Você já passou por alguma situação na qual precisou vender um produto ou serviço? Ou, ainda, por um momento em que já tentaram vender algo a você? Provavelmente, o AIDA estava envolvido em alguma dessas situações.

É por isso que você precisa conhecer o método AIDA, que pode ser aplicado para facilitar o seu trabalho com vendas ou, se não for o caso, simplesmente entender as curiosidades e algumas revelações por trás do momento de compra, seja online ou físico. Basta continuar essa leitura!

Primeiro entenda o que é AIDA

O modelo AIDA é um acrônimo (sigla formada pelas iniciais de títulos, por exemplo). É a técnica de vendas que tem como base os conceitos de Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Essas palavras não foram escolhidas aleatoriamente, ao contrário, são especificamente estágios do imaginário da grande maioria das pessoas quando desejam comprar algo.

Essas palavras foram definidas como etapas do funil de vendas AIDA por um grande expoente da publicidade, o norte-americano Elmo Lewis. Segundo ele, elas podem ser entendidas como um mapeamento do comportamento de consumo. A ideia é que a técnica AIDA funcione como uma espécie de guia pelo que pode ser entendido como jornada de compra.

É isso mesmo: existe uma previsão técnica do comportamento das pessoas na hora de consumir. Dá para identificar esse comportamento em você mesmo e nos outros. Veja se você se identifica com as etapas.

As quatro etapas desse método

As etapas se dividem em quatro, confira individual e brevemente o que cada uma delas significa. Tente lembrar de um momento em que estava em situações parecidas e faça o exercício de tentar se identificar:

Atenção

Essa é a primeira etapa. Acontece quando as pessoas estão vivendo mais um dia normalmente, até que algo chama atenção. Pode ser um produto ou uma oferta de serviço. De qualquer forma, esse é o primeiro contato com algo que você dispensa certa atenção. Você pode começar a pensar em como aquele item pode ser incluído na sua vida, para facilitar, trazer conforto ou por questões estéticas, entre outros pensamentos que variam de acordo com a pessoa e com o item em questão.

Para os vendedores que aplicam a metodologia AIDA, esse primeiro contato é a chance de te dizer: “Tenho um produto que vai solucionar os seus problemas”, mas não é tão simples.

Eles precisam criar algo que chame a sua atenção, depois fazer com que isso chegue até você, e então te convencer a parar o que está fazendo para concretizar a atenção dada. Para isso, usam linguagens diferentes, chegam em locais diferentes e buscam o chamado fator de choque para causar algum impacto que seja destaque dos demais.

Interesse 

AIDA - Interesse

Esse segundo passo só acontece quando a atenção anterior te impulsiona a continuar ali, ouvindo ou lendo, por exemplo. E é a hora dessa atenção se tornar em algo mais, em um interesse para saber mais sobre o que está sendo oferecido.

A pessoa que oferece, se aplicar o método AIDA, vai desenvolver o seu interesse a partir da entrega de mais informações, a fim de educar e aumentar o seu engajamento com as questões referentes ao produto ou serviço. É a hora de transmitir como pode acontecer essa resolução de problemas que foi oferecida e chamou atenção. São usados argumentos de persuasão, o valor do que está sendo ofertado passa a ficar mais claro.

Desejo

Quando o produto chama a sua atenção e consegue se manter interessante, é a hora em que a pessoa que está oferecendo passa a te mostrar todas as qualidades do produto, a fim de criar o desejo.

Geralmente, algumas pessoas já param por aqui. É por isso que as estratégias de vendas geralmente são associadas a funis – quanto mais se aprofundam, menor o número de pessoas que seguem na jornada enquanto cliente.

Aqui já se sabe que existe uma necessidade, e que para essa necessidade existe um produto ideal, capaz de tornar tudo melhor. Agora, a ideia é criar a vontade de adquirir aquele produto por causa de suas qualidades, funcionalidades, vantagens, benefícios, cases de sucesso, entre outras características.

Alguns podem não se identificar com a solução proposta, entre outras possibilidades. O principal é que o vendedor esteja pronto para demonstrar conhecimento sobre o que oferece, para criar uma relação de confiança.

Ação 

AIDA

A última etapa que você provavelmente já passou e que os vendedores tentam fazer com que todos passem é a de ação.

E ação nem sempre é uma compra por si só. Às vezes é uma inscrição presencial ou em um site, uma entrega de contato para mais propostas futuras ou uma resposta positiva para o recebimento de mais ofertas, são várias possibilidades.

O ideal é que tudo esteja, nesse ponto, bastante claro na cabeça de quem deve ser convencido. Depois disso, existem boas chances de um retorno positivo acontecer. Você já se interessou por um produto ou serviço, mas resolveu pensar um pouco mais em tudo o que foi oferecido e, um tempo depois, viu que realmente valia a pena e retornou? Então você já foi um case de sucesso do método AIDA!

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A jornada de uma pessoa em busca do produto ideal pode ser longa, porque mesmo com o AIDA elas precisam lidar com uma infinidade de ofertas que não são tão boas assim. A Insider tem produtos que cumprem com êxito o papel de tornar o seu dia a dia mais fácil, funcional, técnológico e confortável. Você não vai ter trabalho ao avaliar as vantagens: são peças para vários momentos como lazer, atividades e exercícios físicos, uma linha completa de underwear feminina e masculina, além de poder ser parte do seu dia a dia com peças básicas e essenciais para várias ocasiões!