Ser uma marca sustentável é ser um agente transformador dos padrões tradicionais de produção e consumo. É inverter a perspectiva de exploração desenfreada de recursos naturais, para uma lógica em que se compensa o impacto gerado ao mesmo tempo em que se reduz. A Insider tem a sustentabilidade como um de seus principais pilares, e aliada à inovação, essa característica se torna parte da identidade da marca, impressa em produtos que têm como diferencial o fato de serem ecológicos.

A sustentabilidade passou a ser levada mais a sério pelos consumidores. É o que diz um estudo divulgado pela Institute for Business Value (IBM): Nove em cada 10 consumidores passaram a dar mais valor à sustentabilidade ambiental por causa da pandemia. Isso significa que tem mais gente se preocupando em adotar um consumo sustentável, e para que você faça parte dessa mudança positiva, a Insider separou algumas práticas que assumiu com foco em seguir sendo uma marca sustentável. Não deixe de conferir!

#PorCausaDasÁrvores

Marca sustentável

Em 21 de setembro é comemorado o dia da árvore. Essa data faz menção a importância que as árvores têm para a vida no planeta, sendo um grande patrimônio ambiental. A Insider leva a sério a necessidade de assumir uma postura responsável em relação à natureza e #PorCausaDasÁrvores toma iniciativas que fazem a diferença e vão na contramão da indústria tradicional da moda:

  • A seleção da matéria-prima que compõe os produtos é o primeiro passo: ²/³ dos produtos da Insider são feitos com viscose, modal e liocel. São fibras celulósicas, produzidas com madeira de reflorestamento. Você sabe o que são madeiras de reflorestamento? É bem simples: são uma alternativa para redução do desmatamento de árvores nativas, já que se utilizam madeiras de árvores que já são plantadas com finalidade de extração, preservando as demais!
  • As fibras celulósicas são biodegradáveis. Existe um cenário preocupante onde 60% de todas as roupas são descartadas pelos consumidores após apenas 1 ano de uso. Nesse contexto, produtos biodegradáveis ajudam a reduzir esse alto volume de resíduos. Eles se decompõem mais rápido após o descarte e podem ser absorvidos de forma mais rápida pela natureza, causando muito menos impacto ambiental.
  • Em um cenário onde a sustentabilidade se tornou mais relevante para os consumidores, uma marca sustentável precisa fugir de afirmações rasas sobre responsabilidade ambiental, como as estratégias de greenwashing, que se tornam cada vez mais comuns. Esse é o fenômeno da “maquiagem verde”, onde marcas oportunistas buscam ter a aparência de sustentáveis, sem comprovar suas ações na prática. A Insider usa matérias-primas com certificações internacionais como FSC® (manejo florestal responsável e em acordo com o combate ao desmatamento) e PEFC® (manuseio sustentável de florestas). Seus tecidos possuem o selo OEKO-TEX® (produto seguro e livre de substâncias nocivas) e as embalagens têm o selo eureciclo.

Marca sustentável de verdade: a T-shirt que é tech e ecológica 

Marca sustentável - Tech T-shirt

A máxima água é vida é inquestionável, na mesma medida em que desperdiçar vida não é tolerável. A Tech T-shirt é produzida com tecido modal, usa pelo menos 4 vezes menos água e emite 77% menos gases estufa que uma camiseta de algodão. Essa matéria-prima, além de ser benéfica para o meio ambiente, não é nociva às pessoas que trabalham nas florestas onde é produzida, porque não usam pesticidas.

Na prática, existe um ciclo que vale a pena conhecer: as árvores de reflorestamento são usadas para extração da celulose. A celulose é transformada em fibra celulósica (o modal), de onde são produzidos fios e, por fim, o tecido. Esse tecido é usado na fabricação de produtos como a Tech T-shirt.

Para finalizar esse processo de forma ambientalmente responsável, após anos de uso da peça, nas mais diversas ocasiões e sem perder a qualidade e cor – é uma peça tecnológica, funcional e versátil – o descarte pode ser feito com o bônus da biodegradação. O ciclo da celulose se repete de um modo que todo esse processo seja realmente sustentável!

Além do impacto reduzido ao longo de toda a cadeia produtiva, agora as Tech T-shirts também são um produto carbono negativo! Isso quer dizer que as emissões de carbono geradas durante a produção de cada camiseta são compensadas em dobro. Na prática, isso significa que a Insider não apenas polui menos, como também ajuda a despoluir o meio ambiente, à medida que contribui para uma atmosfera com menos gás carbônico.

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As árvores são usadas de forma responsável, ética e não prejudicial. Como uma riqueza natural indispensável à vida, seu potencial para tornar essa mesma vida ainda melhor e mais prática é alcançado, sem que isso custe saúde, bem-estar e equilíbrio ambiental. Esse compromisso com a natureza é restaurado em cada novo produto idealizado e pensado para tornar o seu dia a dia melhor de todas as formas possíveis. Tudo isso porque a Insider escolheu ser e se manter como marca sustentável #PorCausaDasÁrvores, com ações presentes que garantem um futuro melhor.