Repleto de vantagens e, ao mesmo tempo, de percalços, o trabalho remoto é uma tendência cada vez mais consolidada para diversos tipos de profissionais e empreendedores. Para te ajudar a manter-se produtivo, a Insider separou sete dicas para home office. Confira abaixo!

1 – Separe um espaço para se dedicar às atividades profissionais

Trabalhar em casa não significa trabalhar na cama. Por isso, uma das principais dicas para home office é transformar algum espaço ocioso da residência no seu escritório particular. Nesse caso, o recomendado é escolher um lugar silencioso e sem muito trânsito de pessoas para não atrapalhar a rotina dos outros moradores. 

Além disso, é fundamental ter em mente quais são os materiais e os equipamentos importantes para exercer suas atividades. Caso você seja contratado de alguma empresa, é possível solicitar as ferramentas indispensáveis ao RH.

2 – Mantenha a organização a longo prazo

Para manter-se produtivo, é preciso estar em um local produtivo. Por isso, é fundamental manter sua mesa de trabalho devidamente limpa e organizada. Sendo assim, evite o acúmulo de itens no dia a dia e, ao final de cada expediente, certifique-se de que o ambiente estará arrumado para que você possa trabalhar no dia seguinte.

3 – Crie uma rotina de trabalho

Uma das vantagens do home office é justamente a flexibilidade de horário. Mesmo assim, é importante estipular dias e horas para se dedicar ao trabalho. Além disso, vale compartilhar sua agenda com os demais integrantes da casa para evitar interrupções durante o expediente.

4 – Anote tudo e planeje as tarefas

dicas-para-home-office-insider

O caderninho de anotações continua sendo importante no escritório em casa. Portanto, enumere todas as tarefas que você pretende fazer e, conforme for concluindo, vá dando check na sua lista. 

Dessa maneira, é possível seguir uma ordem de prioridade com mais facilidade e ter mais noção de quanto tempo leva para concluir determinada tarefa, fator que pode te ajudar a otimizar tempo no dia a dia.

5 – Identifique seus picos de produtividade

Para manter ou mesmo aumentar a produtividade, é fundamental identificar seus picos de concentração. Se ele acontece pela manhã, então, as tarefas mais desafiadoras devem ser realizadas no período matutino. 

Mas se você costuma ter mais foco à tarde, então, realize as tarefas mais simples de manhã e deixe as mais complicadas para fazer depois do almoço. Dessa maneira, é possível aproveitar seu tempo de modo mais funcional e tornar o dia a dia mais produtivo.

6 –  Faça pausas

Quem nunca fez uma pausa para tomar um café com os colegas de trabalho no escritório? No home office, este intervalo continua sendo válido. Por isso, separe dez minutos da sua jornada para levantar da cadeira, se espreguiçar e preparar um café ou um suco.

dicas-home-office

Essa é uma das principais dicas para home office porque te ajuda a restaurar seu nível de concentração. Depois de uma pausa, por mais breve que seja, é possível retomar as atividades com mais foco e entusiasmo. 

7 – Desative as notificações do celular

Qualquer lista de dicas de trabalho home office vai citar o seu smartphone. Há quem diga que o melhor é deixá-lo longe, mas é importante ter em mente que, para algumas pessoas, o celular virou uma ferramenta de trabalho, sobretudo, nesse tipo de modalidade, na qual a comunicação é sempre intermediada por dispositivos digitais. 

Por isso, se você não puder se afastar do seu celular durante a jornada de trabalho, o melhor é desativar a notificação dos aplicativos que podem te causar distrações desnecessárias.

Você conhece a técnica de pomodoro?

Agora que você já conferiu as principais dicas para home office preparadas pela Insider, vale buscar saber mais sobre a técnica de pomodoro, que pode ser uma alternativa para quem busca aumentar o foco. 

Criada por um italiano no final dos anos 80, o método consiste em programar pausas para renovar o nível de concentração no trabalho. A técnica de pomodoro original prevê 25 minutos de foco e 5 minutos de descanso, mas você pode adaptá-la conforme suas preferências!