O termo big data tem aparecido nas conversas sobre tecnologia e mercado. A informação tem se tornado cada vez mais valiosa, e os dados mais volumosos, o que os faz precisar ainda mais de proteção. Mas você já conseguiu entender como funciona o big data e a coleta dessas informações, mais do que isso, por que tem sido considerado importante para empresas e negócios? Confira o que é big data, quais são seus pilares e como funciona sua projeção de vantagens!

O  que é big data e seus exemplos

Big data

O conceito de big data faz referência a 3 ações: geração, captação e processamento de uma grande quantidade de dados. Os dados são, basicamente, registros gravados e com significado. O big data é formado pela soma de arquivos de dados com um tamanho crescente, já que a formação de dados é contínua e o big data conta com diferentes fontes de dados. 

Para ficar mais claro: dado é informação, logo, um compilado de informações (dados) fica guardado em um banco de dados, que pertence a empresas e pode ser acessado por meio da internet. Um exemplo clássico e online é o Youtube — ao abrir a plataforma, você tem acesso a inúmeros vídeos, porque eles estão armazenados em um banco de dados que permite ao usuário realizar esse acesso. 

Mas esse conceito não se limita ao que pode ser acessado pela rede mundial de computadores. Isso porque, é claro, o mundo digital não é a única forma de registrar dados. Os dados offline também têm seu valor, e são reconhecidos como parte integrante do big data que é a soma dos dados que podem ser recolhidos em diferentes situações e formatos, e podem ser sobre um tema ou uma marca, por exemplo. 

É o caso do telemarketing, que de certa forma funciona bem para acumular informações valiosas como comportamento de consumo e compra. Dessas informações, podem ser retirados insights que contribuem para o crescimento de empresas. Esse é um traço importante do big data, que dá sentido a boa parte do conceito. Não são somente informações aleatórias compiladas, elas têm interligação, sentido e valor. 

Big data e seus 5 Vs

Big data

O big data como área tecnológica segue o caminho coleta -> manuseio -> interpretação de dados, e para compreender totalmente do que se trata você precisa conhecer os 5 vs do big data, que o definem e demonstram seu funcionamento. Veja:

Volume: 

O big data é formado por uma grande quantidade de arquivos e tem um tamanho cada vez maior. A depender da empresa, ele pode atingir um tamanho gigantesco. Seriam dados gerados por clientes, funcionários e fornecedores, a partir de diversos programas e aplicativos, basicamente o comportamento dessas pessoas no mundo digital, ou interações offline que sejam capazes de gerar informação armazenável.

Essa quantidade imensa leva a duas considerações, primeiro, sobre o armazenamento, que foi facilitado com a nuvem. Segundo, sobre a análise, que é feita através de ferramentas com essa finalidade analítico-interpretativa.

Velocidade.

Mesmo com essa imensidão de dados (terabytes e petabytes de arquivos), o armazenamento acontece de forma rápida. Os dados são organizados e toda a aleatoriedade inicial vai se encaixando, para que cada informação ocupe o seu devido lugar, com a ajuda de ferramentas específicas para análise e, claro, de analistas de dados. O processo é armazenar, trabalhar, atualizar e expandir. E isso acontece de forma ágil.

Variedade:

Os dados são muito plurais, e cada uma das categorias precisa ser tratada, analisada e armazenada da forma correta. Os dados aparecem em forma de planilhas, textos, fotos, áudios, vídeos e inúmeras outras.

Veracidade

O big data e inteligência analítica têm uma tarefa importante: encontrar as soluções corretas para que as análises sejam eficazes no que diz respeito a encontrar ordem e padrões dentro de uma suposta aleatoriedade enorme. É preciso identificar o que está em excesso, evidência, quais são as possíveis ambiguidades e enigmas, para que seja realizada uma verdadeira limpeza que vai dar à base de dados a confiabilidade (veracidade) que ela deve ter.

Valor:

Para as empresas, independentemente de seu tamanho, esse é um dos pontos principais. Os dados têm um valor considerável por trazerem informações indispensáveis para melhorias de processos internos, abordagens, estratégia de marketing, vendas, relacionamento com clientes e muito mais. Essa é uma das características mais importantes do big data – ele traz insights e soluções a curto e longo prazo.

banner

Entender o big data é extremamente importante nessa era dos dados. As interações e ações que são produzidas dentro de um ambiente digital não encontram um vácuo por lá: elas são convertidas em informações, que depois de coletadas podem ser interpretadas e significar algo importante. Encontrar significado e converter isso em melhorias é o mesmo que lucrar mais e ser assertivo em estratégias.Algumas seguradoras são bons exemplos de empresas usuárias assíduas do big data – elas buscam por informações que antecipam riscos para precificar seus seguros. Confira mais conteúdos como esse, com conceitos que vão te ajudar a expandir seus conhecimentos sobre diversas áreas no blog da Insider!