Você sabe o que é marketing pessoal ou já ouviu falar sobre esse conceito?
O marketing pessoal é uma estratégia de valorização das aptidões profissionais e particulares, como é o caso das habilidades comportamentais, com o fim de potencializar a promoção pessoal. Com um bom planejamento de marketing pessoal, fica mais fácil melhorar a imagem profissional, construir um bom networking, e para facilitar a própria contratação, se for o caso.
A Insider separou algumas informações sobre esse tipo de marketing, como dicas para fazer ou aperfeiçoar o seu. Para conferir, é só continuar essa leitura!
Por que é importante investir em marketing pessoal?
O primeiro tópico desse assunto é entender qual a importância do marketing pessoal.
A competitividade no mercado de trabalho já é praticamente um senso comum. Muito se fala sobre a necessidade de intensificar sua busca por qualificação, sobre ter um diferencial para se destacar entre os demais candidatos e a necessidade de se esforçar para encontrar um espaço próprio no mercado de trabalho.
Acontece que todas essas premissas, para serem efetivadas, passam por uma necessidade em comum: encontrar oportunidades. É preciso ter oportunidades para exercer suas qualificações ou aprender mais. É aí que o marketing pessoal entra como um conceito fundamental – você precisa estar totalmente preparado para aproveitar cada oportunidade que surgir, com o máximo de chances de conquistar a confiança do contratante.
Resumindo, é importante construir bases para que a própria imagem seja compatível com a de um profissional de qualidade e de confiança. Essa tarefa exige a construção de um bom marketing pessoal e profissional.
Em quais pontos o marketing pessoal toca?
Para saber como ser um bom profissional é necessário saber o que você busca e como quer ser encontrado. A construção desse tipo de marketing envolve a imagem que deseja repassar, quais experiências profissionais deseja dar ênfase, que tipo de vaga deseja ocupar e, analisando a sua própria área de atuação, quais aptidões e habilidades comportamentais um profissional deve ter para inspirar confiança.
Com essas informações básicas em mãos, já está pronto para explorar, criar e agregar valor utilizando suas aptidões pessoais de trabalho.
Criando seu marketing pessoal
Comece listando suas experiências, independentemente do tipo. Descreva sua qualificação dentro desse cenário, suas habilidades, as chamadas soft skills, principalmente as mais valorizadas no ramo em que atua. Depois, crie filtros que possibilitem a divisão entre as que merecem mais destaque, e as que serão características secundárias da sua promoção pessoal.
Com essas informações, dá para ser realista quanto ao seu nível de profissionalismo, definir novas metas de qualificação, se necessário, e conferir a sua adaptabilidade ao que se espera do mercado.
Essa visão realista também é uma boa forma de definir suas prioridades, valores, visão e pilares. Isso é muito importante para você buscar por empresas e projetos que estejam alinhados com o que você acredita e pratica.
Nesse ponto, você já sabe muito mais sobre que tipo de profissional é, quais as suas principais qualificações e habilidades, inclusive as de caráter subjetivo. Então, você pode utilizar a Matriz SWOT para concluir com a compreensão dos seus pontos fortes, fracos, oportunidades que merecem ser exploradas e as ameaças que podem surgir dentro desse contexto.
O autoconhecimento é fundamental para o marketing pessoal, afinal, seria impossível convencer efetivamente outras pessoas sobre algo que você sequer domina.
Hora de colocar em prática
Depois de estudar todos esses aspectos do seu próprio currículo profissional, é hora de transformar essas informações em fatos que colaborem para a sua promoção de diferentes formas.
Isso pode ser visto como a parte práticamarketing pessoal. É sempre adaptado à realidade que você vive no momento da busca por oportunidades. Por exemplo, o marketing pessoal de hoje pode não ser feito da mesma forma que há uma década atrás, porque não é uma ferramenta com práticas fixas.
A expansão do seu networking é uma dica importante. É uma das ações mais eficientes para treinar sua capacidade de comunicação profissional e manutenção de vínculos do mesmo tipo.
Uma das formas mais conhecidas de construir essa rede de trabalho é a rede social.
Hoje, as redes sociais têm um imenso poder de impulsionar sua atuação profissional. É importante estar presente nessas redes, para estrategicamente chegar até seu público alvo. É uma forma mais acessível de ganhar a atenção de quem tem potencial para te ajudar a crescer.
Dentro desse cenário de redes sociais, é importante manter uma imagem condizente com a do profissional que deseja ser. É hora de ser cauteloso em relação aos seus compartilhamentos e posicionamentos, para não existirem incoerências.
Outra dica é começar a aumentar sua experiência e destaque com projetos já prontos. Existem iniciativas e projetos em andamento, que podem ser uma oportunidade para seu desenvolvimento nessa área, e como resultado você pode ter a divulgação do seu trabalho e a inclusão de novas experiências em seu currículo.
Essas são algumas formas de prática de marketing pessoal, que podem te ajudar a construir uma ferramenta de promoção e destaque das suas qualificações e habilidades de uma forma mais sólida e efetiva.
Imagem profissional e marketing pessoal
É impossível separar o marketing pessoal da sua imagem. Estar vestido adequadamente, por exemplo, é um dos aspectos mais relevantes dessa estratégia, porque reforça a identidade que você deseja consolidar. A Insider é uma grande aliada das pessoas que buscam por peças essenciais para o dia a dia, mas com diferencial: funcionalidade, tecnologia e design minimalista.
São peças-chave no guarda-roupa de quem quer um visual clean com praticidade, conforto, sem abrir mão da beleza e originalidade, inseridas em cada detalhe dos produtos. Diferente das roupas comuns, as da Insider vão te deixar confiante na hora de construir sua imagem profissional, porque você está livre de preocupações e constrangimentos usuais como suor, odor, transparência, desbotamento e peeling.
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