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A indústria da moda existe com a condição de uso constante de água, energia, produtos químicos, entre outros recursos que são esgotáveis ou nocivos. O conceito de Upcycling entra nesse cenário, sendo uma opção sustentável para redução desses danos.

O upcycling é a ideia de reutilizar algo, que pode ser readaptado, retornar à perfeitas condições de uso e se tornar igual ou melhor do que era antes. Tudo isso no lugar de simplesmente descartar e gerar mais resíduos e desperdícios.

Descubra como esse estilo é perfeitamente aplicável e benéfico como um novo modo de utilizar e reutilizar roupas e itens de vestuário no geral.

O conceito de upcycling na hora de se vestir

Upcycling costura

Mais do que simplesmente readaptar ao uso, saber o que é upcycling, já permite compreender que, apesar de ser uma prática antiga, esse estilo de produção e consumo se tornou uma excelente aposta da indústria da moda para 2021.

Isso porque, em um cenário limitador da locomoção, a superprodução de peças ficou ainda mais evidenciada. Os produtos fabricados para determinadas épocas, que não foram vendidos, teriam então qual destinação?

É aí que o upcycling entra como uma vantagem sustentável e econômica. Quando se fala em upcycling na moda, a ênfase é um modelo no qual o material é basicamente repensado, com bastante criatividade e qualidade, respeitando por completo o ciclo de vida do produto, e evitando desperdícios.

Uma determinada peça pode se tornar outra completamente nova. Uma peça antiga ganha “vida”. Basta um toque a mais de criatividade e o produto que seria jogado no lixo está pronto para, novamente, aparecer em vitrines e ser objeto de desejo de novos consumidores.

Nesse caso, com a falta do descarte precoce, se poupa o desperdício de cada recurso investido na produção daquele material. A economia também atinge a esfera de recursos que não serão gastos caso esse processo de produção fosse feito a partir do nada.

E como a economia circular contribui com esse contexto?

O upcycling na moda anda próximo à noção de economia circular. Esse tipo de economia é basicamente uma associação entre desenvolvimento econômico e crescimento financeiro com uso consciente e responsável dos recursos naturais.

Com a economia circular, a prioridade não é a extração de novas matérias primas ou exploração contínua de recursos, mas sim o uso de insumos com maior durabilidade, que sejam recicláveis e renováveis.

A aplicação dessa visão mais responsável do processo de produção é evidenciada na Insider. A busca por formas de agregar valor às peças de roupas, por exemplo, sem que isso signifique agredir severamente o meio ambiente, é um princípio sempre presente na marca.

A prova disso é a produção de roupas com durabilidade maior do que a média do mercado, aliadas à qualidade e tecnologia.

As roupas sustentáveis da Insider, que têm matéria prima proveniente de madeira de reflorestamento, utilizam uma quantidade de água de dez a vinte vezes menor do que uma peça feita com algodão para serem produzidas, conforme publicado pela Fast Company Brasil na Semana Mundial do Meio Ambiente de 2021.

Além disso, a produção neutra em carbono nesse processo produtivo sustentável resultou na economia de 500 milhões de litros de água, quantidade suficiente para suprir as necessidades de 12,5 mil pessoas por ano, e representa um grande avanço em termos de sustentabilidade.

Em conformidade com essas ações sustentáveis, o upcycling representa a otimização do ciclo de vida do produto, somado a mudanças significativas no processo de produção para que o tornem mais sustentável, e como resultado se tem uma redução benéfica na quantidade de resíduos que seriam destinados apenas ao descarte. 

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Esse conceito é próximo a ideia de economia circular, que tem sua predominância prática na Insider é a emissão de CO2 reduzida, o baixo consumo e desperdício de água, biodegradabilidade de grande parte dos produtos e o compromisso com a reciclagem.