O empreendedorismo tem sido visto, ensinado e aprendido através de diversos olhares. Peter Thiel não fica de fora e traz uma visão inovadora, descrita no livro De zero a um. Esse best seller surgiu das anotações de aprendizados e notas que o aluno Blake Masters fez durante o curso sobre empreendedorismo, dado pelo próprio investidor. Se você tem alguma dúvida sobre como empreender, esse é um ótimo conteúdo para aprender as lições de Peter Thiel sobre como ir de zero a um. Confira!

Ir de zero a um é sobre empreendedorismo e inovação

Inovar é o desejo de uma maioria esmagadora de empreendedores, porque a inovação é a chave de muitos negócios de sucesso. Acontece que não existe fórmula mágica para empreender, e Peter Thiel explica que um dos motivos é justamente o fato de que a inovação é o que traz resultados surpreendentes para o negócio, então não há fórmula no mundo capaz de prever exatamente o caminho a ser seguido. 

Cada inovação tem seu próprio contexto de criação, seu tempo, suas regras, público alvo e mercado, então seria impossível criar um padrão aplicável a todos os empreendimentos.

Já que não existe fórmula mágica para empreender, Thiel resolve se dedicar a mudar a forma como as pessoas enxergam as inovações, e é aí que surgem suas principais lições, exploradas logo abaixo.

Crescimento horizontal X crescimento vertical 

Existem formas diferentes de inovar e criar algo novo. Peter Thiel diferencia o crescimento horizontal do crescimento vertical, e essa diferenciação faz bastante sentido e ajuda na compreensão do porquê é importante pensar em ir de zero a um.

O crescimento horizontal significa o investimento de tempo e recursos em algo que já existe. Você explora as possibilidades de melhorias em um mercado já criado, que consequentemente já tem concorrência. O crescimento horizontal é ir de “1 a n”.

Já o crescimento vertical funciona de maneira diferente. Nele, a ideia é criar algo totalmente novo. A palavra inovar é levada ao pé da letra, e o indivíduo pensa de forma crítica sobre a realidade de hoje. A provocação feita pelo autor, que estimula esse tipo de crescimento é: qual crença popular você discorda e por quê?

Você é capaz de formular essa resposta? Para ele, as pessoas que responderem sim são as que têm mais chances de criar algo novo – e de sucesso. Pensar no que já existe e está consolidado como algo que funciona e é suficiente, mas de maneira crítica e buscando alternativas de melhorias, é um caminho rumo à inovação. Pensar em criar algo novo é ir de zero a um.

3 lições sobre inovação

De zero a um

As ideias de inovação de Peter Thiel são um sucesso. A Insider separou três das que possuem maior destaque para você compreender a filosofia por trás dos conceitos que o autor demonstra em sua obra De zero a um.

Inovar é investir em algo que os concorrentes não vão conseguir copiar

A inovação não fica somente no primeiro passo. Criar algo novo é incrível, mas é preciso garantir que o que você criou está anos-luz à frente do que seu concorrente pode pensar em criar para copiar. 

Um ótimo exemplo é o que a Apple fez com os smartphones em meados de 2007, ao introduzir no mercado a tela sensível ao toque e uma forma de baixar arquivos. Os demais celulares estavam muito atrás dessa inovação, e quem estava a um passo à frente (Apple) ainda hoje, em 2022, é a empresa mais valiosa do mundo.

Inovar é diferente de copiar algo que deu certo

Da mesma forma que você deve buscar a criação de algo que não vai ser possível copiar com tanta facilidade, inovar não é copiar algo que já existe. Uma das lições do livro é que se existir um “próximo Mark Zuckerberg”, essa pessoa não criaria uma rede social, por exemplo, porque isso não seria nem um pouco inovador. Esses nomes de sucesso que hoje são conhecidos tiveram resultados tão positivos justamente porque criaram algo que ainda não existia.

Inovar exige conhecimento sobre venda

Outra lição importante do livro é que os produtos inovadores são essenciais, mas não são nada sozinhos. Seu sucesso depende da criação de um mercado favorável, e isso inclui saber vender. É inútil criar um bom produto inovador se não for oferecido da maneira correta aos consumidores.

Inclusive, para Peter Thiel o monopólio não é algo negativo como algumas pessoas pensam, já que significaria, na prática, que alguém está fazendo algo muito melhor, a ponto de não sobrar espaço para a concorrência. Ele explica que seria bom para o consumidor, que recebe o melhor, e para o proprietário, que tem a segurança de oferecer o melhor. 

O exemplo citado é a Google, que monopoliza os mecanismos de busca por, segundo ele, ser a melhor. Os usuários recebem nas mãos um serviço de qualidade e para a concorrência só resta o impulso para progredir e expulsar o dominante, o que também não seria negativo.

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Ir de “0 a 1” é mais importante do que ir de “1 a n”

De zero a um traz lições importantes sobre empreendedorismo, inovação e trabalho. As projeções do autor são claras no sentido de que nada vai vir através de uma fórmula mágica e fácil, são necessários anos de trabalho e investimento de tempo e recursos. A questão central é que ir de zero a um é mais importante do que ir de “1 a n”. Inovar é potencializar suas chances de explorar um mercado novo com altas margens de lucro e baixa concorrência.Confira mais conteúdos sobre empreendedorismo e personalidades como Peter Thiel no Blog da Insider!