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Quase todo mundo conhece alguém que tinha um sonho de abrir um negócio. Mesmo assim, dentre essas pessoas, quantas realmente obtiveram sucesso no ramo escolhido? Entrar em um ramo ou mercado exige mais do que a idealização e o sonho, e é por isso que muitos recorrem ao plano de negócios.
É preciso pensar estrategicamente para sair daquela margem de erro dos que acabaram tendo que fechar permanentemente as portas mais cedo do que esperavam, por supostos imprevistos que, na realidade, poderiam ter sido previstos com mais planejamento e consequentemente ter seus efeitos negativos minimizados.
Você sabe o que é plano de negócios? E como elaborar um? Descubra mais sobre essa ferramenta que te coloca um passo à frente nessa busca pelo empreendimento de sucesso!
O que é um plano de negócios?
Não é difícil compreender o que é um plano de negócios. O plano de negócios é, na prática, um documento que contém um compilado de informações extremamente úteis ao futuro do seu negócio. É uma forma de tirar a ideia do papel de um jeito planejado e que reduz drasticamente as chances de cometer erros evitáveis.
Para isso, ele descreve os objetivos a serem alcançados, as metas a curto e longo prazo, antecipa situações junto com a criação de estratégias necessárias para resolver eventuais problemas, analisa a viabilidade do negócio dentro de um contexto estratégico, financeiro, mercadológico, etc. Se torna basicamente um mapa representativo e descritivo do seu negócio, utilizando pesquisa e análise de mercado para chegar às conclusões com criatividade e inovação.
Qual é a importância de elaborar um plano de negócios?
A importância do plano de negócios é bastante ampla. Um primeiro aspecto é a pesquisa de mercado e análise estratégica dos dados obtidos que funcionam como uma espécie de avaliador do índice de viabilidade que um negócio tem. É o pontapé inicial para a compreensão do próprio projeto que se tem em mãos. Com ele, é possível criar cenários que podem se tornar realidade e, sendo favoráveis ou desfavoráveis, ajudam a identificar futuros e eventuais problemas, organizando e alinhando informações.
O cenário que uma pessoa desejando empreender encontra é cheio de variáveis. As mudanças são tão constantes que nem mesmo o plano de negócios após sua elaboração é rígido e imutável. Ele pode ser periodicamente revisto e readaptado às novas realidades experimentadas pelo ramo. Essa dinâmica do mercado não reduz sua importância, ao contrário, expõe as fragilidades que empreender sem planejamento tem.
Outro ponto que entrega a importância de um plano de negócios é a forma como pode ser usado para a captação de recursos através da sua apresentação para terceiros que podem ser potenciais investidores e financiadores. Um plano de negócios bem elaborado pode despertar ou incentivar um interesse maior em seu projeto.
Por fim e resumidamente, é com o plano de negócios elaborado que você consegue definir objetivamente e com pesquisa de mercado como é o ramo em que pretende atuar, o produto ou serviço que pretender vender/prestar, quem serão os fornecedores que irão viabilizar essa oferta, qual é o comportamento dos concorrentes, quem serão os seus potenciais clientes e, finalmente, quais são os pontos fracos e pontos fortes, bem como as vantagens e desvantagens do negócio que você tem em mente.
E como elaborar um plano de negócios para empreender com mais segurança?
A elaboração do plano de negócios é dividida por etapas. Cada etapa corresponde a um ponto ideal do retrato de mercado a ser construído para avaliação de desempenho do empreendimento. É importante que seja feito com comprometimento, tanto com a pesquisa quanto com os resultados que mostrará. As etapas são, resumidamente, estas:
Sumário executivo
Esse sumário deve ser um resumo do plano de negócios. Coloque os pontos mais importantes do planejamento, e algumas informações mais concretas e técnicas também devem entrar nesse tópico (valores e missão da empresa, dados dos empreendedores, forma jurídica do negócio, fonte dos recursos).
Análise de mercado
A palavra-chave da etapa de análise de mercado pode ser entendida como clientes. É a hora de conhecer quem são, como são, qual idade possuem, seu gênero, classe, etc. Essas informações ajudam a oferecer a proposta ideal de solução de problemas comuns a esse nicho através de seus produtos ou serviços.
Plano de marketing
Nesse momento, é preciso definir detalhes sobre produtos e seus custos e valores, eventuais promoções e descontos que serão feitos, a forma e os canais escolhidos para propagandas e divulgação. É preciso alinhar como os produtos chegarão até o cliente.
Plano operacional
Aqui são realizadas as tarefas ainda mais práticas. É hora de realmente “botar a mão na massa” e fazer as definições quanto aos layout do local de trabalho, a considerar que esse espaço vai ser ocupado por pessoas e objetos. Nesse caso, é preciso deixar o mais organizado e estratégico possível, para não influenciar negativamente na produtividade e comunicação interna, por exemplo.
Plano financeiro
O plano financeiro cuida da organização financeira para aquisição de móveis, maquinário, veículos e eventual locação ou aquisição de imóvel para funcionamento do empreendimento. Também é relevante as definições que se fazem nessa etapa quanto ao estoque, investimentos, capital inicial e de giro, fornecedores, entre outros.
Nesse ponto, para o mapeamento da situação são usadas ferramentas como a análise SWOT ou matriz F.O.F.A. para tornar as previsões estratégicas ainda mais assertivas.
Depois, as análises comparativas cumprem o papel de continuar a identificar as semelhanças com os objetivos e metas traçados e o que foi atingido. É uma boa forma de manter as previsões atualizadas e eficientes. Para mais conteúdos sobre empreendedorismo e produtividade, acesse o blog da Insider!