A rede varejista Mujirushi Ryōhin, mais conhecida como Muji, foi fundada em 1980, originalmente em Tóquio, no Japão, e começou como uma marca de produtos alimentícios da rede de supermercados, conhecida como The Seiyu. Atualmente oferecem uma ampla variedade de produtos de qualidade, incluindo utensílios domésticos, decoração, roupas, alimentos, entre outros. São mais de 7 mil produtos que agradam os mais diversos gostos.

O grande diferencial da marca japonesa é o design, no entanto, outro detalhe que chama bastante atenção é o fato de não ter um logotipo. Totalmente alinhado com sua estratégia de branding, os produtos Muji não tem logotipo. Esse conceito de no-brand (sem marca) em nada atrapalha a empresa, uma vez que suas cores neutras e design minimalista são a identidade da Muji, que, inclusive, já recebeu diversos prêmios de design.

Desde a abertura de sua primeira loja fora do Japão em 1991, em Londres, a Muji Store expandiu para mais de 500 lojas em 31 países, fora o Japão, e tem tido muito sucesso ao se concentrar em muitos fatores que os negócios tradicionais não valorizam muito. O conceito da MUJI é baseado em três princípios fundamentais: seleção de materiais; racionalização de processos e simplificação de embalagens.

Por isso, muito pode ser aprendido ao observar como eles construíram seus negócios e projetam seus produtos minimalistas.

“Criamos uma ‘não-marca’ em um mundo repleto de marcas” – CEO da MUJI

MUJI-BOSTON

Mas, afinal, o que significa Muji?

O nome Muji vem de “Mujirushi Ryōhin” que significa: Mujirushi (sem marca) e Ryōhin (peças de qualidade), ou seja, produtos de qualidade sem marca.  

A empresa trabalha com materiais selecionados, em sua grande maioria, matérias-primas naturais e itens recicláveis, além da racionalização dos processos simples e sustentabilidade. O primeiro diretor de arte e responsável pelo conceito da Muji, foi o japonês Ikko Tanaka. De acordo com Tanaka, esse conceito é um novo estilo de vida, de compras conscientes e objetos simples, porém essenciais. 

Para Fuminari Kozuka, Relações Públicas da Muji “a ideia de que a simplicidade nem sempre é algo relacionado à modéstia ou sem valor, mas sim, de que o simples pode ser mais bonito do que algo luxuoso”.

Além das lojas, a varejista japonesa Muji abriu hotéis em Shenzhen e Pequim, na China e em Tóquio, no Japão. Inspirados no mesmo conceito e decorados com móveis e produtos minimalistas da marca.

MUJI-NANJING

Muji no Brasil

Em junho de 2018, a Muji chegou ao estado de São Paulo, onde ficou cerca de 1 mês no Japan House, centro de cultura japonesa na Avenida Paulista. Apreciadores da marca que estiveram no local puderam conferir toda a simplicidade e beleza dos itens. Entre os artigos à venda havia cadernos de papel kraft, canetas, porta cartões, malas e kits de frascos de cosméticos para viagem, almofadas de pescoço, entre outros.

A pop-up store (loja temporária) instalada na Japan House foi uma maneira que a empresa encontrou para verificar a aceitação do público brasileiro, assim como em outros países, antes de montar uma Muji Store em definitivo no país. No entanto, após o período de teste, a marca deixou o Brasil, concentrando suas vendas apenas pela internet.

Insider: propósito e experiência 

Inspirada nos mesmos conceitos que a Muji, funcionalidade e minimalismo, a Insider produz peças com tecnologia e embalagens simplificadas. Além do compromisso ambiental com uma cadeia de produção limpa e eficiente, e matérias primas biodegradáveis, nossas embalagens de papel reciclável tem como objetivo armazenar o maior número de peças, evitando assim, a produção em massa de resíduos. 

Tudo isso atrelado aos produtos inovadores, com designs funcionais que trazem praticidade e conforto ao dia a dia. A Insider se concentra em oferecer a melhor experiência a um preço acessível, além de vender produtos que atendem a um propósito claro: facilitar a vida das pessoas por meio de roupas essenciais com tecnologia têxtil.