Dobre seus lucros é um livro escrito por Robert Fifer que contém dicas fundamentais para ensinar empreendedores a potencializar suas chances de aumentar os lucros. Essa proposta atraiu várias pessoas, que o consideram um ótimo livro de cabeceira para donos de negócios! A Insider separou os principais insights do livro, continue essa leitura para aprender mais sobre!
Quem é o autor?
Robert Fifer, também conhecido como Bob Fifer é um consultor de negócios norte-americano, graduado em economia pela Harvard Business School. Ele publicou Dobre Seus Lucros em 1995, e desde então esse livro se tornou leitura obrigatória para os empresários que querem saber como elevar os lucros ao máximo potencial.
Insights de dobre seus lucros
Antes de tudo, Fifer ressalta que o lucro é a preocupação principal da empresa. Com lucro, uma empresa é capaz de tudo – recompensar bons funcionários, bons planos de carreira e investir em produtos inovadores. Por outro lado, sem potencializar os lucros, a empresa estaria fadada à mediocridade. Saber como lucrar não é uma tarefa simples e de domínio de todos: é preciso ser um bom gestor, concentrado na melhoria de modo incisivo e firme. Também é preciso pensar a toma de decisões d emodo justo e buscar o próprio diferencial.
A partir daí, é preciso entender os custos. Eles são divididos entre estratégicos e não estratégicos, e todos devem ser autorizados por um líder, para eliminar as chances de custos inúteis e desnecessários. Cortar custos também é apontado como algo essencial, que não deve ser temido. Os estratégicos são aqueles que influenciam diretamente no negócio, acrescentam e melhoram áreas. Já os não estratégicos não tem essa característica, são necessários, mas não trazem melhoria.
Por causa disso, é necessário filtrar com inteligência e estratégia, para que se estabeleça uma cultura lucrativa, através da filosofia da melhoria contínua.
O autor de Dobre seus lucros ensina a gerir negócios a partir de uma perspectiva de mérito. O mérito deve ser visto como algo essencial para o crescimento interno: todos podem, mas só os melhores conseguem.
Outro ponto importante é que dobrar seus lucros simultaneamente a reduzir os custos é visto como algo que só os melhores empreendedores conseguem fazer, já que funcionar bem com baixo custo é desafiador. O ideal, por isso, é superar competidores ao mesmo tempo em que corta os custos não estratégicos – entre as várias dicas para empreendedores que o autor traz, uma das mais interessantes é: não tenha medo de cortar custos não estratégicos. Se for um equívoco, esse retorno será praticamente imediato. Sempre vai existir alguém pronto para te dizer se o corte foi benéfico ou equivocado. Cortes afetam diretamente as pessoas. Eles não podem privilegiar uns em detrimento de outros, devem ser lucrativos de um modo geral.
Mais dicas simples
Por mais que o autor trate de um tema extremamente completo, conseguiu somar em Dobre seus lucros uma realização importante: resumir em poucas palavras o que é preciso e necessário fazer para obter resultados melhores no que diz respeito à obtenção de lucros. Confira algumas das principias ideias que foram lançadas nessa obra, ótimas para quem deseja saber como empreender:
- Focar e priorizar o que é importante, ou seja, os resultados da empresa
- Antes de construir novos processos, confirme se é estritamente necessário
- Sua empresa deve ter uma missão clara para todos os colaboradores e funcionários
- Pensar em aumentar os lucros é algo positivo, logo, não é necessário sentir receios de agir dessa maneira.
- Estabelece um senso de urgência para as coisas que merecem ser priorizadas
- Os recursos não podem ser tratados como ilimitados. É preciso manter certa escassez, para evitar investimento em coisas que não são lucrativas.
- Busque ser o melhor no que faz