É hora de conhecer mais as chamadas DNVB, começando pela sua importância, impacto e vantagens. Confira o conteúdo que a Insider – uma DNVB! – preparou sobre o tema.

O que são DNVBs?

DNVB é a sigla para Digitally Native Vertical Brands, que em português significa marcas verticais digitalmente nativas ou simplesmente marcas nativas digitais. Essas marcas verticais, nascidas no cenário digital surgem em um contexto onde o comércio eletrônico ou e-commerce cresce e se torna cada vez mais inovador e desafiador, como tem ocorrido nos últimos anos.

D2C

Um fator importante e curioso sobre esse tipo de marca digital é que geralmente começam com a venda direta ao consumidor (D2C) e, em seguida, podem expandir para outras áreas, como lojas físicas e atacado.

Como, nesse modelo, os produtos não são condicionados a passar por fornecedores e outros intermediários, existe a garantia de preços bem mais acessíveis para o consumidor final.

É importante lembrar que embora as DNVB sejam frequentemente chamadas de “marcas diretas ao consumidor”, essa terminologia não é exatamente precisa. Nem todas as DNVB vendem diretamente ao consumidor; algumas delas vendem para lojas físicas ou para outros varejistas online. Além disso, muitas marcas tradicionais agora também vendem diretamente ao consumidor por meio de seus próprios sites ou lojas. Essa é só uma característica, que não é absoluta.

Embora essas marcas estejam se tornando cada vez mais populares, muitas pessoas ainda não sabem o que são as DNVB e como elas se diferenciam das marcas tradicionais. Confira mais algumas características interessantes e tire suas dúvidas!

Antes de tudo, DNVBs são marcas online

DNVB - o que são

Uma das principais características das DNVB é que, conforme mencionado, são empresas que surgem de uma atividade exclusivamente online, portanto, se tornam uma marca online. Isso significa que não possuem lojas físicas de seus produtos.

Longe de ser um ponto negativo, esse formato digital tem benefícios tanto para a marca quanto para o consumidor. Poder consumir algo sem sair de casa de um lado e do outro poder vender sem necessariamente investir financeiramente em uma localidade física é uma dessas grandes vantagens. Produzir e vender diretamente para o consumidor é outra vantagem, que já foi citada como positiva para quem vende e para quem consome.

Ser uma marca nativa digital tem benefícios próprios

Criar uma marca do zero tem vários desafios. Alguns desses desafios podem ser minimizados quando o cenário é digital.

É por isso que existem vantagens consideráveis no modelo digital que devem ser levadas em consideração, como a substituição dos custos e taxas de manutenção de um local de trabalho físico para todos os colaboradores da empresa e, com isso, a possibilidade de otimizar seus processos de produção e distribuição; a maior possibilidade de alcance de pessoas, sem tantas limitações geográficas, já que a rede mundial de computadores permite máxima amplitude do seu negócio.

A experiência do cliente é diferente

Além de já ter se demonstrado, até aqui, útil e vantajosa, as DNVBs são focadas em criar experiências de compra online únicas e de alta qualidade para seus clientes. Para suprir a falta do “cara a cara”, e por não ter a possibilidade de visualizar pessoalmente e experimentar produtos antes de comprar, um atendimento personalizado costuma ser mais frequente em uma DNVB que aplica estratégias de customer success.

Geralmente, mais de um canal de atendimento está disponível e você pode escolher a maneira mais fácil de fazer esse contato para tirar suas dúvidas, fazer reclamações, relatar problemas com produtos e efetuar trocas ou devoluções.

Com esse enfoque em atendimento e experiência do cliente, podem controlar positiva e completamente a experiência do cliente, desde o processo de fabricação até o envio do produto

 

DNVB vertical

A DNVB é necessariamente uma marca vertical. Você sabe o que isso significa na prática? Elas não são multifacetadas, ao contrário, se concentram em um nicho específico de mercado.

Bons exemplos de nichos são: moda, produtos de beleza e roupas. A Insider se concentra em idealizar e criar produtos tecnológicos e funcionais, feitos para facilitar a sua vida.

Ser vertical também inclui controlar todo o processo de fabricação, marketing e distribuição desses produtos de perto!

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Por que as DNVB são preferíveis em relação ao modelo tradicional?

As DNVB são a resposta perfeita para duas mudanças atuais: a alteração nas preferências dos consumidores e o crescimento do comércio eletrônico.

As marcas tradicionais muitas vezes lutam para se adaptar ao ambiente online, já que nasceram em outro cenário e seus processos dependem disso. Por causa dessa limitação, podem não oferecer a mesma experiência de compra que as DNVB. Muitos consumidores também buscam marcas com valores e propósitos alinhados com os seus, o que é mais comum nas DNVB do que nas mais antigas.

No entanto, as DNVB também enfrentam desafios significativos. Uma das tarefas mais desafiadoras é a dificuldade que algumas encontram em se expandir além do nicho inicial de mercado.  A Insider começou seu portfólio com as Undershirts tecnológicas, e hoje é uma marca global, que possui linhas completas de produtos para homens, mulheres, produtos sem gênero, underwear feminina e masculina, além de acessórios como bonés e bag. Todos trazem o seu maior diferencial, que é ser uma marca de produtos inovadores, sem comprometer seu respeito ao meio ambiente!