Conhecida por seus sapatos casuais e empreendedorismo social, a TOMS Shoes opera um modelo “One for One” (nome registrado pela empresa para descrever o seu próprio modelo de negócio). Ou seja, para cada par de sapatos TOMS vendido, um par de sapatos novos é doado a uma criança carente em parceria com organizações humanitárias.

Desde sua fundação em 2006, a empresa combinou cada par de sapatos comprados com um par doado para uma criança, fornecendo a mais de 95 milhões de calçados para crianças que precisam, para protegê-las contra lesões causadas por andar descalças, doenças infecciosas por meio de cortes nos pés, que algumas vezes as levam a morte. Além de ser excluído da escola por não ter sapatos, de acordo com o Relatório de Impacto de 2019 da empresa.

toms-shoes-alpargatas

A história da TOMS

Tudo começou quando o fundador da TOMS, Blake Mycoskie, viajou para a Argentina em 2006 para aprender a jogar pólo a cavalo e presenciou as dificuldades enfrentadas por setores desfavorecidos da sociedade ao ver crianças brincando descalças nas ruas e com baixíssimos recursos. Foi então que essa situação altamente mobilizadora resultou em uma proposta de negócio inovadora. 

Com sua experiência criando empresas (já havia criado 4 empresas diferentes) e vontade de ajudar, Blake criou um modelo de negócios onde o objetivo central era melhorar a vida das pessoas. Alejo Nitti, ex-jogador e instrutor de pólo que conheceu na Argentina, foi um dos únicos que acreditou no potencial do projeto e tornou-se sócio.

Depois de uma conversa, os dois novos sócios resolveram vender alpargatas, o típico calçado de lona usado por agricultores argentinos e usado também pelos jogadores de pólo, nos Estados Unidos. O produto teria um diferencial desde o design, que passaria a ser um produto de moda, até a sua comercialização, que teria um lado solidário. Assim, em um apartamento em Venice Beach, na Califórnia, nasceu Tomorrow Shoes (Sapatos do Amanhã, em portugês) – ou melhor, TOMS.

Blake voltou para sua casa na Califórnia com 250 pares de sapatos produzidos por  fabricantes de calçados argentinos, mas depois que um artigo foi publicado no Los Angeles Times, se tornou um sucesso e em sua primeira entrega de sapatos, em outubro de 2006, a empresa doou 10.000 pares para crianças na Argentina.

Uma missão solidária

toms-shoes-blake-criança

O modelo de negócio dos calçados TOMS foi aplicado a outros produtos e áreas de necessidade, incluindo o lançamento de óculos TOMS em 2011 e TOMS Roasting co., sua própria linha de café, em 2014. Para cumprir a promessa One for One, a compra desses produtos ajuda a melhorar a vida das pessoas necessitadas, ajudando a restaurar a visão, fornecendo óculos de grau e tratamento médico, e água potável respectivamente.

Em 2014, o fundo de investimento Bain Capital comprou 50% da empresa por mais de US$300 milhões. O cofundador argentino Alejo Nitti, optou por seguir com novos projetos e não é mais sócio, embora continue em contato com a Mycoskie.

Em 2015, a empresa lançou uma coleção de sacolas, a TOMS BAG COLLECTION, que ajuda a financiar o treinamento de parteiras qualificadas e kits de parto. A Toms também apoia instituições de caridade que trabalham na prevenção do bullying e iluminação solar e, em 2018, destinou US$5 milhões a organizações que trabalham para acabar com a violência armada.

Desde o seu lançamento, a TOMS fez parceria com inúmeras organizações, como UNICEF, Save the Children, Partners in Health, The Red Cross, Everytown, Faith in Action, March for Our Lives, entre outras.

A TOMS, com seus sapatos sustentáveis e responsabilidade social, já doou mais de 1 milhão de sapatos pelo mundo, ajudando crianças de países como Argentina, Peru, Guatemala, Etiópia, África do Sul, bem como crianças nos Estados Unidos. A Insider, da mesma forma, tem em seu DNA a preocupação ambiental e social. 

A Insider acredita que essas iniciativas são primordiais em uma marca sustentável, por isso também visa reduzir o impacto ao longo de toda a cadeia produtiva. Esse é o motivo pelo qual as Tech T-shirts são um produto carbono negativo! As emissões de carbono geradas durante a produção de cada camiseta são compensadas em dobro. A Insider não apenas polui menos, como também ajuda a despoluir o meio ambiente.

Além disso, mais de 80% do portfólio da marca é composto por fibras biodegradáveis, e 2/3 são produzidos a partir de fibra celulósica produzidas com madeira de reflorestamento com certificação FSC® e PEFC®, que versam sobre a origem natural e renovável da matéria prima. Os produtos também utilizam menos água em sua produção, e a marca contribui com causas e projetos em defesa dos animais

Conheça o portóflio da Insider e se surpreenda com peças minimalistas, atemporais e sustentáveis, perfeitas para o seu dia a dia ser mais funcional e tecnológico!