Sempre que uma ideia nova (ou um projeto) precisa sair do papel, as pessoas responsáveis por colocar em prática lidam com um problema em comum: as variabilidades. Muitas vezes, existe uma grande diferença entre as expectativas criadas e o que é alcançado, e é sobre essa variabilidade que a metodologia six sigma atua. 

O objetivo desse método é justamente reduzir essa possibilidade de surgirem inúmeras variáveis e alcançar resultados melhores. Quer saber como isso funciona? Continue lendo para entender o que é e como é colocada em prática.

Antes de tudo, o que é “sigma”?

Sigma é uma letra do alfabeto grego (Σ) e  uma medida de variação usada em estatística. No contexto da metodologia six sigma, ela se torna um elemento do mundo corporativo, que diz qual é a taxa de desperdício de processos, operações e transações. Em outras palavras, o sigma representa quanto do total de operações e transações é feito de maneira a usar mais recursos do que o mínimo necessário para satisfazer o consumidor final (cliente). 

Para ilustrar melhor: funciona como uma proporção de qualidade: 1 sigma é o pior nível, e 6 sigma é o melhor. Corporações 1 sigma tem defeitos em muitos produtos, e não satisfazem seus clientes por não ter tanta qualidade agregada ao produto, além de arcar com os custos do desperdício que esse processo gera. As que são 6 sigma, no entanto, tem um índice de qualidade altíssimo e, segundo a metodologia, teriam 3 defeitos em um milhão.

Como começou o Six Sigma?

Para entender o que é six sigma você precisa saber que existe um contexto histórico por trás da busca por melhorias, e um de seus marcos iniciais foi o feito de Eli Whitney, em 1798. Esse engenheiro e inventor buscava suprir a necessidade de coerência e diagnosticar eventuais defeitos em produtos, o que tinha impacto direto na qualidade que era empregada em cada um deles. É interessante pensar que há tantos anos a busca por mais qualidade já não era apenas uma projeção, ao contrário, existiam estratégias traçadas para alcançar o resultado!

Além dele, ao longo da história, outros momentos fizeram com que essa busca se consolidasse. Mesmo assim, outro ponto de partida para a compreensão do método six sigma está por trás do significado da filosofia kaizen, uma palavra de origem japonesa onde Kai significa mudança enquanto Zen representa bondade. Em uma tradução menos literal, pode ser entendida como a mudança para melhor, por isso é constantemente associada à ideia de melhoria contínua.

Melhoria contínua e Six Sigma

Existia um contexto pós Segunda Guerra Mundial e o método kaizen foi idealizado pelos japoneses nesse cenário. Isso explica parte de seu objetivo: líderes japoneses queriam se restabelecer no mercado internacional, e a melhoria contínua de processos e qualidade, por exemplo, aparece como um caminho promissor. A descoberta não foi de uma hora para outra, foram necessários estudos e pesquisas sobre o alcance de melhorias, contando com uma bagagem histórica gigantesca.

Acontece que, se aperfeiçoar é o objetivo de todo líder visionário, o que os separa dos demais é a capacidade de criar e/ou aplicar métodos sofisticados de alcance dessa mudança contínua e para melhor. O kaizen demonstra que pequenas melhorias ao longo dos dias de trabalho significam grandes melhorias a longo prazo. 

Já o alcance desses grandes saltos passa por ferramentas como o six sigma, que reduz as variabilidades e aumenta as chances de sucesso. É por isso que,anos depois, na década de 80, essa metodologia foi utilizada pela Motorola, que queria produzir itens com mais qualidade e com apelo competitivo.

Como se tornou popular?

Como várias ideias que surgiram e se provaram eficientes, o six sigma passou a ser usado em várias partes do mundo, por empresas e pessoas. Mas foi Jack Welch um dos principais responsáveis por sua popularização, já que implementou na grande corporação onde ele atuava como CEO, a General Eletrics. Com os resultados demonstrados, a metodologia ganhou mais adeptos e se tornou popular no mundo corporativo.

E como funciona na prática?

Six sigma

Na prática, o six sigma ou seis sigma entra em funcionamento com a colocação de metas, que serão alcançadas por meio de ações e projetos com essa finalidade. Isso também significa que todas as pessoas envolvidas em uma corporação, por exemplo, devem estar conscientes de seu papel nessa mudança, para que atuem de acordo com o que esse papel exige e propõe. É o pressuposto do lean six sigma: uma equipe colaborativa por trás da melhoria de desempenho geral.

Para colocar essa metodologia em prática, é preciso usar a estratégia DMAIC, uma sigla para definir (D), mensurar (M), analisar (A), implementar (I) e controlar (c). Essas 5 palavras são roteiros para uma atuação de sucesso em projetos. Busca a melhoria contínua através da compreensão geral de vários aspectos do problema, dividindo a sua solução nessas 5 etapas.

Essas etapas ajudam a tornar os processos muito mais eficientes, identificar gargalos, reduzir custos, mas sem retirar investimentos de aspectos que melhoram a satisfação do cliente, objetivo de todo esse ciclo.

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Melhoria contínua através da tecnologia no seu dia a dia | Insider Store

O six sigma evoluiu muito desde o seu surgimento até os dias de hoje. Uma das palavras-chave dessa evolução é a tecnologia, com ela é cada vez mais possível implementar melhorias em produtos, processos e serviços já consolidados. É por isso que a tecnologia é um pilar da Insider, um guia responsável por impulsionar a criação de produtos essenciais que, com tecnologia, se tornam funcionais e facilitam a sua vida. 

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