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Com a popularidade da ideia de metaverso, é bastante provável que você está dentro de um desses dois grupos de pessoas: o primeiro é composto pelas que já ouviram falar sobre metaverso e suas curiosidades, enquanto no segundo tem aquelas que nunca ouviram o termo, mas já era bastante previsível que o conheceriam a qualquer momento – como agora.

A pergunta feita por quem quer compreender as recentes notícias sobre os avanços tecnológicos envolvendo realidade virtual é bem simples: afinal, o que é metaverso?

Para responder a essa pergunta, a Insider separou 3 fatos importantes sobre metaverso e sua proximidade com a realidade comum, que vão te ajudar a ficar por dentro de seus principais pontos.

Metaverso, games e redes sociais

Metaverso grupo de pessoas

O que é metaverso

O metaverso é um mundo virtual ou uma realidade paralela para ser vivida online, capaz de criar experiências cada vez mais realistas para os usuários. Nesse cenário, as pessoas podem interagir umas com as outras e com os elementos do próprio universo paralelo criado. Essas interações são suficientes para criar projeções da vida real, como trabalho, compras e atividades de lazer, entre outras possibilidades.

É realmente um mundo virtual determinado e compartilhado, cheio de espaços virtuais interligados, onde você pode se comunicar, “viver” e morar.

O curioso é que desde a década de 90 já se fala sobre metaverso, porque foi quando Neal Stephenson criou o termo em sua obra Snow Crash, um livro de ficção científica. Mesmo assim, a popularização do termo e o aumento das dúvidas e interesse sobre o assunto subiram nos últimos anos. A aposta feita por gigantes da tecnologia é que o metaverso é um caminho importante que a internet vai trilhar nos próximos anos.

Evolução da Web: o que você sabe?

Por falar em inovação, é claro que a internet nem sempre foi o que se tem hoje. Criada na década de 60 com finalidades militares, a dita Web 1.0 surge depois do desenvolvimento da WWW (World Wide Web). Ela é marcada por ter sido a primeira vez em que informações importantes poderiam ser encontradas online – mas, até então, sem qualquer grau de interação, era estática. Até mesmo a produção de conteúdo era limitada a um grupo pequeno de empresas e jornais.

Avanços na forma como usuários e desenvolvedores percebiam a web foram responsáveis pela evolução para Web 2.0, essa segunda geração é a atual, sendo mais interativa, participativa e veloz. É onde aparecem as redes sociais e os blogs, por exemplo, onde a interação é gigantesca. A produção de conteúdo passa a ser mais livre, e é o momento em que todo tipo de informação está disponível online, e inúmeras pessoas podem disponibilizar conteúdo. 

Não acaba por aí. Muitas expectativas estão sendo colocadas na chamada Web inteligente ou Web 3.0! Nela, recursos de inteligência artificial, machine learning e blockchain devem ser integrados, o que garante uma experiência única e mais segura com relação aos seus dados, por exemplo.

São muitos avanços tecnológicos à vista, todos com potencial para influenciar na vida das pessoas e nos negócios. O metaverso segue em pauta como um dos principais desses avanços, e com essas informações sobre a evolução da web em mente, é hora de entender a proximidade dessa inovação com o seu dia a dia com apenas 3 fatos que não vão deixar dúvidas!

Metaverso e games

Para começar a compreender a proximidade desse conceito, o metaverso é uma forma de interação já popular nos jogos, que ganhou um destaque ainda maior quando começou a avançar para as redes sociais. Isso porque essa tomada de espaços escancara seu potencial gigantesco de ser parte de uma significativa transformação digital do século 21.

O Instituto Kantar IBOPE Media, líder no mercado de pesquisa de mídia na América Latina, realizou uma pesquisa onde identificou que, atualmente, 6% dos internautas no Brasil participam de ambientes virtuais. É um número bastante expressivo, em especial porque demonstra que, apesar das inovações, muitos já estão inseridos nessa realidade, como é o caso dos jogadores de games como o Second Life e World of Warcraft (WoW).

Metaverso e redes sociais

E por falar em se inserir nessa realidade, as redes sociais realmente estão se aproximando do conceito de metaverso. Mark Zuckerberg, criador do Facebook, anunciou no final de 2021 que estaria priorizando a criação de um metaverso. Na ocasião, anunciou que a empresa Facebook mudou de nome: agora se chama meta. São provas inquestionáveis de que está  realmente apostando no futuro de metaverso.

Se até mesmo a rede social mais popular do planeta hoje, deseja ser vista como uma empresa metaversa, esse mundo virtual está tomando proporções cada vez maiores, e está mais próximo do que muitos podem pensar!

Metaverso e empresas

Nesse momento, você já sabe que o metaverso está inserido em dois pontos extremamente comuns no dia a dia de inúmeras pessoas: games e redes sociais. É visível sua proximidade, mas como esse mundo virtual seria realmente acessado?

A resposta soa como um checklist de condições a serem seguidas: você vai precisar de fones de ouvido de realidade virtual, óculos de realidade aumentada e do aplicativo do mundo virtual que deseja acessar. Podem surgir condições adicionais, a depender de quem desenvolveu o metaverso em questão, mas são condições tecnológicas simples que te inserem nesse universo paralelo.

Nesse contexto entram as empresas. Você sabia que algumas corporações chegam a investir milhões de dólares para comprar terrenos fictícios dentro de metaversos? Os preços são variados, às vezes sequer revelados, mas o fato é que existe tanta perspectiva de que o metaverso vai se tornar parte intrínseca da nova realidade nos próximos anos, que as marcas já estão na busca por conquistar um espaço nesse ambiente virtual. Os objetivos são diversos, mas suficientes para criar um mercado competitivo e surpreendente.

A empresa Tokens.com, por exemplo, comprou um terreno na plataforma de mundo virtual  chamada Decentraland por um valor em criptomoedas equivalente 2,4 milhões de dólares (13,5 milhões de reais). O CEO da empresa, Andrew Kiguel, diz que o metaverso é uma oportunidade de vários trilhões de dólares.

A Disney, uma das empresas mais expressivas do ramo do entretenimento, também resolveu investir em um metaverso para seus parques temáticos. A ideia é criar um ambiente conectado, que transcende a barreira física e digital.

É por isso que, apesar de ser um assunto que desperta algumas dúvidas, é uma realidade próxima a qualquer pessoa com acesso à internet, que tem conquistado um espaço significativo, demonstrando que vem com impulso para se tornar algo cada vez mais expressivo.

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