Pensar em um modelo de negócio adequado ao empreendimento é um dos primeiros passos e desafios de quem quer saber como começar a empreender. Isso acontece porque definir esse modelo é um ponto importante da etapa de planejamento, e sem planejamento praticamente nenhum negócio sobrevive.

Você já sabe o que é modelo de negócio? Saiba mais sobre sua utilidade, confira alguns exemplos e entenda sua importância!

O que é modelo de negócio?

modelo de negócio

O modelo de negócio é o padrão que uma empresa usa para gerar e entregar valor para seus clientes. Cada etapa do processo de funcionamento da empresa é definida a partir do modelo de negócio que ela adotou. É o modo de funcionamento, a estratégia adotada para fazer com que um produto ou serviço chegue até seu cliente (ou potenciais clientes) com redução dos custos e recursos, ao mesmo tempo em que se maximiza o lucro.

É diferente do plano de negócios, principalmente porque o plano é um diagnóstico do que a empresa faz, elaborado depois do modelo de negócio, que define como a empresa faz.

É realmente necessário definir um modelo de negócio?

Muitas pessoas já devem ter pensado em criar um negócio, ou seja, comercializar um produto que surgiu a partir de uma ideia, por exemplo. E quantas delas perderam o interesse em tirar essa ideia do papel quando se depararam com algumas dificuldades práticas? 

A definição de um modelo de negócio é capaz de ajudar a pessoa a entender a lógica e os contornos do seu empreendimento. Com ele bem traçado, a colocação das prioridades vai ser mais assertiva, e não mais instintiva e baseada na urgência que você atribui a algum ponto do negócio.

Exemplos de modelo de negócio

B2C:

O B2C é um modelo de negócio bastante comum, ainda que você não conheça com esse nome. É a sigla para business to consumer, que significa empresa para consumidor. A empresa vende seu produto ou presta um serviço sem intermediação, ou seja, diretamente para o consumidor (uma pessoa física).

Nessa modalidade, a experiência do cliente conta bastante, porque é um dos principais incentivos para a tomada de decisão de compra. Quem trabalha direto com o grande público precisa estar a par das necessidades, mas também das exigências e padrões de atendimento ao cliente. O processo de compra deve ser descomplicado e prático, e o pós venda também é uma etapa crucial.

B2B

B2B significa Business to Business, que em tradução livre significa Negócio para Negócio. É o modelo de negócio onde o destino final do produto ou serviço de uma empresa é outra empresa. Esses negócios vendem ou prestam serviços entre si, em uma dinâmica que só envolve pessoas jurídicas.

O diferencial desse modelo está principalmente na quantidade de itens vendidos (geralmente em atacado), na periodicidade das compras e na necessidade de dar uma experiência ainda mais prática e efetiva para fidelizar o cliente. 

As vantagens passam pela fidelização e retenção de clientes, que consequentemente gera uma quantidade de transações maior e mais recorrente – o que também representa mais receita.

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