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Home » Moda » Sensação das cores: A estilista Rebeca Carelli traz 5 fatos sobre o fenômeno
sensação das cores destaque

Sensação das cores: A estilista Rebeca Carelli traz 5 fatos sobre o fenômeno

POSTADO EM: 4 de março de 2022 POR: Insider Editor

Sem tempo para ler? Clique no play e confira o conteúdo sobre sensação das cores:

Você sabia que a sensação das cores pode interferir na forma como você se expressa e no modo como é percebido? Para falar sobre esse fenômeno incrível, a convidada é Rebeca Carelli, estilista da Insider Store.

Ela trouxe reflexões sobre as particularidades que as cores e sensações têm, indispensáveis para você entender melhor esse efeito. Confira!

Entrevista com 5 fatos que você precisa saber sobre sensação das cores

sensação das cores paleta de cores

As cores têm um papel significativo no cotidiano de muitas pessoas. Isso acontece, entre outros motivos, porque marcam presença na decoração do ambiente que você vive e trabalha, por exemplo, e nos locais de lazer.

Também estão nos elementos da natureza que se colocam ao redor desses mesmos ambientes, nos alimentos, objetos e, sem dúvidas, na combinação de cores de roupas que você escolhe para se vestir.

Rebeca Duduch Carelli, 27 anos, estilista da Insider, formada em Design de Moda pelo Centro Universitário Senac fala sobre alguns detalhes mais específicos dessa experiência com a sensação das cores, geralmente associada à psicologia e ao significado das cores.

Primeiro fato: Existe uma concepção ultrapassada sobre cores e estações.

Rebeca, é verdade que pensar somente em cores da estação é ultrapassado e no momento importa mais a forma como elas podem transmitir diferentes sensações? 

“As cores representam um universo de possibilidades mesmo em uma marca com DNA minimalista. O senso comum de que roupas com cores mais vivas ou leves são a cara do verão – e só do verão – já vem caindo por terra há algum tempo. 

Temos visto cada vez mais designers experimentais de moda trabalhando cores com maior protagonismo independente da época do ano, trazendo cor para as composições ora com um detalhe, um acento, ora como um elemento-chave que carrega sozinho todo o impacto.

O segredo é não olhar para um recorte como a fase do ano, mas sim fazer um exercício de sinestesia – entender como determinadas peças de roupa fazem você se sentir, e aí precisamos entender como nos sentimos quando escolhemos uma certa roupa e não outra, tanto no aspecto tátil de conforto físico quanto na sensação de segurança que provém do conforto psicológico de você se sentir bem vestido.”

Mais um fato: As cores não são somente tendências passageiras, devem ir além disso

Algumas cores costumavam aparecer como o destaque da vez e sumiram depois de um tempo. A combinação de cores de roupas pode ir além de tendências passageiras?

“Com certeza, e deve ir além. Quanto melhor entendermos como nos sentimos, como queremos nos expressar e como somos melhor representados por aquilo que escolhemos vestir, conseguimos amadurecer as escolhas dos itens para além da tendência. 

Pode ser que uma determinada cor tenha impactado mais um período específico, um ano por exemplo, por uma série de fatores. Isso não quer dizer que após esse período ela se torne obsoleta. A nossa forma de assimilar e enxergar cor depende, necessariamente, da leitura visual que fazemos do conjunto que está em nosso campo de visão. Ou seja, colocando uma mesma cor em meio a novas combinações, interpretamos tudo de uma nova forma.”  

Terceiro fato para a lista: As inovações das cores digitais presentes no mundo virtual já são realidade

Com a crescente de inovações virtuais como NFTs e metaversos, as cores estão em alta no mundo digital. Essas cores digitais podem representar uma mudança na forma como as cores são vistas?

“Estamos descobrindo novas realidades através do virtual. No início da pandemia, explodiram conteúdos de 3D no Instagram. Vimos ensaios fotográficos com fundo branco ser substituídos por paisagens inteiras criadas digitalmente – muitas até propositalmente fantasiosas.

Acostumamos nosso olhar para cores que não existem naturalmente, até pela forma como as cores são manifestadas nas telas em comparação com as cores reais das coisas em si. Isso abre um leque enorme para inserirmos tons mais contemporâneos, beirando o neon, em misturas com as cores neutras e básicas, criando composições interessantes e atrativas que em outros momentos não seriam cogitadas.“

Fato de número quatro: Sensação das cores nas peças da Insider

Essas mudanças nas perspectivas de cor somadas a sensação das cores podem ser vistas em cores atuais e nas que estão por vir em peças da Insider?

“Desde que a Insider começou com o lançamento de cores edição cápsula no ano passado, buscamos entregar cores não óbvias que oferecem muitas oportunidades. Gostamos do efeito de cores que parecem mudar de acordo com o que estamos usando para combinar, ou que parecem mudar de acordo com a luz do ambiente, porque isso torna infinita a possibilidade de composições. 

Nos nossos novos lançamentos (smart t-shirt e outros da mesma família que estão por vir), introduzimos também cores mais disruptivas, que trazem um senso de ineditismo e uma presença maior, mas que podem se tornar extremamente básicas de acordo com o que se usa em conjunto na composição.”

Quinto e último fato sobre sensação das cores: Todas as cores tem potencial para gerar uma determinada reação!

A sensação das cores que as peças de roupas podem transmitir tem a ver com uma vontade pessoal de se sentir de determinada forma, ou é algo mais geral? 

“Todas as cores carregam em si potencial para gerar uma determinada reação, e isso tem um grau de bagagem cultural em conjunto com uma reação imediata despertada por associações com simbologias. Existem inúmeras leituras que se podem fazer de matizes e suas combinações, mas de forma geral podemos adotar o espírito do tempo como referência para entender para onde as cores estão apontando. 

Vemos diferentes tons de verde ganhando cada vez mais espaço no guarda-roupa, porque ao mesmo tempo que tem potencial para transmitir equilíbrio e harmonia, em versões menos óbvias também carregam uma expressão de autenticidade e personalidade.

O amarelo aparece com ares mais maduros se distanciando de assimilações pueris e trazendo um senso de inovação, seja ele mais pálido, substituindo o creme, ou mais ácido, carregando em si um elemento de excentricidade. Também aqui cabe um destaque especial para os tons mais vibrantes de azul, incorporando um elemento de vitalidade esportiva na roupa casual.”

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Esses são os fatos sobre sensação das cores que te guiam para a melhor compreensão desse fenômeno. O que você achou a respeito desse efeito? Confira mais conteúdos como esse no blog da Insider!


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