A empatia é um dos sentimentos mais valorizados. Ter empatia é tão importante para a construção de bons relacionamentos interpessoais que tem se tornado uma verdadeira habilidade comportamental. O mapa da empatia é a ferramenta usada para tornar o desenvolvimento desse sentimento em algo mais racional e tangível, capaz de ser acessado por quem deseja usar isso para ter sucesso na hora de lidar com pessoas.

O que você acha de entender mais sobre essa ferramenta e suas possibilidades? Esse post é exclusivamente sobre isso, tire suas dúvidas!

O que é mapa da empatia?

mapa da empatia
Tradução: Mapa da empatia – Fala | Pensa | Faz | Sente

Dizem que coisas valiosas precisam ser buscadas e encontradas. Mas será que é realmente necessário recorrer a soluções mirabolantes? Nada melhor do que receber um mapa para te mostrar o caminho!

Com um nome que entrega seu sentido, o mapa da empatia é uma ferramenta bem simples, que tem objetivo de ser bastante intuitiva e visual. Ele guia profissionais na busca por uma forma de entender o outro – nesse caso, um potencial cliente. Foge da lógica da obviedade das perguntas e respostas, ao mesmo tempo em que mantém a simplicidade. 

Diferentemente de algumas ferramentas populares, ele não usa uma base de dados complexos que foram colhidos e filtrados, ao contrário, usa apenas o comportamento de quem ocupa esse lugar de outro. Sendo comportamental, é o recurso ideal para entender melhor o que se passa na cabeça da outra pessoa, quais são suas expectativas, pensamentos e necessidades. É uma ótima forma de entender um público-alvo, por exemplo, por isso é tão usada por profissionais de áreas como o marketing.

Como funciona o mapa da empatia?

mapa da empatia

Agora que você já sabe o que é mapa da empatia, é hora de entender como funciona, quando usar e quais são suas vantagens. Ele funciona como um leitor comportamental que te ajuda a, metaforicamente, entrar na mente do outro. Para quem usa de forma profissional, é uma maneira assertiva de ouvir necessidades e entregar soluções!

Ele serve para, de certa forma, entregar exatamente o que a outra pessoa quer. A empatia não é a compreensão emocional e/ou cognitiva do outro? Então, depois de alcançar esse entendimento, ele é replicado em forma de um produto ou serviço que traz exatamente o que está sendo desejado.

Para isso acontecer, é preciso entender quem ocupa a posição de outro. Então, é necessário traçar um perfil e os sentimentos que carrega. É hora de tirar as suas ideias de empatia da perspectiva emocional e transformar em material. Assim, o profissional que usa o mapa da empatia vai detalhar o perfil do seu cliente, com cada uma das suas particularidades, e exercitar a compreensão.

Criando o mapa da empatia

mapa da empatia

Para dar exemplos de mapa de empatia, é válido falar sobre como ele costuma ser feito: desenhos em quadros ou cadernos, com caneta ou post its.  É preciso preencher nome, idade e a parte mais importante: os quadrantes dos sentimentos. Ao todo, são 6 perguntas que te fazem pensar como o outro:

  • O que pensa e sente: (autocompreensão, metas, sonhos, objetivos, preocupações)
  • O que ouve: (meios de comunicação que consome, influências, preferências)
  • O que vê:  (visão de mundo, relações, rotina).
  • O que fala e faz (comportamentos, ações, posicionamentos)

Por último, é preciso adicionar:

  • Quais são as dores? (potenciais medos e obstáculos)
  • Quais são as necessidades? (como surpreender essa persona e atender ao que foi colocado como necessidade? de um modo geral, como resolver seu problema?)

Respondendo essas perguntas, o seu mapa da empatia está pronto. E, para responder, você vai precisar estudar o comportamento do outro (para profissionais, o comportamento do seu cliente). A ideia é identificar a figura, que vai representar pessoas verdadeiras. Existem ferramentas como “geradores de persona” que te ajudam nessa etapa! É claro, você precisa de pelo menos algum alvo (público ou grupo de pessoas específicas). Defina seu alvo, faça as perguntas certas e utilize um brainstorming, por exemplo, para chegar até as respostas!

Esse tipo de mapa é usado por empresas e profissionais para chegar em um perfil de cliente ideal, para que seja possível oferecer produtos e serviços cada vez mais personalizados e de acordo com o que cada indivíduo definido como público espera. 

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Mapa da empatia: Suas necessidades X Produtos Insider

Não é possível falar sobre atender necessidades sem mencionar a utilidade que cada produto Insider tem. Eles são idealizados com atenção a cada detalhe, a fim de compreender exatamente o que você precisa para ter dias melhores. Mapeando necessidades com empatia, os resultados surpreendem positivamente, criando um portfólio totalmente diferenciado em relação às marcas comuns.

Para atender às necessidades com excelência, o DNA Insider é impresso em cada produto. a Tech T-shirt, um produto carbono negativo, é a camiseta que não pode faltar no guarda-roupa da pessoa que precisa de praticidade e qualidade, e não quer sacrificar o estilo e a autenticidade para alcançar isso. O Boxy Cropped chega de encontro às exigências de versatilidade e durabilidade na medida certa. O Heavy Hodie é o clássico com design especial, que somado à tecnologia atende às expectativas das pessoas modernas e estilosas.

Como a missão da Insider é facilitar a sua vida através de produtos funcionais e tecnológicos, você pode sempre contar com peças que vão te ajudar a viver de forma mais leve e descomplicada. O mapa da empatia é somente um exemplo das ferramentas que são apresentadas no blog da marca, a fim de te manter informado sobre várias possibilidades de melhorias pessoais e profissionais. Que tal conferir as categorias do blog e somar conhecimento em momentos comuns do dia?