Falar em empreendedorismo feminino é abordar uma pauta cada vez mais presente. Nesses momentos, em especial quando a menção é referente a casos de sucesso, Luiza Helena Trajano é, inevitavelmente, a representação ideal desse cenário. 

Dona de um dos  maiores ecommerces do Brasil, se destaca por ser exemplo de liderança para homens e mulheres que desejem alcançar o sucesso que ela alcançou, na empresa que tem como uma de suas representantes a Lu do Magalu, influenciadora virtual e assistente digital que conta com cinco milhões de seguidores em seu Instagram.

VIDA PESSOAL E TRAJETÓRIA

Clarismundo Inácio e Jacira Trajano Inácio são os pais da mulher que conhecemos como uma das maiores empresárias do país, Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, que nasceu na cidade de Franca, no estado de São Paulo.

Sua trajetória rumo ao sucesso foi traçada de uma forma peculiar. Ainda no início de sua vida, trabalhava na loja de sua tia Luiza, na qual iniciou seu processo de aprendizagem no ramo.

Desde jovem, teve a oportunidade de conviver nesse cenário de forma assídua – abriu mão das férias escolares para participar ativamente dos negócios da família.

Mais tarde, entrou na faculdade de Direito, mas já estava imersa em uma realidade na qual o varejo era um desafio que Luiza Helena aceitaria se dedicar a cumprir.

O seu ingresso jovem e dedicado no mercado varejista é um marco em sua história que pode ser considerado de grande inspiração para os jovens empreendedores, visto que tempos depois, aquela se transformaria em uma das maiores empresas do Brasil.

Assim, ocupou diferentes cargos na corporação, até que, em 1991, se tornou a líder da organização.

EMPREENDEDORISMO FEMININO E PROJETOS SOCIAIS

Luiza Helena Trajano, atualmente, segue com uma atuação de destaque, e um dos motivos, merecedor de um apontamento especial, é a forma inovadora através da qual enxerga o mercado. Longe de ser excludente ou repetitiva, encabeça projetos que visam a inclusão social.

Como exemplo, temos o  programa de trainee Magazine Luiza, que repercutiu no país, no qual  foram abertas vagas exclusivas para candidatos autodeclarados pretos e pardos, parcela populacional que figura entre a maioria no rol dos desempregados no Brasil. 

Em sua participação no programa Roda Viva, foi questionada sobre a precarização do trabalho, a considerar que a Magazine Luiza vem adquirindo outras empresas, e respondeu que as pessoas que trabalham em sua empresa continuam a ser felizes, já que se fosse diferente, não estariam entre as cinco melhores do Brasil para trabalhar.

Ser apoiadora e idealizadora de projetos que possuem uma visão social mais abrangente do que o de costume é, a um só tempo, um diferencial e característica essencial para um líder que compreende o mercado como um ambiente de coexistência entre oportunidades e necessidades.

A inclusão traz benefícios mútuos, pessoais e coletivos, com grande possibilidade de reflexão em diversas áreas sociais. 

GRUPO MULHERES DO BRASIL

Em se tratando de inclusão, o grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013, como iniciativa de 40 mulheres com objetivo de “engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país”.

O fato de que as mulheres têm se debruçado na atividade de empreender é reflexo da necessidade que as mesmas identificaram em sua realidade no mercado. É comum ocorrerem situações nas quais muitas enfrentam mais dificuldades para aproveitar certas oportunidades, restritas e divergentes de seus grandes objetivos.

Nesse cenário, o enfrentamento veio através da própria inserção, em um mercado com características novas, marcado pela parceria e apoio mútuo ao empreendedorismo feminino. O grupo defende uma máxima, que pode ser observada em letras garrafais na página inicial de seu website, nas quais se lê protagonismo que transforma. É a partir daí que se conclui que o objetivo é fazer e ser parte. 

Existem empreendedoras de diversos tipos, com ambições e inspirações que compõem o múltiplo cenário do mercado atual, sendo que, para a maioria, Luiza Helena Trajano se mostra como referencial, que com sua própria atuação exemplifica uma líder de sucesso, dentre os diversos tipos de liderança existentes.

VALORES E COMPROMISSO SOCIAL

É válido ressaltar que a Magazine Luiza possui a valorização de pessoas como um de seus compromissos sociais, e acredita que determinadas causas merecem um esforço coletivo, a saber, “Valorizar pessoas também significa valorizar a diversidade, independente de idade, sexo ou origem social, e o Magazine Luiza possui programas específicos para incluir e respeitar as diferenças entre as pessoas, como o programa de inclusão de pessoas com deficiência, o programa de contratação de jovens aprendizes e trainees e o atendimento diferenciado para mulheres que querem crescer na empresa.”

Nesse sentido, a Insider também entende a responsabilidade social e, somada a essa, a responsabilidade ambiental, como valores que precisam estar nas grandes corporações e em cada consumidor, que inicia seu processo de mudança a partir da escolha de marcas que possuem valores semelhantes aos seus.

Assim, a partir dessas premissas e exemplos como os apresentados pela Magazine Luiza, e, claro, pela atuação de gestoras como Luiza Helena Trajano, cada vez menos comum se torna a atuação de grandes corporações que não têm a responsabilidade social como um de seus pilares, pois se estabelece um padrão maior de qualidade, não somente em relação ao produto final, mas em tudo o que envolve o antes e o depois de sua produção, prestação e aquisição de serviços.