Em um mundo cada vez mais conectado, o empreendedorismo digital tem conquistado mais espaço e despertado a atenção de quem acompanha as movimentações do mercado. Você sabe o que é, porque tem sido preferência de muitos e quais são suas principais vantagens e desafios? A Insider separou um conteúdo com todas essas informações para você entender melhor. Confira!

O que é empreendedorismo digital?

Os empreendedores são pessoas que buscam investir, em sua maioria, em inovações para o mercado, criando novos negócios. E o processo de idealizar e colocar em prática a criação de inovações, produtos ou serviços, composto por etapas coordenadas, é chamado de empreendedorismo. É por isso que, de uma forma bem simples, para saber o que é empreendedorismo digital você só precisa ter em mente que é o processo de criar negócios usando os meios digitais. Nessa modalidade, a tecnologia que tem grande influência na economia se torna uma aliada da pessoa que está buscando sucesso em seus negócios.

Quais são reais vantagens de ter um negócio online?

Empreendedorismo digital

Muitos celulares hoje em dia disponibilizam um relatório de tempo de uso. Você passa a ter acesso (e talvez mais controle) sobre quanto tempo você passa em frente a tela, considerando apenas o celular. Os números variam de acordo com cada pessoa, rotina, idade, estilo de vida e individualidades semelhantes, mas o fato é que cada vez mais as pessoas passam tempo conectadas: 82,7% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet até 2019, segundo o IBGE.

É por isso que o empreendedorismo digital se mostra vantajoso, já que está na internet, algo que a maioria das pessoas no país acessa de dentro de casa. Por isso, se cria um ambiente propício para a divulgação e promoção de produtos variados.

Iniciar um negócio pela internet também representa uma vantagem importante: o investimento necessário para tirar os planos do papel é muito menor. E mesmo assim, ainda pode alcançar pessoas de diferentes idades e localidades.

Outra vantagem que ficou em ênfase durante o período de isolamento social é a possibilidade de ter mais tempo disponível para cuidar de afazeres pessoais ao trabalhar online. Isso porque você economiza o tempo gasto para ir até o local de trabalho, por exemplo, e está em um ambiente onde outros tipos de atividades podem ser desenvolvidas logo após o expediente, sem a necessidade de locomoção. 

É fácil ter um empreendimento online?

O blog da Insider aborda o empreendedorismo sob diversos aspectos, trazendo lições e reflexões de pensadores que são referência no ramo, como Steve Blank e Peter Thiel. O ponto em comum entre as reflexões de quem entende do assunto é a inexistência de uma fórmula mágica para empreender e ter sucesso. 

Dessa forma, o empreendedorismo digital também não vai ser uma tarefa fácil. Então, se nesse momento sua dúvida é como ser empreendedor digital, a resposta mais adequada seria apontar para as boas práticas que podem ser aplicadas para potencializar as chances.

Uma delas é o planejamento do que se pretende fazer, com avaliação de riscos e oportunidades, por exemplo. Também é preciso estudar e se atualizar constantemente, em especial sobre o comportamento de consumo das pessoas. Se capacitar é uma estratégia que só tem pontos positivos. Aprender com quem já sabe e obteve sucesso no que fez é sempre uma boa ideia, e isso pode ser feito através de cursos e leitura de obras que são referência no ramo em que deseja atuar e no empreendedorismo de um modo geral. 

Dentre os desafios, é possível listar a alta competitividade pela atenção dos potenciais clientes. Não é porque a internet é acessível a muitos que publicar e divulgar lá vai ser algo simples. Você concorre com outros inúmeros empreendedores digitais, inclusive com objetivos bem semelhantes aos seus. Inovar também é um desafio em um cenário tão conectado e de constantes evoluções.

banner

Empreendedorismo digital | Insider Store

A Insider é uma marca exemplo de empreendedorismo digital. Criada com a missão de facilitar a vida das pessoas através de roupas tecnológicas e funcionais, nasce no meio digital a partir da identificação de uma necessidade não atendida de forma eficiente pelo mercado. A metodologia do design thinking e a tecnologia têxtil foram aliadas essenciais para a criação de uma marca que soluciona problemas com soluções sustentáveis, duráveis e tecnológicas. 

As marcas que se caracterizam dessa forma – marcas nativas digitais estruturadas verticalmente – são conhecidas também como DNVB. No caso da Insider, isso se reflete desde a concepção do produto até a entrega ao consumidor final, que é feita de forma menos  burocrática, sem dezenas de intermediários, que gera encarecimento do valor final e redução da qualidade.

Conheça o portfólio da Insider, com roupas casuais femininas e masculinas, uma linha completa de underwear, roupas esportivas e acessórios!