Sem tempo para ler? Clique no play e ouça o conteúdo do post!
O mundo corporativo é muito plural e extenso. Esse universo de informações exige certa dedicação para que se chegue a um domínio a seu respeito. Alguns termos bastante usados em seu interior carregam noções básicas, que precisam ser bem compreendidas por quem quer entender do assunto.
Um ótimo passo em direção a essa compreensão é aprender como fazer um glossário, com termos do mundo corporativo, que pode te ajudar a decifrar com mais facilidade e rapidez determinados tópicos. Também dá para conferir quais termos já são do seu conhecimento ao mesmo tempo em que descobre novos!
Termos importantes do mundo corporativo
Alguns termos usados no dia a dia do mundo corporativo são exclusivos desse universo. Um fato que intensifica o nível de dificuldade é existirem diversas siglas e expressões em inglês no mundo dos negócios que podem aumentar a confusão inicial para compreender mensagens simples.
Aporte financeiro
Um Aporte é basicamente um subsídio, uma contribuição. Nas finanças, então, se trata de uma aplicação em dinheiro feita por um investidor ou por outra fonte, como um reforço de capital que pode ser para um fim determinado.
É nisso que consiste o aporte financeiro, é realmente um suporte em dinheiro, com as demais características citadas.
Budget
O termo é muito comum, mas você sabe o que é budget?
A resposta é bem simples, significa orçamento. O budget é, na prática, o orçamento, que pode incluir os custos, as despesas, a receita, entre outras informações sobre o plano financeiro.
Compliance
Compliance diz respeito ao modo como o agir de uma empresa deve estar de acordo com regras e boas práticas do segmento de atuação, em relação a leis vigentes, órgãos de fiscalização e etc.
Todas as corporações possuem pilares, valores e, além desses, são regidas por normas e regulamentos. O compliance é a disciplina de estar em conformidade e agir de acordo com essas normas e regulamentos da corporação, sejam internos ou externos.
Design Thinking
A criatividade pode ser muito valorizada no mercado de trabalho, em especial na ocupação de cargos empresariais. Isso poruqe o potencial criativo de uma pessoa é capaz de modificar uma realidade estática e ultrapassar diversos obstáculos iniciais.
O design thinking é uma metodologia de desenvolvimento de produtos ou serviços na qual se usa a criatividade para pensar e abordar os problemas. O foco é compreender o que se configura como necessidade, desejo e obstáculos, e converter estes em soluções fora da caixa.
E-commerce
Essa expressão engloba os comércios eletrônicos. É sobre aquela compra que se faz pelo computador, celular, ou qualquer dispositivo móvel com o qual se possa acessar sua plataforma online.
Feedback
O feedback é a avaliação do desempenho ou conduta em forma de comentário.
Pode ser positivo, quando o que se tem é um elogio ou incentivo para que se continue a agir de determinada forma em certas situações. Também pode ser um feedback negativo, para que seja entendido como um ponto de melhoria.
Head
Outra característica valorizada no mundo corporativo é a liderança. Um líder, dentro de uma empresa, pode comandar uma área de atuação, um projeto, um departamento, um time, etc.
Nesses casos, esse líder é chamado de head, o que encabeça.
Omnichannel
Outra informação necessária no mundo corporativo é a compreensão sobre o que é omnichannel.
A experiência do cliente é importante demais para ser negligenciada. Por isso, o omnichannel é uma estratégia usada para melhorar essa experiência, com o aperfeiçoamento do uso de canais de comunicação, online e off-line, reduzindo as barreiras de compra.
Planejamento estratégico
Nem todos os termos são abreviados ou em outro idioma. Mesmo assim, uma noção básica anterior é bem-vinda.
Planejamento estratégico tem a ver com minimizar custos e gastos de recursos somados à maximização de resultados positivos, tornando a operação mais otimizada é algo que somente um bom planejamento estratégico é capaz de trazer.
Esse planejamento estratégico envolve uma categoria de mecanismos que visa definir quais são as metas, quais ações necessárias para atingir, qual nível de mobilização de recursos será necessário e as decisões a serem tomadas para atingir o resultado esperado.
Responsabilidade social
A responsabilidade social também está inserida no mundo corporativo. Esse tipo de responsabilidade diz respeito ao modo como uma empresa compreende seu impacto no meio social, seja no meio ambiente ou entre as pessoas, e faz esse impacto ser o mais positivo possível, encarando como verdadeira responsabilidade.
B2B e B2C
A sigla B2B significa Business-to-business, ou em tradução livre, de negócio para negócio, e representa um comércio em que o produto ou serviço é comercializado para outra empresa, e não para um consumidor final.
Diferentemente, o B2C é Business-to-consumer, que significa negócio para consumidor, e é feito entre empresa e consumidor final.
Esses tipos de comércio se diferenciam também no tipo de estratégia usada para o alcance de clientes, já que o primeiro (B2B) é focado em empresas, conversa com executivos, pessoas que detém poder de decisão em uma corporação, enquanto o segundo (B2C) é direcionado a pessoas que estão apenas procurando um produto ou um serviço.
Lead
O lead é o potencial comprador, é aquela pessoa que demonstrou interesse em adquirir seu produto ou contratar seu serviço. Por isso, gerar leads é tão essencial para um negócio.
É um termo muito presente no marketing digital, no qual ele demonstra esse interesse informando algum dado pessoal em troca de informações sobre seu negócio – fornece um e-mail para receber um cupom de desconto, deixa o nome ou qualquer outro tipo de contato – e por isso, se diferenciam do visitante que apenas acessa uma página de forma neutra, sem interação ou demonstração de interesse em retornar.
Coworking
O coworking é um espaço compartilhado por pessoas e pequenas empresas que estão em desenvolvimento ou tentativa de crescimento nos negócios.
O espaço é utilizado de forma colaborativa, mas o trabalho é exercido individualmente, de modo independente dentro de um espaço compartilhado.
Aprendizado contínuo no mundo corporativo
Existem diversos outros termos, expressões, palavras e abreviações a serem aprendidos e aplicados no cotidiano, e a busca por esse conhecimento deve ser sempre atualizada.
De qualquer modo, dar esse primeiro passo para entender alguns conceitos e partir de informações básicas é muito importante. Cada novo domínio se soma ao anterior, até que o mundo corporativo deixa de ser tão complexo e passa a ser compreensível por quem tem interesse em entender sua dinâmica de forma direta e prática.