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O trabalho em equipe é um modelo que se torna praticamente indispensável em algumas áreas de atuação. Isso porque, para muitas empresas ou organizações, somente o conjunto de pessoas trabalhando com um objetivo em comum é capaz de alcançar um resultado satisfatório.

Você sabe como transformar ou construir uma equipe de sucesso? Isso não acontece de uma hora para outra, mas algumas dicas simples de convivência e estratégias podem simplificar o processo para o melhor desempenho possível no trabalho coletivo! É só continuar essa leitura.

O desafio de trabalhar em equipe

O trabalho em equipe pode encontrar alguns desafios durante sua execução, e isso é bastante comum. Acontece quando ideias diferentes colidem e quando perspectivas diferentes sobre algum problema ou forma de solução vêm à tona.

Ou, ainda, quando a equipe simplesmente não se encontra na mesma sintonia e ritmo para fazer o que é necessário, o que pode influenciar no alcance do resultado.

Todos esses pontos não representam um grande ponto negativo por si só. Principalmente porque, se resolvidos da maneira correta, esses desafios se tornam ótimos aprendizados e criam um bom precedente para lidar com situações semelhantes no futuro – a experiência é ressignificada e se torna positiva.

Mas é justamente aí que está o principal questionamento a ser feito, sobre qual a importância do trabalho em equipe e como ele também precisa ser baseado em boa convivência, comunicação assertiva, valorização do desempenho e feedback externo.

5 dicas para trabalhar bem em equipe

trabalho em equipe

 1. Buscar compreender exatamente quais são os objetivos e metas da equipe

Ter clareza quanto aos objetivos a serem alcançados é extremamente importante para compreender o seu papel – e o dos demais – nesse processo, a fim de tornar a execução mais focada. Antes de tomar qualquer ação, é importante buscar essa compreensão, para que seus passos não sejam aleatórios e tenham um potencial maior de resultado positivo.

2. Criar e buscar por propósitos que envolvam toda a equipe

Além dos resultados a serem atingidos (como o lucro, crescimento, reconhecimento), também é preciso entender quais são os propósitos que fazem parte desse trabalho. Geralmente, podem ser valores, buscas por inovações, descobertas que visam um bem comum, de qualquer modo, é um ótimo incentivo e ajuda a manter a equipe unida.

Envolver a equipe e conseguir manter todos envolvidos na medida certa com o trabalho em equipe é uma tarefa de grandes líderes, e encontrar propósitos que motivem, de forma genuína, é um ótimo caminho!

3. Valorização das contribuições, desempenho e feedbacks

Outro ponto importante do trabalho em equipe é a valorização das contribuições dos outros para o desenvolvimento do trabalho. Cada membro da equipe tem a sua importância, que não deve ser negligenciada, inclusive no que diz respeito a possibilidade dessa pessoa te enviar – ou receber – feedbacks!

A técnica do brainstorming, por exemplo, é uma ótima forma de valorizar e compreender o potencial criativo de cada pessoa da equipe. Por outro lado, é necessário investir certo tempo para aprimorar a comunicação em equipe, que deve ser assertiva para não gerar conflitos.

4. Delegações inteligentes

Acompanhar cada processo de perto é uma tarefa levemente difícil, e esse grau de dificuldade tende a crescer na medida em que o projeto em que a equipe esta a trabalhar também cresce.

É por isso que, da mesma forma que executar bem as tarefas é importante, saber delegar também é. A delegação inteligente de tarefas é baseada na performance de quem vai receber a responsabilidade designada, e é claro, exige certa confiança. Um bom líder sabe que é necessário delegar, e a delegação de tarefas atrai pessoas qualificadas que buscam por oportunidades de se desenvolver e adquirir mais experiência, o que é ótimo para a equipe.

5. Gerenciamento de conflitos

Por fim, os conflitos podem surgir, e é muito provável que isso ocorra. A tarefa principal é manter todos esses embates em nível profissional, e gerenciar de uma forma que possam ser resolvidos com boa comunicação.

É necessário ter imparcialidade, compreender cada ponto do conflito e buscar uma solução onde as partes cheguem a um equilíbrio, em uma uma negociação saudável.

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Três palavras fundamentais para o trabalho em equipe: Comunicação, engajamento e oportunidade

Para resumir o que é necessário para começar a montar uma equipe de excelência para trabalhar, dá para pontuar três palavras, ou melhor, três conceitos que são inseparáveis do trabalho em equipe.

A comunicação é fundamental para tornar o ambiente mais saudável. A comunicação assertiva ajuda a compreender pontos fracos e pontos fortes, e a buscar as possibilidades de melhoria. São os famosos feedbacks, que podem ser positivos ou negativos, mas se feitos com assertividade e comunicação não violenta, são capazes de elevar o padrão de qualidade do serviço proposto.

Por outro lado, o engajamento é aquele ponto em que toda a equipe deve estar alinhada para o objetivo comum. As pessoas precisam estar cientes de seu papel no trabalho coletivo que estão fazendo, para que consigam atuar em acordo e com motivação, o que mantém a equipe envolvida e o trabalho tem mais chances de ser bem desenvolvido.

A oportunidade diz respeito a criar formas de desenvolvimento dentro da própria equipe. Valorizar a contribuição de cada um para o resultado final transforma o trabalho em equipe em uma base mais sólida de desempenho, e com a divisão de tarefas isso se torna mais democrático e aumenta as chances de sucesso da equipe.

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