Brainstorming é um termo bastante popular em empresas e negócios. Quem já trabalhou em algum tipo de projeto, com certeza já ouviu falar dessa expressão, mas você sabe exatamente o que significa e qual a forma adequada de adotar essa técnica?
A Insider preparou uma lista com 5 práticas que vão te ajudar a entender o que é brainstorming, como deve ser feito e, quem sabe, aplicar essa técnica em seu próximo projeto, ou fazer parte da construção de uma solução usando esse método. Confira!
Qual é o significado da expressão brainstorming?
A tradução por si só já cumpre o papel de deixar bem claro o que significa brainstorming. Em português quer dizer tempestade de ideias, e essa metáfora representa muito bem o objetivo da aplicação dessa técnica. O brainstorming é uma reunião de estímulo para a criação e compartilhamento de soluções criativas, onde deve surgir novos insights e perspectivas úteis para a empresa.
Como começou a tempestade de ideias?
Em 1942, o publicitário estadunidense Alex Osborn criou o conceito de brainstorming, partindo da premissa simples de que várias cabeças pensam melhor do que uma só. Ele trouxe o brainstorming em seu livro How to Think Up e desde então esse modo de criar soluções tem sido aplicado em diversas situações por empresas que querem soluções inovadoras.
É por isso que dá para resumir o que é brainstorming como um processo criativo e coletivo onde, em uma reunião ou em atividades em equipe, se busca chegar a um bloco de ideias desenvolvidas especificamente para solucionar uma situação.
Parte da essência desse processo de busca por ideias inovadoras e criativas é que as pessoas que participam devem ser estimuladas a chegarem já com suas ideias. Por mais improváveis que as soluções apresentadas possam parecer em um primeiro momento, essas ideias podem ser aperfeiçoadas e se transformar em soluções que além de eficientes são inovadoras e originais.
Quanto maior o número de ideias criativas e fora do modo tradicional de resolução de problemas, maior as chances de mais participantes do brainstorming se sentirem encorajados para contribuir com o que tem em mente.
Isso porque todas as ideias são levadas em consideração, já que quanto maior o número de ideias, maiores as chances de se chegar a uma ideia que seja inteligente e original. No fim, um filtro é aplicado para que somente as mais adequadas permaneçam e então a mais engenhosa e adequada para resolver a situação é percebida.
Esse formato favorece o surgimento de um ambiente criativo e acelera a produção de uma solução ideal para chegar ao objetivo estabelecido no início da reunião. E com esse modo de organização, as outras ideias são analisadas e consideradas, e como foram descartadas em um único processo, também há economia de tempo e recursos, ao contrário do que aconteceria com o recebimento individual de ideias.
Como fazer o brainstorming na prática:
Para que seja efetivo, o brainstorming precisa ter alguns parâmetros. Confira essa lista com 5 boas práticas:
- Convide entre 5 a 10 pessoas, e no momento do convite já fale sobre o tema, para que pensem sobre ele antes mesmo do início do brainstorming.
- A reunião precisa acontecer em um ambiente adequado, confortável e sem distrações.
- Nesse ambiente é preciso manter o profissionalismo, todos devem ter direito de falar, por tempo igual. Também é importante entender a ideia como algo construído coletivamente, e não associar somente a uma pessoa, para que não tenha conflitos, já que não deve ser uma disputa.
- Todos devem ser valorizados, as ideias mais imaginativas e as mais literais precisam ser consideradas, porque têm um papel importante na chegada da ideia central. Não é inteligente julgar ou menosprezar ideias nesse momento.
- A pessoa com mais conhecimento sobre o assunto deve liderar a reunião. Alguém deve ser responsável por tomar nota das principais ideias e decisões.
Quando fazer brainstorming?
Nesse momento você já sabe como surgiu, o que é, como é feito e para que serve o método brainstorming. A pergunta que resta é: quando se sabe que é a hora certa para marcar uma reunião para tempestade de ideias?
O mais comum é pensar que essa técnica se aplica mais ao ramo da publicidade. É claro que é bastante usada em novas campanhas publicitárias, para que fiquem ainda mais originais e atualizadas de acordo com o que o público alvo tem consumido. Mas o uso não termina por aí.
Considerando que esse método é o ideal para solucionar problemas que precisam de ideias originais, não tem motivos para não usar o brainstorming em diversas áreas. Na hora de criar novos conteúdos (marketing de conteúdo), o brainstorming pode ser feito para alcançar temas relevantes para o público que se pretende atingir.
As melhorias a serem alcançadas com criatividade usando o brainstorming também podem ser internas, então é perfeitamente possível submeter os próprios processos internos de uma empresa ao brainstorming.
Se o objetivo é criar novas ofertas atrativas ao público ou inovar com o que já tem, o brainstorming também é uma boa ideia e ajuda a chegar no objetivo, que sempre deve ser traçado no início da reunião. Por mais que as ideias sejam livres, o ideal é que sejam direcionadas a solução do mesmo problema, então é preciso deixar claro o objetivo.
Tipos de brainstorming
Reverso
Diferente do brainstorming tradicional, onde as ideias são pensadas no modelo “como solucionar”, o foco do brainstorming reverso é pensar o problema de forma inversa. Para chegar ao pensamento do que fazer, nessa técnica se questiona primeiro tudo o que não fazer para chegar ao seu objetivo. Por exemplo, preciso melhorar meu processo de vendas. Como piorar meu processo de vendas? O que o tornaria ainda menos prático e menos dinâmico?
É uma boa forma de diagnosticar os principais pontos fracos e entender quais são ou como chegar aos pontos fortes.
Estruturado
Nesse tipo, apesar de livre para as ideias, o brainstorming é feito em rodadas. Em cada rodada, os membros devem expor suas ideias e argumentos sobre sua validade e eficácia. É uma boa alternativa para manter o dinamismo e atenção na reunião, mas tem como desvantagem o nervosismo e pressão que causa em alguns participantes, o que também pode impactar negativamente em sua criatividade.
Não estruturado
Aqui não existem rodadas, as ideias devem ser apresentadas em ordem de surgimento. Igualmente, devem sustentar sua validade e eficácia, mas sem a pressão de fazer em escala com os outros participantes. O ambiente se torna mais propício para o desenvolvimento livre de ideias, sem cronômetro para moldar seu raciocínio. A desvantagem é que pode deixar algumas pessoas na zona de conforto para não contribuir tanto, enquanto outras podem acabar se sobressaindo e dominando a reunião.
Existem outros tipos de brainstorming, mas esses são bastante usados e te ajudam a entender mais sobre essa técnica e como ela tem sido usada no mundo corporativo para solucionar situações de risco ou que exigem mais criatividade do que o normal. O que você achou das formas de realização do brainstorming? Confira mais conteúdos sobre métodos e produtividade no blog da Insider!