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A comunicação é fundamental para a convivência em sociedade e a comunicação assertiva é uma das chaves para ser compreendido e compreender o outro. Por isso, é necessário entender o que é comunicação assertiva, como desenvolver e manter essa habilidade comportamental.

O ser humano passa toda a sua vida emitindo e recebendo diversas informações, online ou off-line, em conversas triviais com estranhos, momentos cotidianos em família ou em situações específicas no ambiente de trabalho – como apresentar um projeto novo para a equipe – nos quais os diferentes estilos de comunicação vêm à tona.

Estilos de comunicação: passivo, agressivo, passivo-agressivo e assertivo 

Apesar da comunicação ser uma característica comum entre a maioria das pessoas, cada um desenvolve seu próprio modo de se comunicar. Isso quer dizer que cada um adota um estilo de comunicação diferente. Abaixo, seguem quatro destes estilos e suas principais características.

Comunicação passiva e comunicação agressiva

Comunicação assertiva ou agressiva

Aqui estão dois extremos: a comunicação passiva e a comunicação agressiva.

No primeiro, o comunicador passivo não é capaz de expressar tão evidentemente o que precisa, nem defender seus pontos de vista. São pessoas que, a qualquer custo, evitam conflitos, ao ponto de evitar certos posicionamentos apenas pela presença do risco de culminar em um conflito.

Essa hesitação pode vir através do pouco uso de palavras e de pouca persistência caso seja contrariado – para eles, é melhor mudar de opinião novamente para evitar qualquer tipo de conflito.

O comunicador agressivo, por outro lado, expressa suas opiniões sem qualquer tipo de receio, cheios de confiança de que o que expõe merece todo o crédito.

Esse tipo de comunicador, no entanto, é capaz de intimidar os demais com sua forma de se posicionar, gerando um atrito desnecessário somado a uma necessidade constante de repensar a forma de se comunicar com eles, para que não cause problemas.

Os comunicadores agressivos ditam o rumo das conversas, não validam realmente os contrapontos apresentados às suas ideias e impõe desafios às ideias dos outros apenas para que sejam desconsideradas.

Para tornar esses tipos comunicadores em assertivos, é preciso, antes de tudo, individualizar a conversa, para que cada um receba um tratamento de acordo com seu estilo de comunicação visando os tornar assertivos.

Para o comunicador passivo, individualize o contato com ele e ofereça um ambiente de trabalho mais estável, que não seja hostil com novas ideias, para que fique mais seguro ao falar e expressar seus pontos de vista.

Já ao comunicador agressivo, é necessário impor algumas regras de comunicação, como por exemplo o tom de voz usado, o aguardo do momento certo para falar, mas sendo igualmente receptivo ao seu sentimento, para que possa aprender a se expressar de uma forma mais saudável, ainda que aos poucos. 

Estilo de comunicação passivo-agressiva

É necessária uma atenção especial a esse tipo de comunicação, porque pode dividir opiniões sobre o que, de fato, querem dizer.

Por falar nisso, é justamente o “querer dizer” que marca esse tipo de comunicação, porque é aí que está sua essência: o comunicador passivo-agressivo não se expressa com clareza sobre seus descontentamentos, ao contrário, faz isso de forma indireta.

São pessoas que expressam um tom de voz as vezes destoante com o que está sendo falado – por exemplo, as palavras são de concordância, mas o falar está rude, insatisfeito, em evidente contradição entre linguagem corporal, expressão facial e palavras.

Esse comunicador precisa ser incentivado a resolver seus problemas diretamente, a compreender sua expressão sincera como algo necessário, e somente assim será convertido em um comunicador assertivo.

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Estilo de comunicação assertiva

A comunicação assertiva é o estilo de comunicação ideal, porque te permite falar sobre suas necessidades, limitações e reconhecer esses pontos no outro também.

Agir assim pode ter um impacto positivo no ambiente de trabalho, por exemplo, trazendo melhores resultados para a equipe. Se você não age de modo agressivo, isso torna o seu colega de trabalho mais satisfeito com as suas atitudes, e essa satisfação, ao ser externada, pode proporcionar maior confiança em sua comunicação e tornar o trabalho em equipe menos tenso e mais proveitoso.

Para se comunicar assertivamente, é necessário ter inteligência emocional no trabalho. Esse tipo de inteligência vai te ajudar a identificar e compreender os próprios sentimentos e os dos outros, bem como a lidar com eles, ao ouvir e considerar os pontos de vista alheios, sem deixar de defender e explicar os próprios.

Ao compreender as subjetividades envolvidas na situação, agir com clareza e diretamente focado na resolução do problema é o outro passo para a comunicação assertiva.

Para isso, às vezes será necessário pedir auxílio de alguém que tem domínio sobre um instrumento ou ferramenta que pode resolver sua questão de forma mais rápida, por exemplo, e estar pronto para pedir essa ajuda é fundamental.

A importância da comunicação assertiva é bastante relevante: não é saudável e nem vantajoso viver em um ambiente rodeado de conflitos, más interpretações e falhas de comunicação.

Caso o ambiente chegue nesse ponto, ainda é possível melhorar – o líder pode convocar reuniões para feedbacks (comentários) mútuos entre duas pessoas, reuniões gerais com objetivo de visão geral do ambiente de trabalho, alcance de metas, resultados e desafios, além de separar um momento para descontração entre os colaboradores.