O blog da Insider sempre aborda ferramentas, guias, dicas e estratégias que ajudam a melhorar a produtividade, auxiliam na gestão de projetos e que servem para novos empreendedores, gestores e pessoas interessadas em aprender mais sobre esse universo de possibilidades. Hoje o assunto vai ser o PMBOK, um guia indispensável para a gestão de projetos! 

Continue essa leitura para aprender mais sobre ele, como aplicar e quais são suas vantagens!

O que é PMBOK?

Antes de tudo, você precisa entender o que é pmbok. O PMBOK é um guia para o gerenciamento de projetos lançado pela primeira vez em 1996, mas que já está em sua 7ª edição, lançada em agosto de 2021 pelo Project Management Institute (PMI), uma instituição internacional que associa os profissionais de gestão de projetos

PMBOK é uma sigla em inglês que significa  Project Management Body of Knowledge, traduzido em português para Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. A tradução é bastante autoexplicativa, e é hora de entender o que compõe esse conjunto. 

Nele, existe um compilado de informações que variam entre técnicas, processos que já foram validados por outras organizações e que provaram sua eficiência, métodos e ferramentas que trazem ao gestor uma visão geral, com conhecimentos valiosos em áreas de conhecimento que envolvem gestão de projetos e o resultado é a possibilidade de exercer uma gestão mais estratégica e eficiente. 

O guia PMBOK é basicamente uma leitura obrigatória para quem quer se aperfeiçoar nesse tipo de gestão, porque além de conter informações indispensáveis, também ajuda na otimização de recursos. Isso acontece porque uma gestão estratégica consequentemente torna mais assertivo o uso de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, que são implementados a partir de uma visão geral mais ampla, fruto de todo o conhecimento que esse guia traz.

Guia ≠ Metodologia 

O PMBOK não pode ser confundido com uma metodologia. Geralmente, essa palavra é associada a existência de uma estratégia geral, um método que deve ser seguido em etapas para o alcance de um objetivo ou finalidade. É uma definição da ordem de realização de atividades, ser uma metodologia implica em ditar um modo de fazer. 

O PMBOK , por sua vez, contém uma série de informações que consistem em boas práticas em gestão de projetos que ajuda o gestor a conhecer e dominar esse gerenciamento independente do setor que atua. É por isso que não é uma metodologia, e sim um guia, uma ferramenta que orienta e padroniza a gestão de projetos, basicamente definindo o ciclo de vida que um projeto de sucesso pode (e deve) seguir. 

Vantagens do guia PMBOK

Esse guia para gerenciamento de projetos não sobreviveria tanto tempo se não tivesse várias vantagens. Ter um compilado de informações sobre sua área de atuação atualizado e validado já é algo muito positivo, e o guia traz outros benefícios. O primeiro é bem claro: o controle sobre o status do projeto. Com as orientações do guia, você deve saber exatamente em que etapa está, além de entender quais devem ser seus próximos passos.

Outro ponto importante é as informações contidas no guia são validadas por várias empresas ao longo dos anos, e sua atualização constante faz com que você saiba que existe segurança no que está descrito ali, aumentando a assertividade do seu projeto já que você segue um padrão que já foi validado e avaliado como funcional. 

Por se tratar de um guia completo, oferece um domínio maior sobre o que cada tarefa representa, de forma que o grau de importância de cada uma fica clara, para que sejam delegadas para quem tem aptidão técnica e conhecimento suficiente para exercer. O mesmo acontece em relação ao uso de recursos e na comunicação entre as pessoas que compõe o projeto.

banner

Onde encontrar o PMBOK?

Para conhecer e estudar seu conteúdo, você tem a opção de buscar o PMBOK em formatos físicos e digitais. Ele está em sua 7ª edição (2021) e costuma ser atualizado em média a cada 4 anos — a 6ª edição foi lançada em 2017 e a 7ª, mais recente, em 2021 —.  Além de ser um ótimo aliado de gestores de projetos, também é bastante valorizado por pessoas que estudam para concursos públicos, porque muitos cobram o conteúdo do guia. 

Esse é o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, um guia que direciona profissionais de várias áreas. Você pode saber mais sobre várias ferramentas e métodos que facilitam a sua vida e potencializam sua produtividade de várias maneiras no blog da Insider!