Você já esteve em uma situação na qual o principal objetivo era falar sobre algo, de forma rápida, mas com eficiência para despertar interesse do seu ouvinte?

Ao longo da vida, muitos vão precisar promover algo (ou a si mesmo) na busca por oportunidades ou para despertar o interesse de alguém sobre algum projeto pessoal. É aí que o pitch entra, como uma técnica de apresentação rápida e direta!

E então, você já sabe como fazer um pitch? Confira e potencialize a sua forma de chamar a atenção para seu projeto, trabalho ou currículo ou habilidades em pouco tempo.

O que é pitch?

Antes de tudo, é preciso entender bem o que é pitch, para ficar mais claro para o que serve, como construir o seu e, finalmente, como usar. É a técnica que auxilia a agregar valor mesmo com pouco tempo disponível, sendo geralmente uma apresentação rápida, direta e que desperta interesse do ouvinte, com duração de até 5 minutos.

É importante que essa apresentação seja objetiva e clara, e revele as informações essenciais do que se quer apresentar. Além disso, também é preciso apontar o diferencial do que você trouxe – é uma das principais oportunidades para despertar o interesse no tempo limitado que está disponível.

Para que serve?

Sua serventia é simples: se em pouco tempo você precisar transmitir muito, então aplique o pitch como técnica para te ajudar a filtrar o essencial e destacar o diferencial. Isso torna esse tempo suficiente para que seu objetivo seja alcançado – contratação, aprovação de projeto, investimento, são inúmeras possibilidades. É como uma afirmação de que a saída para esses momentos é a comunicação eficiente.

Pitch é uma palavra em inglês que significa “arremesso”. Isso já diz muito sobre seu objetivo e forma de construção. Esse arremesso precisa ser rápido, técnico e precisa ter um alvo certo. Ele é uma ótima forma de promoção rápida e eficaz de uma ideia, projeto, currículo, e qualquer outra hipótese que necessite de aprovação ou investimento, por exemplo, de um terceiro, que será público alvo do seu pitch.

Na hora de construir, é importante considerar que, apesar de rápido, despertar a curiosidade é diferente de deixar com dúvidas. Você precisa fazer o seu ouvinte querer ouvir mais sobre sua ideia por se sentir atraído pela proposta, e não por estar com dúvidas, que pode gerar um efeito reverso de insegurança com o que você apresenta.

E como construir o seu próprio pitch?

Pitch

Com a definição e o objetivo em mente, tudo parece ideal, então resta apenas a dúvida sobre como fazer um pitch.

Primeiramente, essa apresentação pode ser somente verbal. Isso significa que sua apresentação pitch pode ser realizada em diferentes ambientes, onde quer que surja a oportunidade, o indivíduo, o público alvo ou um potencial investidor. É o caso do elevator pitch ou pitch de elevador, uma apresentação própria para ser feita tão rapidamente que caberia em uma conversa de elevador.

Essa possibilidade é visualmente menos formal, não conta com auxílio de nenhum material, mas ainda assim deve ser bem preparada, já que o improviso pode significar errar, se esquecer de um ponto importante ou se alongar demais na apresentação, o que não seria positivo.

Por outro lado, a técnica também ser aplicada com auxílio de slides, assim você fala e dá a oportunidade de o ouvinte visualizar o que você pretende e apresenta. É importante lembrar que os slides não podem fazer com que o tempo de apresentação seja maior, apenas servir para a melhor visualização do que está sendo proposto.

Existem diferentes tipos de pitch?

Outro ponto importante é que existem diferentes tipos de pitch. Os três mais conhecidos e utilizados são o one-sentence pitch, pitch deck e o já citado elevator pitch.

O primeiro, consiste em resumir o que deseja apresentar em uma única frase. Se quiser apresentar sua empresa, junte os seguintes elementos para elaborar o seu: nome, produto desenvolvido, qual problema é capaz de solucionar e, é claro, o diferencial da marca. Por exemplo: Insider Store, essenciais com tecnologia!

O já citado elevator pitch precisa ter até um minuto. É parecido com o resumo de uma única frase, mas vai um pouco além e acaba inserindo alguns elementos mais descritivos que podem ser interessantes para o ouvinte.

Por fim, o pitch deck ajuda a chamar ainda mais atenção da sua audiência, porque utiliza recursos visuais, como a apresentação de slides. É preciso manter a apresentação curta, já que deve durar até 5 minutos. É mais formal do que as demais, conta com mais recursos e mais tempo, e é uma boa opção quando você quer demonstrar o valor do seu projeto, trabalho ou iniciativa.

banner

Agora que já sabe o que é, para que serve, como construir o seu e os tipos de pitch, você já pensou em como ficariam suas ideias ou sua experiência de trabalho reduzidas aos pontos essenciais, contando com o diferencial do que você faz? Coloque em prática essa forma de entregar valor em pouco tempo, e não perca mais oportunidades por falta de prática para apresentações rápidas!