Há quem atribua uma frase muito significativa ao cientista Benjamin Franklin: “se você falha em planejar, está planejando falhar”. Apesar das discordâncias em relação à autoria, a mensagem por trás dessa frase é muito relevante para entender a importância do planejamento estratégico.

Você sabe o que é planejamento estratégico? Mais ainda, consegue entender para que serve, quais as vantagens e em quais situações se faz necessário? Siga com essa leitura para se informar mais sobre isso!

Existe uma definição para planejamento estratégico?

Um planejamento estratégico é conhecido por seu potencial de mudar o rumo que as organizações dão aos seus negócios. A tomada de decisões recebe um direcionamento diferente quando é feito esse tipo de planejamento, e isso desperta o interesse de quem quer e/ou precisa entender sobre empreendimentos. 

De um modo geral, planejamento estratégico é o processo em que são traçados novos meios para alcance dos objetivos específicos de uma organização – crescimento, aumento de receita ou do portfólio, entre outras possíveis mudanças e metas. Acontece que esse plano tático não pode ser puramente baseado na vontade dos representantes: é preciso ter uma estratégia para que o objetivo final seja alcançado. Essa estratégia deve levar em conta a realidade atual, as possibilidades disponíveis e a que deseja alcançar.

É preciso, antes de tudo, reconhecer a situação que a organização a ser alvo do planejamento se encontra. A partir disso, as projeções sobre o futuro passam a fazer mais sentido. É assim que as mudanças são pensadas, seja para atingir um diferencial de mercado ou simplesmente para alavancar os negócios.

Planejar de forma assertiva 

Evidentemente vantajoso, o planejamento estratégico pode ser entendido como um guia. Ele exige uma informação ao mesmo tempo em que ajuda a chegar até outra. A dinâmica é a seguinte: é preciso começar por onde deseja ir. Não é assertivo ir a algum lugar sem saber exatamente onde está. É preciso ter uma visão geral da situação atual, para então definir onde deseja chegar. E o segundo passo é calcular a rota para o local desejado, entendendo o processo que vai ser necessário para chegar até lá.

O ponto é que ter uma estratégia não é só saber onde quer chegar. Se alguém pergunta a estratégia e a resposta é algo como “aumentar a receita/faturamento”, é uma informação incompleta. Isso porque a estratégia recai sobre o como.

Como chegar em algum lugar? A resposta dessa pergunta entrega a estratégia definida. 

Como fazer para que a estratégia escolhida dê certo?

Planejamento estratégico

Criar uma estratégia e colocar tudo em prática requer organização, dedicação e tempo. A responsabilidade pelo sucesso das projeções feitas não recai somente sobre o líder, por exemplo. É parte das atribuições de toda a equipe – em cooperação, é muito mais plausível alcançar objetivos. É um trabalho coletivo, portanto, 

Em continuidade à ideia de ser um guia, o planejamento estratégico pode encontrar imprevisto no caminho para chegar até onde deseja. E, na prática, isso significa que ele vai precisar se readequar à nova realidade. Essa adequação precisa ter limites, é pra ser flexível e não passar a não ter mais credibilidade por mudanças contínuas.

6 benefícios do planejamento estratégico

Antes das etapas que indicam como fazer um planejamento estratégico é válido entender quais são os benefícios de dedicar tempo e recursos nesse tipo de plano:

  1. Ajuda a entender as oportunidades de crescimento, consequentemente a organizar melhor as informações, o que dá uma visão geral mais estratégica
  2. A tomada de decisão é um ponto importante para as organizações. E tomar decisões de forma estratégica é mais seguro.
  3. Essa segurança não é aleatória: as informações trazem uma base sólida, então é uma decisão baseada em algo real, o que a torna mais efetiva.
  4. Ter informações suficientes para tomar decisões seguras não é o último dos benefícios: com essas informações em mente, é possível identificar as ações que merecem atenção e as que não são urgentes.
  5. Por fim, traçar estratégia faz com que as etapas para alcançar o que se espera do planejamento feito se tornem mais transparentes. 
  6. A transparência e clareza sobre o trajeto a ser percorrido faz com que as pessoas envolvidas saibam exatamente o que fazer e qual seu papel. Isso tem um impacto positivo sobre o desempenho de cada uma delas.
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Etapas e conclusão

As etapas do planejamento estratégico são simples mas exigem atenção: primeiro, é feito o levantamento de informações sobre a corporação, que fará com que você chegue a um diagnóstico. Então, é preciso ter em mente quais são as estratégias que serão usadas para chegar até o objetivo traçado. Um objetivo não pode ser vazio: é importante definir as metas e as métricas desse processo todo. Por fim, é definido um plano de ação, que será observado e analisado.

Fazer as perguntas corretas é parte do processo, e como exemplo de planejamento estratégico existem questionamentos indispensáveis. O primeiro é sobre a finalidade de existência da corporação que vai executar um planejamento estratégico. Depois de chegar a essa resposta, a ideia central é entender o status atual e o local onde quer chegar. Com essa definição em mãos, o último passo é entender quais as possibilidades disponíveis para alcançar, ou seja, medir as capacidades da organização em questão de colocar o plano de ação definido em prática. 

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