Cristiana Arcangeli é um nome bastante conhecido no universo do empreendedorismo brasileiro. Seu destaque se deve ao modo que atua, já que a empresária se define como uma empreendedora serial e especialista em inovação. Com uma trajetória de sucesso, marcada por acertos e lições ensinadas por meio de palestras e livros, Cristiana também compartilha o que sabe sobre a arte de empreender através de mentorias e series disponíveis online em seu site oficial.
Chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre essa personalidade do empreendedorismo e entender sua trajetória de sucesso. Continue a leitura!
Afinal, quem é Cristiana Arcangeli?
Cristiana Arcangeli é uma empresária, palestrante e apresentadora de TV que se tornou um expoente no mercado de beleza e bem-estar. Além de CEO na Beauty’in, é sócia do Fundo de Investimento Phenix, participou da criação de outras empresas, recebeu premiações por sua atividade empreendedora e, segundo ela, trouxe várias marcas internacionais para o Brasil, como a Chanel e Givenchy.
Outro fato interessante sobre essa empreendedora é que a sua formação inicial foi em odontologia. No entanto, se distanciando do que a graduação reservava e atuando bem pouco na área, resolveu empreender no ramo de cosméticos.
Quando resolveu inovar, trouxe produtos totalmente diferentes do que já estava disponível no mercado. Na ocasião, conta que chegou a ser inicialmente desacreditada e alvo de uma certa desconfiança sobre o que trazia, mas depois se consagrou como uma empreendedora revolucionária.
Era a Phytoervas, uma empresa criada em 1986, que vendia produtos para cabelos que usavam muito menos produtos químicos do que as que já estavam disponíveis. Um exemplo da clareza dessa inovação para a época foi um produto capilar sem sal, algo que ia na contramão dos padrões da época. O resultado foi bastante positivo e agradou as pessoas que viram os benefícios desse produto para os cabelos, e a marca se tornava referência nesse quesito.
Cristiana resolveu então ir além: criou o Phytoervas Fashion, o Phytoervas Fashion Awards e trouxe outros eventos de moda para o Brasil. Anos depois, com o sucesso obtivo, sua empresa foi vendida.
Seguindo seu percurso de inovação, criou a distribuidora PH – Arcangeli, a Phytá Cosméticos, a Eh Cosméticos e uma marca de aliméticos. A empresa da qual hoje é CEO – Beauty’in – é uma marca de alimentos funcionais e beleza que trouxe esse conceito de aliméticos. São os alimentos que possuem propriedades cosméticas.
Importante saber: como atuam os investidores-anjo?
Muitas ideias incríveis precisam, em especial no início, da ajuda de investidores. O investimento pode ser vital para novos negócios, e aliado a uma visão estratégica do empreendimento, potencializa as chances de sucesso. Normalmente, a figura do investidor é de uma participação minoritária no negócio.
No caso do investidor anjo, ele também não ocupa, dentro do negócio no qual investiu, uma posição executiva, mas isso não reduz em nada sua importância: pode atuar como um mentor ou até mesmo conselheiro da empresa.
Cristiana Arcangeli no Shark Tank Brasil e a Insider Store
Arcangeli mencionou, em algumas ocasiões, o quanto muitos espaços que ocupou na posição de empreendedora eram majoritariamente ocupados por homens. Com afirmações firmes sobre seu posicionamento nesses locais, chama a atenção por ser uma liderança feminina marcante.
Uma de suas aparições marcantes foi como apresentadora do programa Shark Tank Brasil. Ela era um dos tubarões do programa, que trazia novos empreendedores que tinham ideias e negócios, e então apresentavam elas aos investidores, que avaliavam a proposta e decidiam investir ou não.
Cristiana Arcangeli recebeu Carol e Yuri, os co-fundadores da Insider, e assistiu, junto com os outros investidores, à apresentação da undershirt antissuor. A investidora gostou da proposta e foi a escolhida pela dupla.
O blog da Insider tem uma categoria reservada ao empreendedorismo. Como uma marca que nasceu da iniciativa de dois jovens empreendedores, marcada desde sua origem por inovação e sustentabilidade, hoje se consolida como uma marca referência no ramo de produtos tecnológicos.
Além da Undershirt, a marca possui uma ampla linha de produtos casuais, esportivos e underwear. As peças variam entre blusas, camisetas, casacos, calças, bermudas esportivas e casuais, até peças íntimas e acessórios como bonés e scrunchies. O portfólio da Insider aumentou desde à apresentação mencionada, e manteve sua essência funcional, tecnológica, sustentável e facilitadora do dia a dia das pessoas que escolhem a marca para participar da sua rotina!