Você já ligou seu computador hoje e pensou em como é intuitivo pesquisar qualquer coisa no Google? Já colocou ração para o seu gato ou cachorro e se deu conta de quando os sacos de ração ficam mais fáceis de abrir com os fechos zip lock? Já se perguntou quando foi que pedir comida pelo celular ficou tão fácil? É sobre isso que vamos falar hoje.

O que é UX?

O termo UX é a abreviação de User Experience, em tradução literal, experiência do usuário.

Don Norman, um dos pais do conceito de UX, é categórico: “UX é tudo! É a maneira como você experimenta o mundo”. Ou seja, desde o momento em que um usuário se interessou por um produto, pesquisou, contou para alguém, comprou, carregou, abriu a embalagem, tocou e o usou, tudo isso é UX.

Basicamente, é toda a relação que um usuário tem com um produto ou serviço. Desde a primeira interação com uma embalagem, uma pesquisa na internet sobre determinado serviço, como montar um produto, a sua usabilidade e os resultados que podem te trazer. A experiência vai além de simplesmente sanar uma necessidade ou desejo, ela está ligada também ao emocional, e como isso irá impactar nele.Tudo está ligado à experiência do usuário.

O que a palavra “design” muda nesse conceito?

Ux-design-destaque

O que é UX Design? A partir do conceito de experiência do usuário, o UX Design tem como objetivo melhorar as interações do usuário através do design. Com certeza você já se deparou com uma embalagem difícil de abrir, um programa difícil de instalar ou executar, um jogo nada intuitivo e até um lugar que parece ser inacessível de tão complicado de encontrar, certo? O UX Design existe para facilitar situações como essas, para melhorar a experiência do usuário no geral.

Existe uma preocupação com cada etapa que o usuário interage com um produto ou serviço, trazendo a forma mais simples, útil e ágil, mas ao mesmo tempo, criativa e que desperte interesse durante o uso. Sendo mais prático, é a combinação de empatia, usabilidade, tecnologia e sentimento durante o processo de criação ou melhoria de qualquer produto ou serviço.

A forma com que o consumidor vem interagindo com aquilo que ele deseja ou precisa obter vem mudando. Além de ser mais dinâmica, essa relação tem sido, cada vez mais, uma forma de interação onde a experiência de uso tem importado tanto quanto – ou até mais – que os resultados práticos dessa compra. Um bom exemplo é o mercado de streaming sob demanda.

Netflix, Amazon, GloboPlay e a mais recente, Disney+, têm alguns pontos em comum quando se fala em usabilidade, mas também, sua forma particular de entregar como o usuário  interage com o catálogo, como muda a linguagem ou as legendas e até como se comunica com a empresa. Uma pesquisa rápida nas redes sociais de cada uma, já nos dá uma ideia de como a experiência é um fator decisivo no momento de manter – ou não – a assinatura de cada uma. 

A Netflix, apesar de ser a pioneira nesse mercado, ainda move uma base de fãs enorme, e não só pelo catálogo – que vem mudando e tendo uma parcela cada vez maior de conteúdos originais, já que as empresas detentoras dos produtos que ela possui também querem uma fatia desse mercado, como a Disney que criou seu próprio streaming, o Disney+ – mas principalmente pela forma como interage com seus clientes. Seja no menu muito intuitivo e fácil de mexer, seja em como ela interage nas redes sociais. Isso faz parte da ótima experiência que seus consumidores alegam ter, o que, mesmo com mais opções – e de peso – no mercado, mantém ela na liderança.

Design centrado no usuário

O Design da Experiência do Usuário é centrado no usuário, não no lucro, não no produto ou no serviço. O objetivo é trazer uma experiência agradável, inovadora – se possível – e ágil!

UX Design nos impacta todos os dias, o tempo todo. Um exemplo simples de melhoria em UX é a facilidade em se conectar ao Wifi de um novo lugar nos novos sistemas do Android, que no começo dos anos 2010, era necessário mais de 5 steps até completar a conexão. Hoje, esse processo acontece por um pop up ou segurando o botão de Wifi na barra de navegação. 

No mundo tecnológico que vivemos, o cargo de UX Design é um dos que mais cresce, onde o próprio Google começará a oferecer cursos de especialização na área. E qual o motivo de ser tão importante para os usuários? 

Utilizando esse conceito da maneira correta, você fortalece sua marca e a imagem dela, aumenta o valor agregado de seus produtos ou serviços e o principal: fideliza seus clientes através da experiência deles. Como exemplo, a Apple, que soube agregar tanto valor ao seu produto através da experiência dos seus usuários, que conseguiu fazer sua empresa valer 1 trilhão de dólares.

Assim como a Insider que, da mesma forma que trabalha para facilitar o dia a dia das pessoas por meio de roupas funcionais e tecnológicas, essa missão também é refletida em operações e no próprio site. Sempre visando facilitar o processo de compra, no site é possível editar/adicionar/remover produtos direto no preview do carrinho com apenas alguns cliques, ou ainda, o envelope de entrega, que foi desenhado com uma fita extra caso o cliente queira trocar o produto, reduzindo o consumo desnecessário de papel, por exemplo. 

Design de experiência do usuário é um assunto muito difundido atualmente, e será ainda mais conforme o consumo muda a dinâmica e se propõe a aprofundar-se na forma como as interações são feitas. Dessa forma, se nunca pensou sobre UX Design ou não fazia ideia do que é esse conceito, está na hora mudar isso e aproveitar o rico conteúdo e informações disponíveis.   

Leia também: