Camila Farani é uma das maiores investidoras do país. Sua história serve de inspiração para várias pessoas que têm o sonho e o objetivo de se tornarem grandes empreendedores um dia. Atuando desde 2010 como investidora, Camila tem muitos ensinamentos, insights e uma visão estratégica que é sempre compartilhada, seja através de entrevistas, postagens nas redes sociais ou depoimentos pessoais. 

Separe alguns minutos para conhecer mais sobre essa personalidade do empreendedorismo brasileiro e entender quais de suas lições podem ser úteis e importantes  para você! É só seguir com essa leitura.

Quem é Camila Farani?

Camila Farani nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 6 de maio de 1981. Sua relação com os negócios começou bem cedo, quando sua mãe resolveu iniciar um negócio de família –  a Tabaco Café. Ainda adolescente, Camila resolveu propor algumas mudanças para o novo empreendimento e, caso funcionassem, faria então parte desse negócio. E assim aconteceu.

Formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes, Camila é advogada, mas foi além do universo do direito em seus estudos posteriores à graduação. Possui mestrado em administração de empresas pela PUC/RJ; especialização em empreendedorismo pela Babson College, Massachusetts e especialização em estratégia e inovação pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology; inovações de startups pela Universidade de Stanford. 

É com esse currículo que atualmente, aos 41 anos, Camila Farani se torna uma das principais referências em empreendedorismo e investimento no país. 

Pontos importantes da carreira de investidora

Camila começou a atuar no ramo alimentício. Parte da Mundo Verde – varejista de produtos naturais – a própria empresária descreve que foi uma grande decisão sair desse espaço e conquistar novos ares. 

Foi nessa mudança de ambiente que Camila Farani recebeu o convite para analisar, junto com alguns investidores-anjo, a proposta de uma startup de cosméticos. Os 25 homens que participavam da análise da proposta e estavam tentando entender se o negócio era ou não lucrativo, não tinham conhecimento suficiente sobre os produtos (cosméticos) e um deles achou que o ideal seria convidar outra mulher para fazer parte daquela banca. A investidora gostou não somente dos produtos, mas do que era ser investidor-anjo, apesar do choque quanto ao lapso temporal que precisavam lidar entre o investimento feito e a obtenção de lucro. 

Afinal, o que é ser investidor e qual a importância de receber um investimento?

O empreendedorismo tem ganhado algumas descrições romantizadas por parte de algumas pessoas. Muitos passam a ter uma visão excessivamente glamourizada do que é ser investidor. Camila Farani resolve abordar essa questão em algumas entrevistas, enfatizando a importância dos novos empreendedores compreenderem bem o porquê precisam de investidores, para além do dinheiro.

Essa compreensão seria a solução para superar essa visão idealizada do investidor. Ela acredita que, no Brasil, essa visão já tem sido, inclusive, superada aos poucos. Mas, apesar disso, o fato é que as pessoas gostariam da ideia de ter um investidor para o seu negócio, mas algumas ainda não possuem a visão estratégica necessária para entender o que é e qual a real necessidade e impacto de um investimento. 

Grandes pontos da carreira de Camila Farani

❝O caminho mais curto entre dois pontos, se chama execução.❞

Camila Farani.

Camila Farani está no ranking das 500 pessoas mais influentes da América Latina, conforme ranking da Bloomberg Línea, marca de negócios que divulga notícias nacionais e internacionais. Em relação às startups, são mais de 45 em seu portfólio e seus negócios chegam a movimentar aproximadamente R$ 3,7 bilhões por ano. É a confundadora da G2 Capital, integrante do Conselho do PicPay, e no seu portal online é descrita como sócia e investidora da Play9, além de embaixadora e  Conselheira Especial de Marketing e Growth da Nuvemshop.

Ela atuou como “tubarão” no programa Shark Tank Brasil, onde novos empreendedores levavam suas ideias e negócios, e, após ouvir as propostas, investidores-anjo avaliavam e decidiam investir ou não. 

O que mais chama a atenção de Camila em um novo empreendimento é o modelo de negócio e a forma como o seu idealizador consegue transformar o complexo em simples, demonstrando o domínio necessário para colocar o que propõe em prática. No momento no pitch, o empreendedor que quer Camila Farani como investidora deve demonstrar o quanto é bom no que faz, o quanto seu negócio é diferenciado e, ao mesmo tempo, sua paixão pelo que faz.

Por outro lado, um empreendedor com um ego inflado, sem humildade e sem confiança de que tem em mãos um produto escalável (com potencial de crescer muito), afasta a possibilidade de ter essa investidora como parte do seu negócio. 

Esse último ponto é essencial para Camila, por ter errado certa vez enquanto fazia projeções para uma operação de alimentação. Ela errou em relação a um produto (acreditava que venderia menos, e este passou a ser o mais vendido). O problema gerou muita instabilidade e a lição que a empresária tirou, a guiou em vários momentos depois: é preciso ter humildade para buscar as respostas que você precisa e que estão com o outro. No caso dela, a resposta estava com os clientes em potencial. Eles poderiam responder perfeitamente o que queriam, e então ela não erraria por se basear em sua opinião particular. É essa a limitação de um empreendedor com o ego muito grande, e por isso esse tipo de profissional afasta Camila.

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Esses são alguns pontos relevantes da história de Farani, que mesmo com episódios de síndrome de impostora por ocupar lugares de destaque, conforme relata, soube preservar uma postura que a transformou em uma das principais profissionais do ramo no país.

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