Você sabe o que é Starbucks e por que esse nome se tornou tão popular em vários países? Não deixe de conferir mais sobre a história da marca que modificou a forma como as pessoas consumiam o simples cafézinho. Em uma trajetória marcada por situações que vão desde a grande expansão à crise, a Starbucks percorreu um caminho que você vai gostar de saber!
Para começar, o que é starbucks?
A STARBUCKS COFFEE é uma cafeteria inaugurada no início dos anos 70, em Seattle, EUA. Sua criação é resultado da ideia de três homens apaixonados por café. Eles são: Jerry Baldwin, Zev Siegel e Gordon Bowker, e desejavam vender alguns dos melhores cafés em grãos do mundo, torrados na hora.
E essa ideia deu tão certo, que resultou em uma das cafeterias mais famosas do mundo. Ela mudou a forma como as pessoas enxergavam o momento de tomar café, algo diário para uma grande quantidade de pessoas. É isso que torna a história da Starbucks tão especial, e é hora de descrever seus principais pontos nesse texto.
Como surgiu o nome “Starbucks” e seu logotipo?
Não é sempre que se ouvem histórias de pequenas lojas, inicialmente construídas dentro de um mercado público, que se tornam um case de sucesso empresarial. Com o nome inspirado em um personagem fictício, o Starbuck de Moby Dicky, clássico literário americano de 1851, a STARBUCKS COFFEE iniciou uma trajetória que transformaria o consumo de cafés para o estadunidense – e, posteriormente, de diversas pessoas em todo o mundo.
A começar pelo símbolo, o logo Starbucks foi inicialmente definido como um desenho rústico de uma sereia marrom, que passou por mudanças ao longo dos tempos até se transformar nessa sereia verde mais sofisticada dos dias atuais.
Esse logotipo não é aleatório. A sereia é um ser místico aventureiro, ligado à marca pela ideia de que a Starbucks se aventurava na importação de cafés de todo o mundo para levar até Seattle. Além, é claro, de fazer menção aos navegadores que iniciaram a comercialização do café – em alto mar.
Expansão da Starbucks Coffee
Com um logotipo criativo e uma proposta inovadora, em 1982, bares e restaurantes refinados começaram ouvir falar e se perguntar o que é Starbucks, então o interesse pelo produto que os seus idealizadores forneciam aumentou gradativamente. A Starbucks começa então a prover a eles o seu café. Nesse mesmo ano, Howard Schultz, atualmente empresário bilionário americano, passou a atuar na Starbucks como diretor de operações e marketing.
Nesse cargo, ele usou sua inspiração na forma italiana de servir cafés expressos para sugerir que a Starbucks também vendesse cafés expressos, e não somente em grãos. A ideia foi rejeitada pelos fundadores, porque acreditavam que seria uma mudança gigantesca no foco da Starbucks.
Longe de desistir da ideia, em 1985, Schultz fundou o próprio bar-café com a opção expresso, chamado Il Giornale. Conforme o esperado, o local atraiu muitos moradores de Seattle, que se encantaram pelo cafezinho servido daquela forma.
Com o sucesso evidente e ajuda de alguns investidores locais, em 1987, Schultz comprou seis lojas, a torrefação (local onde se torra café) e o nome STARBUCKS POR 3,8 milhões, e logo começou a se expandir para fora de Seattle.
Esse crescimento do número de lojas foi muito marcante: Em 1987, eram 17 lojas da Starbucks. Em 1988, 33 lojas. Em 1990, 116 estabelecimentos já eram da Starbucks.
Em 1993, a empresa lançou ações na bolsa de valores Nasdaq, e alcançou o valor de US$273 milhões.
A expansão da marca continuou nos anos seguintes. A história da Starbucks é marcada por apostas em ideias que deram certo e excelentes parcerias. Com isso, começou a marcar presença em Tóquio, nas Filipinas, no Reino Unido, Oriente Médio, China, Coréia do Sul, Austrália, Porto Rico e México e Brasil. Eram mais de 10.000 lojas em 35 países ao redor do mundo, em meados de 2006.
Em 2019, mais próximo dos dias atuais, o número de lojas da Starbucks em todo mundo alcançou a marca de cerca de 30 mil.
Período de crise
Agora que já sabe o que é starbucks, é hora de saber sobre alguns dos momentos mais complicados da marca. Apesar dos excelentes números de expansão que marcaram a história da Starbucks, entre 2007 e 2010 a empresa sentiu os efeitos da crise econômica mundial, sendo obrigada a fechar 800 estabelecimentos e demitir quase 7 mil funcionários.
Para melhorar novamente seus números, a STARBUCKS COFFEE optou por investir um pouco mais nas máquinas de café. O objetivo era que ficassem mais modernas e eficientes, para reduzir a taxa de entregas incorretas, que geram desperdício. Nesse mesmo sentido, a logística também foi reorganizada, junto com o estoque.
Se você está se perguntando se essas estratégias tiveram um resultado positivo, a resposta é sim – os lucros triplicaram até o ano de 2010.
Produtos oferecidos e inovações
Quem vai até o estabelecimento para descobrir pessoalmente o que é Starbucks encontra, além dos tradicionais cappuccinos, cafés gelados, chás, sucos, cookies, muffins (um bolinho simples, de sabor variado, que no Brasil é conhecido como bolo inglês), bolos em geral, donuts, saladas, entre outras opções. O crescimento não foi somente financeiro, as opções de produtos aumentaram bastante.
Essas opções vão de encontro às inovações que a marca trouxe ao mercado, e traduzem o que é a experiência Starbucks. A empresa tem como um de seus focos a experiência do consumidor. O treinamento dos funcionários é direcionado a propor um momento especial e único. Esse momento é o que marca essa experiência.
Inclusive, em 2019, o modelo STARBUCKS NOW foi pensado como uma forma dessa experiência ser ainda mais rápida. Ela funciona com a realização de um pedido online, mas não exclui a possibilidade de pedido na hora (só não tem tanta adaptação para consumo no local, porque prioriza o modo delivery.)
Junto com essa experiência, a empresa recentemente demonstrou responsabilidade ambiental ao passar a usar copo de papel. Os testes foram realizados com 12 protótipos até encontrar o modelo ideal, um copo sustentável que é reciclável e compostável – o que é excelente porque fornece uma riqueza de nutrientes ao serem dispensados no solo.
É essencial se responsabilizar pelo impacto ambiental causado, e esse compromisso deve ser incentivado nas empresas grandes, pequenas e nos consumidores. Assim como na iniciativa da Starbucks, na Insider, a sustentabilidade se apresenta como um pilar. Desde a matéria prima até os produtos finais existe uma pegada sustentável, que é comprovada pelas certificações CO2 control, Oeko-Tex® e o selo eureciclo.
No blog da Insider tem mais posts semelhantes a este que te explica o que é starbucks, já que é um blog com várias categorias e conteúdos que variam entre moda, sustentabilidade, produtividade, empreendedorismo e personalidades interessantes! Não deixe de conferir.