Quantas vezes você encontrou um problema difícil de lidar no trabalho? Existem problemas que mobilizam toda uma equipe em busca de resoluções, mas o que nem sempre fica tão claro para estes é a causa. Todos os problemas tem uma “causa-chave” e essa origem costuma não ficar clara para todos no primeiro momento, o que pode ser bem prejudicial. Conheça os 5 porquês, a técnica simples e direta que impulsiona a resolução assertiva de problemas!

O que é e como surgem os 5 porquês?

O cenário do final da década de 70 era o de busca por melhoria na qualidade dos produtos e serviços, em especial no Japão, que intensificou essa procura pós Segunda Guerra Mundial. A diferença da concepção norte-americana de qualidade era visível. Esta era baseada em um controle de qualidade feito por especialistas. Eles apontavam pontos fracos, fortes e oportunidades de melhoria, por exemplo.

Por outro lado, as empresas japonesas caminhavam rumo a uma qualidade que fosse buscada e alcançada de forma coletiva, onde colaboradores e líderes tentavam atingir patamares cada vez maiores de qualidade. Todos os setores deviam trabalhar em prol do aumento do padrão de qualidade, cada um com suas atribuições e diferentes níveis hierárquicos.

A Toyota então criou os cinco porquês como uma técnica que, ao descobrir a real causa de um determinado problema, também possibilita a sua resolução definitiva, o que representa também um avanço em qualidade. Isso porque encontrar a causa-chave é diferente de viver tratando os sintomas com soluções paliativas que geram custos e desperdício de tempo e mão de obra. 

Quais são os 5 porquês e quando usar?

Os 5 porquês

Agora que você já sabe o que é a técnica dos cinco porquês, é hora de entender quais são e como essa metodologia funciona na prática. Ela pode ser entendida como o questionamento sobre o porquê por 5 vezes seguidas – é a receita para chegar a raiz do problema. Saber quando é hora de utilizar essa técnica também é fundamental: naqueles momentos em que você se depara com problemas recorrentes. O mesmo problema tem surgido várias vezes, mesmo com as tentativas de solucionar? Isso significa que você provavelmente ainda não chegou (ou solucionou) a raiz do problema.

Por exemplo, imagine que o problema em questão é um atraso na entrega de produtos. Inicialmente, o diagnóstico inicial tende a ser um problema na logística. Responsabilizar transportadores seria o primeiro movimento de quem não aplica essa técnica. No entanto, os 5 porquês explicam uma perspectiva diferente: questione o porquê por 5 vezes seguidas.

Por que os produtos estão sendo entregues com atraso? 

É nessa hora que vai haver a conferência do prazo de postagem. Suponha que esse prazo foi estourado, e o produto foi postado depois do que seria necessário para efetuar a entrega em tempo hábil.

Por que a postagem não ocorreu com respeito ao prazo?

Se os questionamentos se limitarem a esse ponto, a postagem vai ser o único problema diagnosticado. Entretanto, nesse caso, a postagem foi feita fora do prazo porque os produtos demoraram mais do que o esperado para serem produzidos.

Por que a produção não ocorreu com respeito ao prazo?

A produção pode ser feita por pessoas ou por máquinas, de qualquer modo, se o diagnóstico parasse no terceito porquê, a resposta ainda não seria completa e satisfatória. No caso, a produção não ocorreu no prazo porque os fornecedores estavam sem matéria-prima suficiente para entregar para a confecção.

Por que os fornecedores estavam sem materiais disponíveis?

Você pode simplesmente pensar que o fornecedor não é mais capaz de atender a sua demanda e mudar para outro, ou então usar os 5 porquês para ir além. Os materiais não estavam disponíveis porque foram solicitados em cima da hora.

Por que os materiais foram solicitados em cima da hora?

Esse é o último questionamento, e o que vai levar à causa-chave. Os materiais foram solicitados em cima da hora porque o estoque não foi gerido conforme a demanda. 

Com isso, os 5 porquês fazem concluir que, ao invés de um problema logístico, você tem um problema de gestão de estoque. Assim, consegue cuidar da questão sem medidas paliativas, mas encontrar uma solução mais assertiva e baseada nessa concepção geral do problema!

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Resolução de problemas | Insider Store

Os 5 porquês representam a forma como as pessoas sempre buscaram resolver seus problemas e tornar tudo mais fácil, prático e qualitativo. Essa concepção não está longe da missão da Insider, que é facilitar a vida das pessoas por meio de soluções tecnológicas. Não só os seus problemas que surgem em um contexto profissional carecem de alternativas que os solucionam, mas aqueles que aparecem no dia a dia também exigem uma atenção especial. São necessidades que, se negligenciadas por muito tempo, se tornam em grandes problemas.

A Insider usou a metodologia design thinking para entender quais eram as necessidades e dores que as pessoas sentiam ao usar produtos essenciais, mas que carecem de funcionalidade e, portanto, sacrificam o conforto e a praticidade. 

O resultado foi a confecção de peças como camisetas e undershirts anti suor e anti odor; camisetas com proteção solar UV50+; ambas que não desbotam e não precisam ser passadas. Dentre as peças um destaque merecido são os casacos e camisetas com regulação térmica, que permitem o uso durante um dia inteiro, ainda que neste dia o seu corpo passe por oscilações de temperatura, já que as peças possuem regulação térmica.

Como a sustentabilidade é um pilar, todas essas peças são feitas com tecidos ecológicos, com pegada de carbono reduzida e baixo consumo de água. Dentre estes também se destacam os biodegradáveis.

Conheça mais produtos Insider que vão de encontro às demandas do seu dia a dia, de um jeito que possibilita uma rotina mais tranquila, sem preocupações excessivas e desnecessárias!