Empreender é uma atividade comum no Brasil. Em 2019, mais de 53 milhões de pessoas estavam em algum empreendimento, segundo pesquisa que avalia o nível nacional de atividade empreendedora, a GEM. Felizmente, existem diferentes tipos de empreendimento – o corporativo, social, digital e, o que é foco dessa leitura,  empreendedorismo musical.

Esse tipo de empreendimento exige estratégias específicas, muitas vezes, adotadas por artistas independentes que, com auxílio de um produtor musical, veem a música como oportunidade de negócio.

Tudo isso é pensado de forma estratégica, com foco em consolidar seus objetivos. Abaixo, uma lista com algumas dessas estratégias para você ficar por dentro dessa possibilidade de empreendimento!

O QUE É EMPREENDEDORISMO MUSICAL E QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DE SUCESSO

Produtor musical computador

Ouvir e produzir música é um costume comum em diversas culturas e, por isso, o empreendedorismo musical está presente no cotidiano das pessoas. Essa presença é marcada pela visão da música como uma forma de empreender, construir uma carreira sólida e buscar um empresário musical.

Esse profissional vai ser responsável pela gestão da carreira do artista e pelo auxílio na busca por estratégias de crescimento.

É claro, não existe um caminho infalível para o sucesso no empreendedorismo musical, mas ter um espírito empreendedor por natureza é essencial para aceitar correr certos riscos para trazer algo novo ao mercado, o que potencializa as chances de sucesso.

Pensando nisso, confira 5 estratégias que ajudam no sucesso de quem quer ser mais um nome na lista de músicos bem-sucedidos:

1. Torne o seu produto excelente em qualidade

Muitos empreendedores musicais iniciam sua busca por oportunidades ao mesmo tempo em que se aperfeiçoam no ramo. O custo para quem compõe as próprias músicas pode não ser tão alto, mas uma boa produção faz toda diferença. Nesse momento é essencial compreender o que faz um produtor musical e como ele pode te ajudar nessa etapa.

É preciso ter uma música de qualidade, que as pessoas queiram ouvir e adicionar à sua lista de reprodução, e somar esta à construção de um bom networking. Estes são bons primeiros passos, suficientes para que o produtor musical apenas faça seu trabalho: deixar a música pronta para o lançamento.

O produtor musical é o responsável ou supervisor de todo o processo e aperfeiçoamento da gravação do som e mixagem. Em resumo, o que você precisa fazer é uma boa música, de acordo com o público que deseja alcançar, e refinar sua rede de contatos para encontrar uma produção capaz de aperfeiçoar em questões técnicas.

2. Faça um marketing assertivo e sólido

A imagem de uma empresa pode influenciar na decisão de compra de seus produtos. Da mesma forma, a imagem de um artista influencia diretamente na decisão de consumir ou não seu conteúdo, no caso, sua música.

A divulgação da pessoa e do trabalho pode ser feita de diversas formas, mas poucas são realmente assertivas se forem feitas de modo aleatório. É preciso um planejamento definido para uma estratégia sólida de marketing.

O retorno da aplicação de uma estratégia estável de marketing é a conquista de um público disposto a te adicionar na lista dos seus favoritos em aplicativos de streaming de música. Esse alcance tende a crescer de acordo com o nível de estabilidade do marketing escolhido, o que é ótimo para os negócios.

3. Seja ativo nas redes para manter o seu público igualmente interessado em suas atividades

Estar ativo nas redes, atualmente, significa fazer a constante manutenção de uma certa relevância na mídia digital. Quanto mais você interage com as pessoas, mais engajamento suas redes passam a ter, e as chances de sucesso em seus próximos lançamentos aumentam de forma gradual.

A atividade não precisa estar somente ligada ao seu empreendimento, ou seja, você não precisa lançar novas músicas com uma frequência cada vez maior para ser considerado ativo. Existem outros tipos de conteúdo para produzir e inclusive expandir seu público.

Essa atividade pode ser definida como postar, regularmente, fotos de boa qualidade e vídeos curtos com conteúdo variado sobre seu próprio trabalho ou algum projeto em andamento. Também é importante participar de hashtags do seu ramo, compartilhar algumas ideias sobre situações atuais e interagir de modo geral com as pessoas, para continuarem interessadas no que você produz.

4. Trabalhe em conjunto com objetivos e metas racionais

Alguns artistas independentes chegam em um ponto em que percebem que não dá para fazer absolutamente tudo sozinho. Nessa hora, buscam por uma rede de apoio que sirva como uma base sólida para garantir a manutenção e sucesso do empreendimento.

Geralmente, uma equipe precisa ser composta pelo menos por empresário musical, produtor musical, diretor de marketing, designer gráfico, advogado e um contador.

Existem outros, a depender das metas e necessidades de cada artista. É claro que não são uma exigência no início, mas fazem parte da construção e consolidação de grandes carreiras musicais.

É importante, com uma equipe ou sozinho, que os planos e metas traçados sejam racionais, objetivos e diretos. Esse trabalho com profissionais qualificados somados a objetivos realistas reduz as chances de frustrações desnecessárias.

5. Trabalhe os pontos fortes e fracos e conheça o mercado que está inserido

Todo artista tem pontos que podem contribuir muito para o seu sucesso e outros que precisam melhorar para não serem tão prejudiciais. Esses sinais precisam ser trabalhados em total acordo com as necessidades e exigências da indústria musical.

Por exemplo, um artista que compõe as próprias músicas (um diferencial), precisa compreender como funciona o mercado quando se trata de registro musical, direitos autorais e plágio.

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INSPIRAÇÕES E REFERÊNCIAS DE EMPREENDEDORISMO MUSICAL 

Existem exemplos nacionais e internacionais de sucesso no empreendedorismo musical. Esses referenciais nem sempre são grandes pela fortuna acumulada, mas por sua capacidade de inovar no que fazem.

Um deles é o americano Jay Z, destaque inclusive por ter outros tipos de empreendimentos igualmente bem-sucedidos. Ele é rapper, produtor musical, compositor e empresário. Com isso, sua fortuna hoje é estimada em 1,4 bilhão de dólares (R$ 7,4 bilhões de reais), segundo a Forbes.

Como ele, é bastante comum que os artistas busquem outras formas de investimento e trabalho, se tornam versáteis e inovadores. O rapper brasileiro Emicida, por exemplo, considerado um dos artistas mais promissores do rap nacional da década de 2000, é cantor, compositor, escreveu livros infantis, possui uma marca de roupas e apresenta programas de TV.

É sempre importante estudar o que vai ou não funcionar antes de arriscar. Não é inteligente se inserir em ramos que não estão razoavelmente ligados aos seus objetivos profissionais. Por isso, a adoção das estratégias referidas e a busca por referências são bons primeiros passos para o empreendedorismo musical.