A moda é diversificada. É ela quem impulsiona e é impulsionada por diversos aspectos sociais (como padrões de comportamento, cultura, economia, política, etc). Com a indústria da moda funcionando a pleno vapor há séculos, a preocupação com a imagem ganha um novo significado nas relações humanas, e isso serve como um importante estímulo para o desenvolvimento de uma comunicação pautada em linguagem visual.

Você sabe como os elementos da linguagem visual estão presentes e ligados à moda e estilo? É o que você vai descobrir agora!

Linguagem visual no dia a dia e como expressam sua  identidade

Não é tão difícil compreender o que é linguagem visual. A linguagem visual é simplesmente um fenômeno que conduz alguém a um sentimento, sensação ou ideia no momento em que visualiza uma imagem, por exemplo.

Na prática, o design de moda utiliza a linguagem visual, por exemplo, ao compor uma criação nova. Ele é capaz de estruturar a experiência do sentir e pensar das pessoas que terão contato com aquela peça. É capaz de transmitir sentimentos e informações. É o mesmo que o artista faz ao criar uma nova obra, que com a comunicação visual pode contar uma história e conduzir à uma ideia.

Mas como isso acontece com tantas pessoas diferentes, com significados mentais diferentes, cada uma atribuindo ao que vê um determinado valor cultural?

Não é ao acaso. Existem elementos da linguagem visual que são os agentes responsáveis por tornar essa condução mental possível. Conhecer cada um deles vai te deixar mais perceptível ao mundo externo, à forma como operam na moda e estilo.

Os 10 elementos da linguagem visual 

Os elementos da linguagem visual são a substância daquilo que se vê. 

Parece um pouco abstrato? Pense por esse lado: aquilo que você enxerga, de maneira geral, é apenas uma superfície, em um primeiro momento. Essa superfície, se você reparar os elementos que a compõem, é mais complexa, capaz de gerar efeitos – é a substância daquilo que, em um primeiro momento, você viu.

Ficou claro, mas ainda dá para melhorar a compreensão? Na prática, esses elementos são os seguintes:

O ponto: 

O ponto é uma unidade natural. Ele está por toda a natureza, é simples e reduzido. Ao visualizar um ponto, ou a junção de vários, pode se construir das mais simples às mais complexas formas. Quanto mais próximos, maior o direcionamento que dão aos olhos, aos quais exercem uma espécie de atração visual.

A linha:

Já que foi mencionado o poder que a junção de vários pontos tem, se chega até a linha: é a união tão próxima de pontos entre si, que sequer podem ser diferenciados. É como se os pontos se movimentassem a partir de então, se tornassem fluídos, lineares, abandonassem o comportamento estático de antes.

As linhas são muito importantes, é preciso destacar. É com elas que se possibilita, dentre tantas coisas, a escrita, a incrível tecnologia de comunicação que utiliza sinais para expressar ideias humanas.

Ela não é natural como o ponto. Ao contrário, é totalmente artificial, um modo criado para se expressar que assume várias formas e características: pode ser uma linha delicada, rude, reta, sinuosa, nítida, densa, etc.

Tom: 

O tom tem mais a ver com a luz. Ou melhor, à forma como a luz é vista sobre as coisas. É um complemento à linha para a criação de uma aparência de realidade. Já que o mundo é dimensional, o tom é útil para expressar essa dimensão.

A forma

A forma tem um conceito mais intuitivo: junção de linhas. Com a aproximação certa de linhas você consegue chegar a formas básicas como quadrado ou círculo. Existem formas na natureza e existem formas criadas pelas pessoas humanas.

Esse é um ponto em que dá para destacar o design de moda: as roupas sempre partem de alguma forma. Veja o trabalho que um estilista faz. Depois, o modelista, que confecciona a peça de acordo com o desenho feito. É tudo a partir da forma.

Linguagem visual forma

A direção:

A comunicação visual é totalmente influenciada pela direção. A direção conduz a sentidos – horizontal, vertical, curva. Elas podem ter significados como equilíbrio, instabilidade, fluidez.

A direção é uma das grandes influências da forma de se vestir. Basta olhar para situações em que, por exemplo, a linha horizontal é indicada (ou não recomendada) porque tende a criar uma ilusão de largura.

A cor: 

Linguagem visual cor

A psicologia das cores já cumpre o papel de mostrar a influência destas sobre às emoções das pessoas. Tem significados pessoais, coletivos, simbólicos, sentimentais, a lista é imensa. A moda é tão próxima da cor, que as cores se tornam um dos elementos mais perceptíveis – existe a cor da temporada, cores da estação, cores atemporais. As cores sempre estão lá!

A textura:

O tato se destaca dos demais sentidos por, de um modo geral, estar presente em todas as regiões da pele. Mas e na linguagem visual? É aí que entra a textura. Ela é uma remodelação do que se entende como tato. É com ela que se consegue aplicar efeitos em tecidos ou idealizar estampas, por exemplo.

A dimensão: 

A dimensão está presente no dia a dia. Para reprodução via comunicação visual, geralmente se usa a ilusão. Mas com a dimensão, basta imaginar uma escultura. A dimensão real está lá presente, dominando o que seus olhos veem ali? Se tem um volume correspondente à realidade em sua totalidade. Essa é a dimensão!

A escala: 

O papel da escala é muito importante para a linguagem visual. É com a escala que você consegue visualizar, por exemplo, que existe, de fato, um dualismo entre as coisas e os objetos. Eles estão ligados, relacionados entre si. A escala mostra que o grande só existe se o pequeno existir também. E que tudo isso depende de pontos de vista.

banner

E, por último, o movimento:

O movimento impressiona o ser humano. E esse fenômeno que tanto impressiona está, na linguagem visual, presente nos olhos daquele que o vê. É uma ilusão provocada, uma tentativa com sucesso de manter um objeto, visto pelo olho humano, na retina, mesmo que por uma fracção de segundo após a sua percepção.

Esses são elementos que compõem a linguagem visual. Eles participam o tempo todo do cotidiano, como uma forma de se comunicar.

Você usa a linguagem visual quando escolhe usar determinada cor porque acredita ter mais a ver com seu estilo, e na hora de escolher as roupas e acessórios que vão compor seu look do dia, por exemplo, já que são momentos em que busca formas de se comunicar através dessas escolhas, é uma forma de expressão coletiva e muito presente!