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O inglês Simon Sinek é um palestrante motivacional, consultor e autor de 5 livros, entre eles os best sellers “Start With Why” ou “Comece Pelo Porquê: Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir” e “Os Líderes Comem por Último”.

Sinek estudou direito na City University de Londres, mas deixou a faculdade de direito para se dedicar à publicidade. É licenciado em antropologia cultural pela Universidade de Brandeis, em Massachusetts. Começou sua carreira nas agências de publicidade Euro RSCG e Ogilvy & Mather em Nova York. Mais tarde, abriu sua própria consultoria, a Sinek Partners.

Sua participação no Ted Talk “How great leaders inspire action” ou em português: Como grandes líderes inspiram ação de 2009, se tornou a segundo mais assistido de todos os tempos, e ainda está entre os 5 com mais de 50 milhões de visualizações.

Conhecido por ser o criador do conceito Círculo Dourado (ou Golden Circle). Seu olhar nada convencional e inovador sobre negócios e liderança, atraíram as atenções de grandes organizações e personalidades, e  o tornou uma referência quando o assunto é gestão e liderança. Com Start With Why, Simon deu início a um movimento para motivar as pessoas a fazerem as coisas que as inspiram.

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Você ainda não sabe o que é o Círculo Dourado de Simon Sinek? Continue lendo para conhecer. 

O que é o Círculo Dourado?

Em sua palestra no TED, Simon mostra que todos os líderes e organizações que tiveram maior influência no mundo, como a Apple, Martin Luther King ou os irmãos Wright, pensam, agem e se comunicam da mesma maneira, e é o oposto do que todo mundo faz. 

Simon Sinek chama essa ideia poderosa de Círculo Dourado, conceito que fornece uma estrutura sobre a qual as organizações podem ser construídas, os movimentos podem ser liderados e as pessoas podem ser inspiradas.

O Círculo Dourado é uma metodologia que ajuda as empresas e pessoas a encontrarem seu propósito e impactarem sua comunicação. Simon diz que “Cada pessoa, cada organização no planeta sabem o que fazem 100%. Algumas sabem como elas fazem, mas pouquíssimas pessoas ou organizações sabem por que fazem o que fazem.”

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Esse método criado por Simon Sinek é simbolizado por um gráfico com 3 círculos: o primeiro e maior, representa o “o que”; o segundo representando o “como”; e o terceiro representando o “porquê”.

  • POR QUÊ = Propósito
  • COMO = Método
  • O QUÊ = Produto

A proposta é estimular a encontrar o seu propósito e comunicar-se de dentro para fora. Segundo Simon, as pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz. Saber o porquê do que faz, o que te motiva a acordar todos os dias para trabalhar e o que você acredita é o que inspira outras pessoas.

Personalidades como Martin Luther King Jr., Steve Jobs e os irmãos Wright tinham pouco em comum, mas eles perceberam que as pessoas não vão realmente comprar um produto, serviço, movimento ou ideia até que entendam o PORQUÊ por trás disso.

O Círculo Dourada explicado pela biologia

Simon explica o conceito do Círculo Dourado baseado nos princípios fundamentais da biologia. Ele explica que o nosso neocórtex corresponde ao nível do “quê”. O neocórtex é responsável por todo o nosso pensamento racional e analítico e pela linguagem. 

Já  os nossos cérebros límbicos correspondem ao nível do “Porquê”, pois são responsáveis por todos os nossos sentimentos, como a confiança e a lealdade. Além disso, é responsável por todo o comportamento humano, todo o processo de tomada de decisões, e não tem capacidade linguística.

Quando uma organização consegue se comunicar de dentro para fora e se conecta com as pessoas através dos seus valores e crenças, faz gerar o sentimento de pertencimento em quem a segue. Relaciona diretamente com o desejo humano de ser parte de uma comunidade. Quando conectamos com a parte límbico do nosso cérebro, estamos criando vínculos emocionais e contexto na tomada de decisão.

Por isso, empresas como a Apple são líderes, além da tecnologia e qualidade de seus produtos, elas nos fazem sentir que pertencemos a um grupo que compartilha do que acreditamos. Para Simon Sinek, as pessoas acreditam no que você acredita, não no que você vende. E é isso o que as tornam embaixadoras de uma marca ou movimento.