá na década de 60. Devido às diferenças do tempo, das circunstâncias e dos diferentes formatos de projetos, a análise não está cem por cento em seu formato original, já que precisou ser adaptada a diferentes realidades e propósitos. 

Apesar disso, sua forma objetiva e simples de ser aplicada conquista empreendedores que querem correr menos riscos no cenário econômico.

E o que significa cada palavra dessa sigla na prática? 

análise SWOT

Já que a sigla entrega o significado e a metodologia aplicável, é importante analisar uma a uma. 

A primeira letra da sigla é S de Strength, que em português significa forças. Isso quer dizer que essa parte da análise recai sobre os pontos positivos, vantagens, benefícios a curto e longo prazo, impacto econômico e, se for o caso, a rentabilidade, diferencial, além de outros pontos. São verificações sobre os principais motivos pelos quais vale a pena pensar em continuar com essa ideia em mente.

Depois, a segunda letra é Weaknesses, que quer dizer fraquezas. Aqui já é importante ser um pouco mais racional e avaliar com cautela as possibilidades de melhoria do negócio.

É nessa hora que, dentre outras, se toca em questões como:

Será que os funcionários
foram capacitados
de acordo com as necessidades 
da empresa? 
Como isso pode melhorar?
Quanto ao produto ou serviço
 prestado, está  de acordo com o padrão de qualidade idealizado?
Como aumentar 
a taxa de retorno de cliente satisfeito após a finalização de negócios
ou vendas?
O ambiente onde o trabalho 
está sendo desenvolvido favorece o desempenho mais produtivo?

Continuando, a letra da vez é o O de Opportunities ou oportunidades. É hora de avaliar o mercado e suas constantes mudanças, identificar e compreender as tendências, verificar possibilidades de ir além do nicho idealizado no início do negócio, expandindo horizontes, quem sabe com uma nova linha de produtos. Todos esses dados coletados então se transformam em oportunidades.

Por fim, a análise SWOT tem o T de Threats, que traduzindo significa ameaças. É preciso mapear todas as variáveis que podem significar um impacto negativo para o negócio ou projeto que surge. É o caso da atenção às atividades da concorrência, para se manter com um diferencial em relação ao que está em análise. A partir disso dá para pensar em soluções como o investimento em uma nova tecnologia ou a inserção de um produto inovador no mercado.

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Essas são as quatro variantes que são analisadas pela matriz SWOT. Com elas, é possível compreender qual o nível de sucesso se pode esperar de determinado empreendimento ou plano. Antes de arriscar tudo em uma ideia, líderes estratégicos preferem utilizar ferramentas capazes de tornar o resultado menos negativamente surpreendente. Confira mais conteúdos sobre empreendedorismo e gestão no blog da Insider!