Clique no play abaixo e ouça sobre os jovens empreendedores da Insider, destaques da Forbes Under 30 de 2020.

Quem diz que o empreendedorismo é algo difícil tem razão. No Brasil, 21% das empresas fecham após o primeiro ano de atividade, segundo dados do IBGE. Mas, se você tem uma ideia de negócio clara e acredita que pode ser bem-sucedida, continue firme com ela. Fazer uma empresa decolar, ainda mais em tempos de instabilidade econômica, é uma tarefa desafiadora, no entanto, há muitas histórias de jovens empreendedores abrindo, administrando seus próprios negócios e fazendo sucesso para se inspirar. 

Começar seu próprio negócio enquanto ainda é jovem pode ser assustador, mas certamente é mais assustador quando você é mais velho e potencialmente tem mais responsabilidades. Por isso, a quantidade de jovens empreendedores dispostos a apostar tudo em suas ideias com criatividade e inovação é cada vez maior. 

As grandes organizações que estão mais estabelecidas no mercado estão vendo uma competição real de startups brasileiras lideradas por jovens empreendedores que cresceram com uma maneira diferente de pensar. A quantidade de startups fundadas por esses jovens com menos de 30 anos está aumentando rapidamente. Entre elas, muitas têm forte potencial para se tornar startups unicórnios (startups que atingiram o valor de mercado superior a 1 bilhão de dólares).

A Forbes, anualmente, faz uma lista de jovens empreendedores, criadores e game-changers. São jovens brasileiros brilhantes que estão se destacando em seus setores antes dos trinta anos, alguns deles começaram ainda na adolescência. Confira!

Forbes Under 30

A Forbes Under 30 é uma lista que, desde 2014, destaca os mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers de até 30 anos que se destacaram em suas categorias, revolucionando os negócios e, de alguma forma, transformando o mundo. No total, são 15 categorias, entre elas, Moda, Tecnologia & Inovação, Varejo & e-commerce, Web, entre outras.

São consideradas as indicações feitas pelo público através do formulário do site e, paralelamente, a Forbes consulta especialistas e líderes empresariais das áreas destacadas. Além disso, acompanham as notícias para encontrar esses nomes.  

Os candidatos são avaliados de acordo com uma série de critérios como criatividade, ineditismo, benefícios sociais reais e projetados, número de pessoas impactadas, faturamento, entre outros, e, assim, são eleitos os 90 Under 30 vencedores. 

Jovens empreendedores destaques de 2020

São 90 jovens empreendedores destaques e todos não têm mais de 30 anos. Suas marcas e profissões são bem-sucedidas, alguns possuem empresas com uma receita anual milionária. Não é uma questão de sorte, mas de esforço, perseverança e muito trabalho. A seguir, destacamos alguns deles: 

Finanças – Nathalia Rodrigues

Conhecida como Nath Finanças, a jovem Nathália Rodrigues tem 21 anos, é formada em administração de empresas e é orientadora financeira para pessoas de baixa renda, como descrito em seu Instagram com quase 330 mil seguidores. 

Nath começou a dar dicas de finanças pessoais de maneira fácil e prática para quem não entende do assunto em seu canal do Youtube. Enquanto trabalhava e estudava, gravava seus vídeos usando seu celular e um tripé improvisado. 

Mas, com o sucesso, deixou o emprego para se dedicar inteiramente ao canal que, atualmente, é uma empresa com 20 funcionários, incluindo sua mãe. Além disso, tem um podcast na plataforma Spotify, o “Boletos Pagos” e lançou o livro “Orçamento sem Falhas” este ano.

Tecnologia e Inovação – André Ferraz

Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco, André  Ferraz tem 29 anos e é fundador e ex-CEO da In Loco Media, startup fundada em 2011 que oferece soluções de segurança e autenticação para bancos e varejistas. 

Recentemente, a In Loco foi vendida para a Magazine Luiza. André se mudou para Palo Alto, nos Estados Unidos, e fundou a Incognia, oferecendo o mesmo tipo de soluções para o mercado americano. 

Terceiro Setor e Empreendedorismo Social – Karen Santos

Karen Santos é CEO da UX para Minas Pretas, uma iniciativa que por meio de ações de formação, treinamentos, empoderamento, compartilhamento de conhecimento e articulação em rede, insere mulheres negras no mercado de tecnologia e User Experience (UX).

Karen tem 28 anos e, atualmente, trabalha como Product Designer no Quinto Andar. Sua iniciativa já treinou mil mulheres negras.

Varejo e E-commerce – Carolina Matsuse e Yuri Gricheno

forbes-under-30-jovens-empreendedores

Carolina Matsuse tem 29 anos, cursou engenharia no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e estudou na Stanford University. Trabalhou como consultora no Boston Consulting Group e em startups como Uber e Quinto Andar. 

Yuri Gricheno tem 29 anos, se formou em Relações Internacionais pela FDU, nos Estados Unidos, e também estudou na Stanford University. Ao voltar para o Brasil, trabalhou na agência UKTI onde realizava pesquisas de mercado e desenvolvia parcerias entre empresas brasileiras e britânicas, e na consultoria Falconi.

Juntos, fundaram a Insider Store, uma marca nativa digital que produz roupas funcionais e sustentáveis, produzidas com tecnologia têxtil. 

Como a Insider Store começou

Fundada em 2017, a Insider surgiu a partir de uma dificuldade pessoal do cofundador em vestir roupas sociais durante o calor. Yuri usava camisa social para trabalhar e se incomodava com a transpiração e manchas de suor no tecido, foi então que percebeu a oportunidade de resolver esse problema através de um produto que sentia falta no mercado brasileiro.

Depois de muitas pesquisas, usando a metodologia do design thinking, protótipos e testes, o primeiro produto foi desenvolvido: a undershirt Insider. A camiseta interna feita com modal, absorve e evapora o suor rapidamente, evita a proliferação de bactérias que causam mau odor e acaba com as constrangedoras manchas de suor na camisa. 

jovens-empreendedores-undershirt

Após o desenvolvimento e eficácia comprovada do produto, era preciso um investimento financeiro para dar o ‘pontapé’ no negócio. Buscando visibilidade, além do investimento, Carol Matsuse e Yuri Gricheno participaram do Shark Tank Brasil onde receberam uma proposta de um dos Sharks. 

Três anos após a participação no programa, a Insider ampliou o portfólio de produtos tecnológicos e lançou as cuecas, a tech t-shirt e a performance t-shirt, todos com tecnologia antissuor e anti odor. Os lançamentos aumentaram o faturamento para R$ 8 milhões em 2019. 

Crescimento em meio a crise

Com a pandemia de Covid-19, os jovens empreendedores viram a receita da Insider cair 70% nas primeiras semanas da quarentena. Apesar de ter outros produtos no catálogo, o carro-chefe sempre foi as undershirts, mas com os escritórios fechados e as pessoas trabalhando em casa, deixaram de vender o produto. 

No entanto, a grande guinada aconteceu com o lançamento da linha antiviral. A Insider foi a primeira empresa brasileira a desenvolver máscaras e camisetas antivirais com tecnologia de nanopartículas de prata. Com estudos realizados pela Unicamp e testado conforme a norma internacional ISO 18184, os produtos antivirais desativam 99,9% de vírus e bactérias em até 5 minutos.

Com isso, a Insider se tornou referência no mercado e cresceu quase 5 vezes em relação a 2019. Além disso, atendendo aos pedidos do público feminino conquistado com os produtos antivirais, em dezembro de 2020 a empresa lançou uma linha de produtos exclusivamente femininos. O catálogo conta com calcinhas, sutiãs e t-shirts todos produzidos com tecnologia têxtil.