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Você provavelmente tem uma lembrança de algo que hoje em dia não existe mais ou é bem menos comum. A depender da sua idade, é uma lembrança da infância, juventude ou até mesmo dos primeiros anos da sua vida adulta. São memórias que causam certa nostalgia, e olhar fotografias é como fazer uma breve viagem no tempo.
Esse conjunto de coisas que hoje se tornou memória é o que dá sentido ao conceito de zeitgeist. Você já sabe o que é zeitgeist? Descubra mais sobre esse conceito e como pode influenciar inclusive em seus negócios!
O que é zeitgeist?
O filósofo alemão Johann Gottfried von Herder criou o termo zeitgeist para se referir ao espírito do tempo. É um reflexo do período em que as pessoas vivem, como sua cultura, costumes, hábitos, valores, tendências de moda, ideias e tudo ao redor disso. O espírito do tempo é, dessa forma, o que constrói o ambiente cultural e intelectual de uma sociedade.
A importância desse conceito é traduzir o que as pessoas de determinada época querem e buscam, quais são suas expectativas e anseios, além de como se comportam diante de tudo isso.
Apenas com um olhar mais atento já é possível identificar o zeitgeist ou o espírito do tempo pairando em volta do meio social.
Pense em quais são os filmes que mais fazem sucesso hoje, somados às músicas mais ouvidas, que as pessoas se identificam mais e mais? Já pensou em qual a intensidade que você vê certo tipo de roupa nas vitrines? E quais produtos de consumo têm se tornado cada vez mais em objeto de desejo de várias pessoas?
Dentro dessas respostas existe mais sobre a atmosfera cultural e intelectual da sociedade de hoje do que você inicialmente imaginaria. Esse é o zeitgeist.
Como o zeitgeist influencia na moda?
Falar sobre a história, costumes, arte e cultura de um povo implica também em falar sobre sua moda. Ela está presente nos comportamentos e estilos que marcaram uma determinada época, e é a forma como vários povos e sociedades contam sua própria história, e ganham voz e expressão mesmo após anos.
Nos últimos anos, a moda do período atual tem dado pequenos passos no debate de que o consumo tem que ser baseado em slow fashion, por exemplo. Em tradução literal, esse consumo seria a “moda lenta”, aquela que contrapõe a produção massiva de produtos pouco duráveis protagonizada pelas lojas de departamento.
A sustentabilidade tem sido colocada em pauta, e desde as roupas mais simples e básicas até produções de luxo têm sido impulsionadas a um processo produtivo com menor impacto ambiental.
Esse ponto pode ser considerado um bom exemplo de como o que está na moda hoje também tem sido visto a partir de um viés sustentável, de forma que a moda sustentável é parte do zeitgeist do período atual, materializado através de incentivo e expectativa de um consumo consciente.
Outro tópico importante foi o período de isolamento social, que modificou a realidade de muitas pessoas e a forma como se relacionam. Ficou cada vez mais evidente o quão complexas e multifacetadas são as personas.
Os sentimentos variam entre sensações de desesperança e mal-estar diante do cenário mundial, que vez ou outra davam espaço à euforia de poder retomar parte da vida social e ao êxtase de poder ver, ser visto ao vivo e voltar a ter interações e trocas, como uma redescoberta de prazeres diários.
Os ares voláteis do “novo normal” ganham uma nova dimensão dentro de uma concepção geral do tempo de hoje como algo coletivo.
Zeitgeist tem algum valor para os negócios?
No final dos anos 90 uma empresa muito conhecida – Nokia – lançava o seu primeiro modelo de celular, posteriormente relativamente acessível para as massas. Foi um período que ficou conhecido como a era de ouro dos celulares, onde as inovações tecnológicas foram bem recepcionadas e a empresa notou o potencial do eletrônico.
Depois de muitos anos de lançamentos, sucessos, reviravoltas e mudanças, outras empresas se inseriram no mercado dos eletrônicos de uma forma revolucionária. As novas tecnologias envolviam celulares sem botões (até então predominantes). tela sensível ao toque e diversos aplicativos funcionais e de jogos.
A gigante dos eletrônicos, pioneira e respeitada, não acompanhou tanto a velocidade com a qual o mercado mudou, e junto com ele as expectativas das pessoas em relação ao que era produzido. Diante da dificuldade de acompanhar a evolução tecnológica que ficou refletida no zeitgeist daquele tempo, a Nokia começou a entrar em queda.
Anos depois, a Microsoft comprou a mobile Nokia e houveram tentativas de retorno, com lançamentos de celulares. Ainda persiste a ideia de que a marca retorne ao mercado, dentro dos parâmetros do que se espera hoje em um celular, voltando a ser competitiva.
Mas a lição que fica desse caso é que é extremamente necessário se atentar às mudanças do mercado, das expectativas e anseios das pessoas. O zeitgeist também se reflete nos negócios, e ignorar suas mudanças e nuances é o mesmo que ficar para trás.
Moda atemporal que sobrevive ao vai e vem do tempo
É fato que existem tendências de moda que marcam gerações e épocas. Por outro lado, existem peças que compõem o universo do vestuário e que ultrapassam essas ideias de que um dia serão somente uma memória. É a moda atemporal.
É o caso das t-shirts, camisetas brancas, calças de alfaiataria, calças jeans, animal print, entre outras peças que estão sempre em alta.
Elas saem da esfera de moda passageira e vêm para permanecer sempre no seu guarda-roupa, independente de qual seja o contorno atual da moda.
As roupas atemporais geralmente são duráveis, podendo ser encontradas em versões vintage e em essenciais básicos.
Tem algo nos dias de hoje que você considera que reflete bastante o espírito desse tempo, e peças que considera atemporais? Confira mais conteúdos como esse no blog da Insider!