A preocupação com produções equilibradas e que preservam o meio ambiente aumenta cada vez mais. Aliadas a isso, práticas como o greenwashing, que quer dizer “lavagem verde” ou “maquiagem verde” em português, também são aplicadas com mais frequência. 

Para explicar o que é greenwashing, para que isso serve e como identificar, a Insider preparou este conteúdo. A seguir, você também confere formas simples de evitar esse tipo de ação. 

O que é greenwashing?

Para entender o que significa greenwashing, é importante saber que essa estratégia de marketing verde é caracterizada pela promoção de produtos e serviços em campanhas publicitárias, discursos ou informações que indicam responsabilidade ambiental apenas superficialmente. 

O objetivo da chamada “maquiagem verde” é simples: atrair mais consumidores com o discurso de que uma empresa é sustentável. Isso é feito com a motivação de aproveitar de consumidores responsáveis, mesmo que a informação não seja verdadeira.  

Os negócios que adotam greenwashing como estratégia são falsamente associados a causas de proteção ambiental ou animal, sem adotar nenhuma medida verdadeira para isso. 

4 formas de identificar greenwashing  

greenwashing

Então, como identificar greenwashing? Já que essa estratégia pode ser aplicada de forma sutil ou intensa, é preciso entender as principais ações usadas pelas marcas. A Insider separou quatro condutas questionáveis.

Desconfie de informações rasas

Tome cuidado com marcas que indicam ser “amigas do meio ambiente” nos rótulos dos produtos, mas não possuem informações de como isso acontece. Nesse caso, busque dados das ações sustentáveis na prática. Assim, é possível saber se as empresas estão realmente preocupadas com questões animais e ambientais. 

Outra situação bastante comum é quando as marcas incluem uma informação que indica menor impacto ambiental no rótulo. Nesse caso, elas podem estar maquiando um dano mais grave. Um exemplo disso são empresas que dizem usar menos plástico, quando, na realidade, continuam adotando quantidades prejudiciais.  

Tenha cuidado com os rótulos

Caso você tenha o hábito de procurar selos que indiquem algum apelo ecológico nos rótulos dos produtos, tenha cuidado. Algumas empresas dizem que possuem certificações ambientais, mas isso nem sempre é verdade. Outras criam símbolos parecidos a um selo para os consumidores acreditarem que elas são sustentáveis. 

Em geral, esses símbolos são caracterizados por uma folha próxima ao planeta terra, desenho que não representa as instituições que analisam os benefícios ao meio ambiente. Por isso, é importante buscar por selos realmente oficiais, além de verificar se a empresa faz parte da ação de fato.

Questione compromisso sem provas 

Quando a marca indica compromisso ambiental, é necessário provar com ações efetivas. Empresas que adotam greenwashing apenas afirmam que são sustentáveis, sem apresentar comprovações de responsabilidade com o meio ambiente. Por isso, fique atento a essa prática. 

Suspeite de marcas que ressaltam um problema em relação a outro 

Também é importante desconfiar de empresas que dão mais ênfase a uma questão ambiental em detrimento de outra. Um exemplo disso é quando uma marca incentiva o consumo de utensílios descartáveis de plástico para economizar a água que seria usada na lavagem dos itens. 

Nesse caso, o objetivo escondido é vender mais itens produzidos com o material, enquanto a maquiagem verde está na suposta economia de água. O  incentivo à produção de plástico, uma substância que demora centenas de anos para se decompor, continua ali.  

Como se livrar de greenwashing? 

Como evitar greenwashing? O primeiro passo é verificar o que a embalagem mostra. Caso exista algum símbolo, é importante conferir se ele é verdadeiro e se a marca realmente tem a certificação. 

Um dos símbolos observados é a certificação EU Ecolabel. Ela comprova que uma empresa garante impacto ambiental mais baixo ao longo da vida do produto. Então, desde a matéria-prima até o descarte, há preocupações com o meio ambiente. 

Outros selos que devem ser observados são o FSC® e o PEFC®. Eles são certificações internacionais que comprovam que os produtos de uma marca foram produzidos com madeira de reflorestamento, ou seja, a matéria-prima usada é de origem natural e renovável. 

Conheça a Insider, uma empresa que se preocupa com o meio ambiente

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A Insider possui as certificações citadas e conta com fornecedores com selos de impacto ambiental reduzido para contribuir com o meio ambiente. Além disso, 80% do portfólio da marca é produzido com fibras biodegradáveis, o que diminui a geração de microplásticos.   

Os itens da Insider ainda prezam pela praticidade, pelo conforto e pela tecnologia com tecidos respiráveis, antibacterianos e anti suor, com proteção contra radiação solar. Não deixe de conferir todas as linhas de camisetas, shorts e peças íntimas no site e aproveite para garantir a peça que mais combina com você!