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Um ponto em comum que a história da AllBirds tem com a da Insider é que ambas surgiram de um questionamento que envolvia necessidade de inovação.

Tudo começou com a pergunta sobre o porquê da lã merino, considerada uma das mais nobres e sustentáveis para a confecção de roupas e objetos decorativos, não ser usada na fabricação de sapatos, afinal, tamanho conforto também seria bem-vindo nos pés.

Com esse impulso criativo e curioso, o neozelandês Tim Bronw estudou a hipótese por anos até que se uniu a Joey Zwillinger, um engenheiro e especialista em energias renováveis, para então inovar na criação dos sapatos Allbirds, feitos com materiais sustentáveis e naturais.

EXPERIÊNCIA COM O PRODUTO

O modelo de venda adotado influencia diretamente na experiência com o produto e com a marca. A Allbirds adota o modelo D2Cdirect to consumer ou direto ao consumidor, que significa fazer venda direta ao consumidor, e não usar intermediários na cadeia de distribuição do seu produto para o cliente final, o que representa um traço de humanização do varejo.

Além desse modo de vender, entrar em uma loja física Allbirds não é como entrar em uma loja de sapatos convencional. A inovação no modo de pensar os sapatos foi além da produção e chegou até o momento e local de venda.

Com lojas em Nova Iorque, Los Angeles, Chicago, entre outras localidades, que funcionam como se fossem um restaurante, a marca traz a possibilidade de fazer um pedido no balcão a um “barman”, responsável pelo estoque, além de ter um recepcionista e outros auxiliares que ficam presentes no local para o atendimento.

Todo esse cenário de compra foi pensado para se ter uma experiência mais positiva, diferenciada e melhor com a compra dos calçados, que por vezes segue um padrão mais monótono.

SUSTENTABILIDADE COMO UM VALOR E UMA CONQUISTA

Fundadores da Allbirds
Tim Brown e Joey Zwillinger, fundadores da Allbirds (Foto: Divulgação)

É importante destacar que a Allbirds tem como valor um dos pilares da Insider – a sustentabilidade.

Desde sua criação, possuem um desempenho que visa o menor impacto ambiental e a responsabilidade social.

A marca possui o certificado B Corp (abreviação para Benefit Corporation) concedido para empresas que cumprem um papel importante na preservação social e ambiental, agindo de acordo com padrões de transparência nas relações, inclusive com o público, responsabilidade e desempenho.

Nesse sentido, a Allbirds compreende o meio ambiente como uma parte relevante e interessada, que importa tanto quanto o produto final.

Por isso, no que diz respeito à pegada de carbono, a Allbirds deseja ser uma empresa neutra em termos de carbono, e atingir essa neutralidade é uma prioridade que está junto com as demais que visam redução do impacto ambiental.

A marca se uniu à Adidas em um projeto que visa criar um calçado com a menor pegada de carbono possível, e essa inovação pretende trazer uma nova perspectiva de sustentabilidade.

Além disso, desde a produção até a embalagem são sustentáveis e utilizam uma caixa de sapatos que é 90% produto de reciclagem pós consumo.

Pensar a forma de embalagem como um importante fator na redução do impacto ambiental é importante para quem tem a sustentabilidade como um pilar. Em total acordo, a Insider adotou o selo eureciclo, que surgiu da necessidade de melhoria nas destinações finais das embalagens e redução da marginalização dos agentes que atuam na cadeia de reciclagem.

Esse selo garante que parte das embalagens utilizadas são recicladas.

OS PRODUTOS ALLBIRDS

Um fato relevante sobre a marca é que, na Nova Zelândia, país de Tim Brown, existem mais ovelhas do que pessoas. E, a Allbirds trabalha em associação com organizações como a ZQ Merino, que atendem a padrões internacionais de bem-estar animal e preservação ambiental.

A partir da lã extraída, os processos de produção gastam 60% menos energia do que o utilizado nos sapatos sintéticos comuns.

Já ficou claro que a Allbirds possui um compromisso com o meio ambiente, utiliza materiais sustentáveis na confecção e é ecologicamente correta, com a responsabilidade ambiental sendo exposta em todo o seu processo.

Agora, outro ponto forte é o conforto dos produtos feitos com a lã merino, que tem 20% do diâmetro do cabelo humano, sendo superfina é respirável, além de regular a temperatura e absorver a umidade.

Essas facilidades no dia a dia vão de encontro à necessidade de um ritmo acelerado que muitas vezes é preciso adotar na rotina de trabalho.

Os produtos Insider oferecem, através da tecnologia, algumas funcionalidades que se somam à estética minimalista e garantem um produto final ideal para quem deseja, mais do que comprar mais um produto, ter uma experiência positiva com ele.

Essas funcionalidades podem vir da própria regulação térmica, da tecnologia Outlast, desenvolvida pela NASA, que tem como resultado final um produto capaz de absorver, armazenar e liberar calor com equilíbrio na manutenção da temperatura ideal.

Se o tópico é conforto, a tecnologia Seamless traz produtos com menos costuras e mais mobilidade e performance, garantindo mais respirabilidade ao tecido e, a depender de qual peça e de qual parte do corpo, a sustentação.

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As marcas que surgem com objetivo de inovar na criação de um produto, modificar o modo de se pensar uma indústria e que possuem a sustentabilidade e responsabilidade social entre os seus valores, devem ser valorizadas por sua importância como agentes na transformação da perspectiva existente a respeito do consumo como uma experiência que pode ser cada vez mais positiva.